
Cresce a cada dia a expectativa pela realização do concurso INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O certame está em fase de definição da banca organizadora e, em breve, terá seu edital publicado.
Serão ofertadas 1.000 vagas de nível médio para o cargo de Técnico do Seguro Social, com salários iniciais de R$ 5.447,79, além de benefícios.
Pensando na melhor preparação para sua aprovação no concurso INSS, o Direção Concursos elaborou uma análise para responder a dúvida de muitos concurseiros: qual é o método de estudos mais eficiente? Videoaula ou PDF?
Confira, nessa matéria, as dicas do professor Erick Alves a respeito dos estudos através de videoaula e PDF:

Videoaula x PDF no concurso INSS
De acordo com o professor Erick Alves, o estudo através do PDF garante ao candidato a prática de algumas habilidades, como o poder de concentração, a técnicas de leitura e interpretação. Além disso, o desenvolvimento da matéria acontece de forma mais rápida. É possível ter acesso a mais conteúdo e menos tempo.
Já através da videoaula, o aluno acaba ficando preso ao ritmo do professor, o que poderia atrasar o cronograma de um candidato que esteja em um nível mais avançado de compreensão da disciplina. Porém, existem alguns casos em que o estudo pela videoaula pode ser mais vantajoso.
“Em algumas matérias, especialmente, a videoaula tem o seu valor, por exemplo: Direito Previdenciário. É a matéria mais importante para o concurso INSS. É uma matéria grande, tem vários detalhes, é uma matéria que muita gente está estudando pela primeira vez. (…) Com a didática dos professores, você vai conseguir entender melhor os pontos principais dessa disciplina”, explica Erick Alves.
Outro exemplo como situações em que a videoaula pode ajudar é em relação à matéria de Raciocínio lógico.
A videoaula, segundo Erick, é indicada para que o aluno possa entender os assuntos mais complicados, porém, é importante destacar que é um estudo mais passivo.
Em contrapartida, o PDF é um estudo mais ativo, em que o candidato precisa desenvolver mais a habilidade da concentração e, consequentemente, consegue se desenvolver mais. Com o estudo através do PDF é possível absorver mais o conteúdo.
A última dica do professor Erick Alves é em relação ao planejamento dos estudos para o concurso INSS. Muitos concurseiros têm dificuldades em se organizar para elaborar e seguir um cronograma que, efetivamente funcione.
Confira, a seguir, as dicas do professor Erick Alves em vídeo:
Resumo concurso INSS
- Situação: em fase de definição da banca
- Cargo: Técnico do Seguro Social
- Vagas: 1.000
- Escolaridade: nível médio
- Salário: inicial de R$ 5.447,79
- Última prova: 2016
- Última banca: Cespe
- Cargos: Técnico e Analista
- Escolaridade exigida no último edital: médio e superior
- Último edital INSS
- Último edital INSS de Perito
- Última prova INSS e gabarito
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Um emprego para a VIDA TODA
Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital).
O Direção Concursos oferece o melhor material do mercado e um time qualificado de professores para você partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!
Clique no botão abaixo e garanta as melhores condições para sua preparação!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: