Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: autarquia faz pedido para 7.830 VAGAS – Exclusivo!

Concurso INSS: autarquia faz pedido para 7.830 VAGAS – Exclusivo!

Um novo concurso INSS terá 7.830 vagas? No que depender da autarquia, sim. Em pedido protocolado junto ao Ministério da Economia, em 19 de abril de 2022, o Instituto Nacional de Seguridade Social pede esse quantitativo de oportunidades.

O documento foi obtido com exclusividade pela equipe de jornalismo do Direção Concursos. Nesta matéria, você terá acesso aos principais detalhes do documento. Vale lembrar que, recentemente, o concurso INSS foi tratado como uma das prioridades do governo federal em caso de espaço para novos editais.

concurso inss

O ofício foi encaminhado ao Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério do Trabalho e Previdência, Harold Vann Hallen Fontes. O caminho natural aponta que o documento seja enviado à Economia, para aval e/ou ajustes da Pasta.

Concurso INSS: vagas

O documento traz diversos estudos sobre força de trabalho, vacâncias, aposentadorias e outros tópicos relacionados ao pessoal da autarquia.

Entende-se, ao fim das pesquisas, que as vagas abaixo devem ser repostas, com “urgência”, segundo o texto.

Assinado por Simone Veiga, Chefe da Divisão de Recrutamento e Seleção, e Cláudio Pina, Coordenador de Desenvolvimento de Carreiras, o pedido fala que os serviços podem ser paralisados em caso da não autorização do novo concurso INSS.

Especialidades para Analista?

O pedido de um novo concurso INSS ainda traz as áreas em que os futuros analistas do seguro social serão empregados. Segundo o documento, “Prioritariamente, a recomposição dos Analistas do Seguro Social será para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades inerentes de direitos previdenciários (…)” nas seguintes áreas:

  • Ciências Contábeis
  • Estatística
  • Direito
  • Administração
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia de Telecomunicações
  • Engenharia com Especialização em Segurança do Trabalho
  • Arquitetura
  • Tecnologia da Informação
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Jornalismo
  • Publicidade e Propaganda
  • Fisioterapia
  • Letras
  • Serviço Social

Concurso INSS requisitos

Uma das polêmicas do pedido anterior era de que o cargo de Técnico do Seguro Social poderia pedir nível superior de escolaridade. Porém, de acordo com a nova solicitação, as vagas deverão mesmo ser endereçadas para candidatos com diploma de conclusão de nível médio de escolaridade.

Principais argumentos

No pedido, a autarquia elenca diversas medidas que já tomou para que a ausência de servidores pudesse ser remediada.

Entre elas, mas não só, o INSS cita a implementação de serviços como Portal INSS, INSS Digital, Automatização de processos, contratação de temporários e teletrabalho.

Além disso, o ofício apresenta o grave deficit de pessoal e previsões de aposentadorias no órgão, como pode-se ver nas tabelas abaixo. Na primeira, um cenário de evolução de servidores ativos e cedidos da autarquia. No segundo, uma estimativa de aposentadorias no INSS.

concurso inss ativos e cedidos

Há, ainda, uma estimativa de investimento por parte do erário em um novo concurso INSS. Confira os números apresentados pela autarquia:

concurso inss gastos pessoal

Perceba, pela tabela acima, que um técnico aprovado fará jus ao salário de R$ 5.447,78, enquanto os Analistas receberão mais de R$ 8,3 mil iniciais.

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Para saber mais sobre o concurso INSS, confira a live abaixo:

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.