Mateus Melis • 03/01/2023
O Direção Concursos obteve acesso ao relatório final da equipe de transição do novo Governo Federal. Documento demonstra o que, na visão do grupo, são os principais problemas identificados na gestão anterior. Entre diversos setores listados, o da previdência social foi apontado no texto (concurso INSS).
Para o grupo de transição, o governo anterior promoveu uma “redução forçada de gastos”. Com os cortes e a falta de investimentos no setor, houve um “sucateamento” na autarquia, o que gerou graves consequências administrativas e sociais.
Segundo o relatório, a falta de investimento promoveu:
O relatório da equipe de transição apontou que houve uma desestruturação institucional do setor, com a extinção do Ministério da Previdência e a transferência de suas atribuições para a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia. O texto também citou a transferência do INSS para os ministérios do Desenvolvimento Social, Economia e Trabalho e Previdência.
De acordo com o documento, o governo deverá reorganizar as regras de funcionamento da previdência social, “em sintonia com as melhorias introduzidas nos regimes próprios no período de 2003 a 2015”. A equipe de transição acredita que a atenção ao setor não deverá partir somente da nova gestão, mas também do ponto de vista legislativo.
Passar em concurso público pode mudar completamente a sua vida para melhor. No serviço público, você tem:
Quer arrumar um emprego desses? Nós podemos te ajudar. Clique aqui e saiba como!
No mês de dezembro, um projeto da equipe de transição apontou sobre a possibilidade de um novo concurso INSS para reduzir filas de atendimento em agências, além de buscar a atualização dos sistemas atuais.
Especulou-se, à época, sobre a possibilidade de o edital ofertar 1.000 vagas. Ainda não há mais detalhes sobre um possível novo certame.
No momento, está em andamento o edital do concurso INSS publicado em 2022. O certame ofertou mais de 3 mil vagas.
É importante ressaltar que o resultado da prova objetiva do concurso INSS já foi divulgado. A expectativa agora fica pela convocação do curso de formação que poderá ser realizado ainda no primeiro semestre.
A convocação para o curso de formação será feita após a publicação dos resultados dos procedimentos de avaliação biopsicossocial e heteroidentificação.
O curso será ministrado nas seguintes cidades:
Ao todo, o curso de formação do concurso INSS será de 180 horas presenciais e deverá ter duração de 30 a 45 dias. Ao final do curso, os candidato serão avaliados por meio de prova objetiva e discursiva.
É importante ressaltar que os candidatos do concurso INSS farão jus a 50% do salário inicial do cargo durante o curso de formação (R$ 2.952,89).
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.