Wanessa Alves • 31/08/2023
Nesta quinta-feira, 31 de agosto, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou uma portaria que estabelece os procedimentos para reserva de vagas para pessoas negras e PCDs para o concurso MCTI. A movimentação indica a iminência do edital, que terá 714 vagas distribuídas entre o Ministério e diversas unidades de pesquisa.
Conforme indicado na norma, 20% das vagas para pesquisadores serão reservadas a pessoas negras e será distribuído, mediante sorteio, da seguinte forma:
I- em primeiro lugar, o total de vagas reservadas será sorteado apenas entre os perfis que disponibilizem 8 (oito) ou mais vagas, atribuindo-se a cada perfil sorteado 2 (duas) vagas reservadas para pessoas negras;
II – havendo remanescente de vagas reservadas após o procedimento do inciso I, as mesmas serão sorteadas apenas entre os perfis que disponibilizem entre 3 (três) e 7 (sete) vagas, atribuindo-se a cada perfil sorteado 1 (uma) vaga reservada para pessoas negras; e
III – havendo remanescente de vagas reservadas após o procedimento do inciso
II, as mesmas serão sorteadas apenas entre os perfis que disponibilizem 2 (duas) ou menos vagas, atribuindo-se a cada perfil sorteado 1 (uma) vaga reservada para pessoas negras. Parágrafo único. O sorteio poderá ser dispensado no caso dos incisos I e II do caput quando a distribuição das vagas reservadas entre os perfis não oferecer nenhuma dúvida quanto à aplicação da Lei nº 12.990/2014.
Já as vagas para PCDs, seguirá a seguinte norma de distribuição:
I – em primeiro lugar, o total de vagas reservadas será sorteado apenas entre os perfis que disponibilizem 5 (cinco) ou mais vagas, atribuindo-se a cada perfil sorteado 1 (uma) vaga reservada para pessoas com deficiência; e
II – havendo remanescente de vagas reservadas após o procedimento do inciso I, as mesmas serão sorteadas apenas entre os perfis que disponibilizem 4 (quatro) ou menos vagas, atribuindo-se a cada perfil sorteado 1 (uma) vaga reservada para pessoas com deficiência; e 5% para pessoas PCDs.
De acordo com outra Portaria, publicada em 4 de agosto, serão 100 vagas destinadas às Unidades de Pesquisa do MCTI, para os cargos de Analista em Ciência e Tecnologia, tecnologista e pesquisador, distribuídas da seguinte forma:
Os aprovados ingressarão nas carreiras com os seguintes salários iniciais:
Os valores indicados acima não incluem os adicionais de qualificação a que os servidores têm direito. Além da remuneração, o aprovado ainda recebe o auxílio alimentação no valor de R$ 658,00.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.