Katharine Mota • 23/05/2022
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento solicitou autorização para realizar um novo concurso MAPA com 852 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade.
Conforme o documento obtido com exclusividade pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, a distribuição das oportunidades seria da seguinte maneira:
O órgão demonstra a necessidade de um novo concurso MAPA alegando que a redução de pessoal fragiliza a segurança alimentar em âmbito nacional. Além disso, apresenta dados que mostram a queda do número de servidores ao longo dos anos.
Por exemplo, nos últimos 20 anos existiam 4.700 Auditores Fiscais Federais Agropecuários e, em março de 2022, esse número é de apenas 2.484.
Já os Técnicos de Fiscalização são atualmente 270 Agentes de Atividade Agropecuária, 768 Agentes de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal e 202 Técnicos de Laboratório.
Em 2016, esse número era de 585 Agentes de Atividade Agropecuária, 1.624 Agentes de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal e 264 Técnicos de Laboratório.
Com a redução evidente do quadro de pessoal, órgão aguarda agora a autorização do novo certame.
A expectativa é que o edital seja publicado em 2023 e para isso o Ministério apresentou um cronograma de atividades no documento que solicita as vagas.
Entre as informações de destaque estão a publicação do edital no mês de abril, inscrições no mês de maio e provas em agosto de 2023.
Confira a seguir:
O último concurso MAPA para o cargo de auditor fiscal agropecuário foi realizado no ano de 2017, sob a responsabilidade da extinta Escola Superior Fazendária (Esaf).
O certame contou com a oferta de 300 vagas voltadas para a especialidade de Medicina Veterinária. As vagas foram divididas assim:
A remuneração inicial oferecida era de até R$ 14.584,71, com jornada semanal de trabalho de 40 horas semanais.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.