Katharine Mota • 31/03/2022
Em uma reunião da Fenasps com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, o secretário-adjunto disse que o concurso INSS é uma preferência nos novos concursos federais. “Nós enfatizamos a questão do concurso público. Eles disseram que se tiver orçamento e autorização o INSS estaria da ordem das prioridades”, destacou João Torquato, que representa o Consórcio Sindicatos CUT.
Os servidores estão em greve desde o dia 23 de março e seguem buscando negociações com o governo. Essa é uma pauta constante do Sindicato que mobilizou praticamente todos os estados brasileiros na adesão à greve.
Ontem categoria de médicos legistas do INSS também paralisou suas atividades e aderiu ao movimento.
Em uma live da Fenasps, a diretora Thaize Antunes falou sobre a audiência realizada em Brasília. Segundo ela, a conversa foi a cerca das reposições salariais, benefícios, bem como novos editais. “Nós cobramos a realização do concurso público”, destacou.
Ainda segundo a diretora, o ministério da Economia está aguardando a recomposição do orçamento que deve ser feita através do PLN 1/22 que tramita no Congresso Nacional. Uma nova reunião foi marcada para o dia 1 ou 5 de abril, a agenda ainda será definida.
Vilma Ramos, do Consórcio de Sindicato CUT, informou que a greve dos servidores atinge cerca de 2 milhões de beneficiários. Portanto, a categoria quer negociar o quanto antes com o governo sobre pontos que acreditam ser fundamentais, são eles:
Os representantes do sindicato acreditam que “se o INSS não tiver concurso a médio prazo vai ter um blackout total”, afirmou Moacir Lopes.
Um ponto que chamou atenção durante a transmissão diz respeito a elevação do nível de acesso aos cargos do concurso INSS. Se a demanda for atendida, o cargo de Técnico da Seguridade Social deixaria de ser para candidatos de nível médio e passaria a ser direcionado para os profissionais de nível superior de escolaridade.
Confira a transmissão na íntegra:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.