
O concurso Ministério da Justiça (MJ) é aguardado desde maio, quando o órgão anunciou que solicitaria ao Ministério da Economia o provimento de vagas efetivas. Porém, a pasta tornou pública a definição do Cebraspe para gerir outra seleção: o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de temporários.
Confira:

Como se vê, a informação consta do Diário Oficial da União (DOU), publicado na manhã deste dia 19 de outubro. Para o próximo PSS do órgão, não foram informados quais requisitos, vagas e salários dos possíveis cargos que estarão em disputa.
Não custa lembrar que há pouco tempo, em 2020, o MJ teve PSS com oferta de 35 vagas temporárias. Essa seleção teve a organização da banca Instituto AOCP, e foi destinada aos cargos de Analista de Governança de Dados (Big Data), Cientista de Dados (Big Data) e Engenheiro de Dados (Big Data).
A remuneração paga aos candidatos que garantiram aprovação e nomeação na pasta foi inicial de R$ 8.300,00. Nesse referido edital, os concorrentes passaram pela fase de provas objetivas e de títulos. A cobrança se deu nas seguintes disciplinas:
- Português;
- Inglês;
- Raciocínio Lógico;
- Conhecimentos Específicos (por área).
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público (incluindo o concurso Ministério da Justiça)? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

Concurso Ministério da Justiça: quando haverá edital para efetivos?
Em maio deste ano, o concurso Ministério da Justiça, segundo informações do órgão, seria solicitado à pasta de Economia do governo federal. Antes disso, em 2020, o pedido feito para provimento de cargos foi o seguinte:
- 17 vagas – Analista Técnico-Administrativo – nível superior;
- 115 vagas – Analista Técnico de Políticas Sociais – nível superior;
- 87 vagas – Agente Administrativo – nível médio;
- 8 vagas – Administrador – nível superior;
- 7 vagas – Técnico em Assuntos Educacionais – nível superior;
- 7 vagas – Engenheiro – nível superior;
- 4 vagas – Contador – nível superior;
- 4 vagas – Médico – nível superior;
- 3 vagas – Economista – nível superior;
- 3 vagas – Psicólogo – nível superior;
- 3 vagas – Técnico em contabilidade – nível técnico;
- 2 vagas – Bibliotecário – nível superior;
- 1 vaga – Arquiteto – nível superior;
- 1 vaga – Arquivista – nível superior;
- 1 vaga – Assistente Social – nível superior;
- 1 vaga – Enfermeiro – nível superior;
- 1 vaga – Estatístico – nível superior.
Com exceção do cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, que faz parte da carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, os demais cargos correspondiam à carreira do chamado Plano Geral de Cargos do Poder Executivo – PGPE.
Passar em concurso público pode mudar completamente a sua vida para melhor. No serviço público, você tem:
- Estabilidade
- Bons salários
- Progressão na carreira
- Benefícios como vale-alimentação e plano de saúde
- Entre outros
Quer arrumar um emprego desses? Nós podemos te ajudar. Clique aqui e saiba como!
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: