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Concurso MP PR: conheça as atribuições dos cargos; 86 vagas!

Concurso MP PR: conheça as atribuições dos cargos; 86 vagas!

O concurso MP PR (Ministério Público do Paraná) já está aberto e uma dúvida comum entre os concurseiros é sobre as atribuições dos cargos ofertados.

O certame oferta 86 vagas de níveis fundamental, médio e superior, que são distribuídas da seguinte forma:

Nível fundamental:

  • Auxiliar administrativo: 6 vagas; e
  • Oficial de promotoria: 13 vagas.

Nível médio:

  • Auxiliar técnico: 25 vagas.

Nível médio/técnico:

  • Técnico de Tecnologia da Informação (TI): 11 vagas.

Nível superior:

  • Administrador: 1 vaga;
  • Analista de Tecnologia da Informação (TI): 17 vagas;
  • Assistente social: 1 vaga;
  • Auditor: 4 vagas;
  • Contador: 5 vagas;
  • Pedagogo: 1 vaga; e
  • Psicólogo: 2 vagas.

Os aprovados farão jus à salários iniciais que são de R$ 5.353,38 para nível fundamental, R$ 8.723,11 para nível médio/técnico e R$ 16.479,42 para nível superior.

Vale lembrar que as inscrições já estão abertas e encerram somente no dia 14 de agosto. Para homologar a candidatura, é necessário entrar no site da banca Instituto AOCP e efetuar o pagamento das seguintes taxas:

  • Nível fundamental: R$ 100,00
  • Nível médio: R$ 120,00
  • Nível superior: R$ 150,00

Já as provas estão marcadas para serem realizadas no dia 29 de setembro. Confira, abaixo, as atribuições dos cargos ofertados no concurso MP PR!

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Atribuições do concurso MP PR

Confira, abaixo, as funções que os aprovados desempenharão no Ministério Público do Paraná.

Auxiliar Administrativo:

Recepcionar o público, inteirando-se dos assuntos diversos, orientando e promovendo devidamente o encaminhamento das pessoas, inclusive a outros órgãos, quando for o caso; Atender, efetuar e transferir ligações
telefônicas, anotando e/ou enviando recados, para obter ou fornecer informações de sua competência; Orientar e
proceder à tramitação de processos, orçamentos, contratos e demais documentos e assuntos administrativos, consultando arquivos e fichários, levantando dados, efetuando cálculos e prestando informações, quando necessário
ou em cumprimento às deliberações superiores; Pesquisar informações necessárias ao cumprimento da rotina
administrativa; Digitar e/ou datilografar e revisar, a partir de minutas ou rascunhos, cartas, ofícios, intimações,
notificações, pareceres, boletins, laudos, relatórios, fichas de controle interno, circulares e demais correspondências e
documentos, para atender a rotina administrativa, encaminhando-os segundo orientações superiores; Organizar e
manter atualizados arquivos, fichários e outros, classificando os documentos conforme critério adotado ou
pré-estabelecido, possibilitando controle sistemático e consultas posteriores; Codificar dados, documentos e outras
informações e proceder a indexação de artigos e periódicos, fichas, manuais, relatórios e outros; Consultar dados em
tabelas, gráficos e demais demonstrativos, atendendo as necessidades da unidade; Organizar, separar, classificar,
endereçar e/ou protocolar documentos e correspondências, procedendo ao seu arquivamento adequado; Operar
aparelhos de fax, transmitindo ou recebendo mensagens, quando necessário; Operar equipamentos diversos, como
micro-computadores, processadores de textos, terminais de vídeo, máquinas de datilografia, máquinas calculadoras,
máquinas fotocopiadoras e outros; Providenciar a reprodução, encadernação e distribuição de documentos, quando
necessário ou em cumprimento a determinações superiores; Providenciar o reabastecimento de material de
expediente junto ao almoxarifado, através de requisição específica, observando sempre o estoque mínimo necessário
ao funcionamento da unidade; Efetuar controle de entrada e saída de materiais e outros, preenchendo formulários
específicos; Controlar, através de formulário próprio, a reprodução xerográfica de documentos; Efetuar registro e
preenchimento de documentos, formulários e outros, quando necessário; Emitir listagens e relatórios, quando
solicitado ou necessário; Efetuar cálculos e conferências numéricas; Distribuir e coordenar os serviços externos,
entrega de correspondências, serviços de banco e outros, atendendo as necessidades administrativas da unidade;
Secretariar reuniões, redigindo atas, cumprindo instruções superiores; e Executar outras atividades de sua
competência, que lhe forem atribuídas.

Oficial de Promotoria:

Auxiliar o Promotor de Justiça na realização de diligências na busca de elementos informativos e provas necessárias às atividades das Promotorias; Receber, protocolar, autuar e controlar a tramitação de processos administrativos e judiciais atinentes à unidade, inclusive no fórum e outras repartições, observando prazos, cumprindo despachos e registrando-os devidamente; Providenciar o registro, a movimentação e a tramitação de processos administrativos e judiciais atinentes à unidade, fazendo as devidas anotações, lavrando termos, certidões, extraindo fotocópias e praticando demais atos correlatos; Controlar a emissão e recebimento de correspondências e documentos, anotando em arquivo próprio as respectivas datas, destinatários e remetentes; Redigir, datilografar e/ou digitar ofícios, pronunciamentos, pareceres, petições e documentos diversos, a partir de minutas e/ou rascunhos, de acordo com a necessidade ou em cumprimento a determinações superiores; Fazer a comunicação dos atos determinados pelo Promotor de Justiça, incluindo-se intimações e notificações no âmbito interno ou externo da Promotoria; Fazer atendimento ao público e realizar entrevistas com testemunhas, preenchendo formulário específico; Organizar e manter atualizado os arquivos da unidade, possibilitando o acesso e pesquisa a quem dele se servir; Colaborar em estudos e pesquisas que tenham por objetivo o aprimoramento de normas e métodos de trabalho, para o melhor desenvolvimento das atividades da unidade; Receber, efetuar e transferir ligações telefônicas locais e interurbanas, anotando ou enviando recados, obtendo ou fornecendo informações de sua competência, de acordo com as ecessidades da unidade; Controlar e manter atualizada a agenda diária de compromissos dos Promotores de Justiça e da unidade, de forma geral; Providenciar a manutenção de materiais permanentes, tais como microcomputadores, máquinas de datilografia, calculadoras, ventiladores e outros; Pesquisar informações necessárias ao cumprimento da rotina administrativa da unidade, preparando os expedientes de sua competência; Operar equipamentos diversos, como microcomputador, processadores de textos, terminais de vídeo, fax, máquina de datilografia, máquina calculadora, máquina fotocopiadora e outros; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.

Auxiliar Técnico:

Recepcionar o público, inteirando-se dos assuntos diversos, orientando e promovendo, devidamente, o encaminhamento das pessoas a outros órgãos, quando for o caso; Receber, autuar e controlar a tramitação de processos administrativos e judiciais atinentes à unidade, inclusive no fórum e outras repartições, observando prazos,
cumprindo despachos e registrando-os devidamente; Contatar com entidades públicas e/ou privadas, em atendimento
às solicitações superiores; Controlar a emissão e recebimento de correspondências e documentos, anotando em arquivo próprio as respectivas datas, destinatários e remetentes; Orientar, coordenar e supervisionar os trabalhos desenvolvidos por estagiários na unidade; Proceder à leitura de diários oficiais e outros jornais ou publicações,
selecionando, recortando e arquivando matérias de interesse da unidade; Redigir, datilografar e/ou digitar documentos
diversos, a partir de minutas e/ou rascunhos, de acordo com a necessidade ou em cumprimento a determinações
superiores; Elaborar e emitir notificações, intimações, ofícios e demais correspondências, solicitando diligências e
provas documentais para compor os procedimentos instaurados pela unidade; Realizar entrevistas com testemunhas,
preenchendo formulário específico; Participar de audiências conciliatórias internas, auxiliando a Promotoria e
assessoria jurídica no que for necessário; Organizar e manter atualizado os arquivos da unidade, possibilitando o
acesso e pesquisa a quem dele se servir; Colaborar em estudos e pesquisas que tenham por objetivo o aprimoramento de normas e métodos de trabalho, para o melhor desenvolvimento das atividades da unidade; Participar de estudos destinados a simplificar o trabalho e reduzir os custos operacionais; Receber, efetuar e transferir ligações telefônicas urbanas e interurbanas, anotando ou enviando recados, obtendo ou fornecendo informações de sua competência, de acordo com as necessidades da unidade; Controlar e manter atualizada a agenda diária de compromissos dos Promotores de Justiça e da unidade, de forma geral; Providenciar a manutenção de materiais permanentes, tais como microcomputadores, máquinas de datilografia, calculadoras, ventiladores e outros; Pesquisar informações necessárias ao cumprimento da rotina administrativa da unidade, preparando os expedientes de sua competência; Operar equipamentos diversos, como microcomputador, processadores de textos, terminais de vídeo, fax, máquina de datilografia, máquina calculadora, máquina fotocopiadora e outros; Elaborar relatórios de atividades com base em informações contidas em arquivos, fichários e outros; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.

Técnico de Tecnologia da Informação:

Prestar o suporte necessário ao processamento, operação e correto funcionamento dos ativos e serviços de informática, podendo assumir responsabilidade técnica pela instalação, configuração, operação e monitoramento dos serviços e ativos de TI que compõem o ambiente computacional da instituição; Atuar em apoio aos Analistas e/ou Chefias no desenvolvimento e/ou participação, no planejamento, e execução de projetos de recuperação de desastres, tais como backup e ambientes de alta disponibilidade, projetos de segurança de informação, conectividade, virtualização, orquestração de containers, processamento e armazenamento de dados, podendo atuar em equipes multidisciplinares internas ou externas; Atuar em apoio aos Analistas e/ou Chefias em atividades de administração e monitoramento de soluções de segurança, conectividade, virtualização, orquestração de containers, processamento, backup e armazenamento de dados de modo a assegurar a disponibilidade e continuidade dos serviços de informação prestados a instituição e comunidade; Realizar atividades de programação (escrita, teste e manutenção de um programa de computador), de acordo com as técnicas adequadas e as especificações feitas pelo analista de sistemas, de forma aderente aos padrões e arquitetura definidos; implementar, executar teste de unidade e integrar os componentes que são parte da solução. Criar e manter websites e peças relacionadas à internet, abrangendo layouts, páginas, banners, texto, imagens, navegação, e-mails marketing, newsletters, hotsites, landing pages, etc. Instalar e manter racks e ativos de rede, gerenciar os links de comunicação utilizando adequadamente os softwares dedicados ao controle e monitoramento de links e ativos de rede; Reportar e tratar, de forma oportuna, qualquer situação de anormalidade de ambiente e procedimentos, verificada através de monitoramento, visita técnica ou pedido de suporte trazido por integrante do MP-PR; Atuar em atividades de suporte técnico, atendimento e apoio ao usuário, treinamento e capacitação, zelando pela qualidade do atendimento em sua área de atuação; Elaborar relatórios, manuais e documentos técnicos, incluindo documentação de procedimentos e rotinas, em apoio aos analistas de TI e chefias; Manter contato com fornecedores e fiscalizar contratos de sua área de atuação, em apoio à instituição e gestão da TI; Apoiar as atividades de prospecção de soluções tecnológicas disponíveis no mercado, elaborando e validando especificações técnicas para contratação; Atuar na sustentação e evolução dos ativos e serviços de informática sob sua responsabilidade, de forma proativa e responsável; Atuar de forma aderente às políticas e normas estabelecidas, no desempenho de suas atribuições, orientando os usuários neste sentido, sempre que necessário; Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.

Administrador:

Realizar pesquisas e estudos relacionados à análise, planejamento, implantação, controle e solução de problemas nos setores da administração da instituição; Prestar auxílio nos trabalhos e estudos sobre gestão e execução operacional, de atividades nas áreas da administração; Propor e executar projetos para o aprimoramento dos processos de trabalho de órgãos e unidades administrativas; Apresentar sugestões de processos e procedimentos gerais de rotinas relativas à administração das diferentes áreas;§ Participar da implantação e manutenção de processos, planos e programas relativos à gestão de pessoas; Desenvolver atividades de planejamento institucional, prestando apoio no monitoramento das metas a serem cumpridas e no dimensionamento dos recursos necessários; Realizar levantamentos de sistemas, métodos e rotinas de trabalho, para a produção dos respectivos manuais, bem como para a elaboração de programas e planos voltados à melhoria de processos de trabalho; Elaborar relatórios e pareceres técnicos a partir de levantamento de informações acerca de matérias de sua competência; Elaborar estudos para revisão, adequação, reestruturação e criação de órgãos e unidades administrativas; Elaborar expedientes específicos sobre matérias relacionadas às atribuições profissionais; Elaborar minutas de atos normativos relativos à estrutura e ao funcionamento de órgãos e unidades organizacionais; Realizar auditoria na sua área de atuação, sempre que necessário; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.

Analista de Tecnologia da Informação:

Desenvolver e/ou participar no planejamento, e execução de projetos de recuperação de desastres, tais como backup e ambientes de alta disponibilidade, projetos de segurança, conectividade, virtualização, orquestração de containers, processamento e armazenamento de dados, podendo atuar em equipes multidisciplinares internas ou externas; Realizar atividades de administração e monitoramento de soluções de segurança, conectividade, virtualização, orquestração de containers, processamento, backup e armazenamento de dados de modo a assegurar a disponibilidade e continuidade dos serviços de informação prestados a instituição e comunidade; Desenvolver e
coordenar projetos de sistemas, através do levantamento dos requisitos e das regras de negócio inerentes aos
objetivos e abrangência de sistema; conceber sistema; especificar a arquitetura do sistema; modelar dados; especificar e codificar programas; testar sistema; implantar sistema. Analisar o desempenho de sistemas implantados, solucionando problemas técnicos e implementando alterações e evoluções; Administrar sistema gerenciador de banco
de dados, incluindo gerenciamento, instalação, configuração, atualização, otimização e monitoramento. Revisar modelos de dados visando assegurar a qualidade e integridade das informações e a integração dos sistemas; Elaborar
pareceres, manuais e documentos técnicos, incluindo políticas, normas e procedimentos, bem como fiscalizar a
aplicação de políticas e normas, em apoio à instituição e gestão da TI; Fiscalizar contratos de sua área de atuação, em
apoio à instituição e gestão da TI; Prestar consultoria e assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional, de forma que a TI possa instrumentalizar os processos de
negócio; Atuar na sustentação e evolução dos ativos e serviços de informática sob sua responsabilidade, de forma
proativa e responsável; Orientar os técnicos de informática, quando necessário; Atuar de forma aderente às políticas e
normas estabelecidas, no desempenho de suas atribuições, orientando os usuários neste sentido, sempre que
necessário; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua
competência, que lhe forem atribuídas.

Assistente Social:

Prestar assessoramento técnico aos órgãos e unidades administrativas da instituição nas matérias de defesa e promoção de direitos coletivos; Elaborar planos, programas, projetos e material de apoio técnico em matérias
de sua competência, para subsidiar os órgãos do MP-PR; Realizar análise técnica de planos de ação programáticos
das diversas políticas sociais, identificando lacunas e incompatibilidades entre previsões legais, ações planejadas,
demandas reprimidas e execução; Planejar, executar e avaliar pesquisas, diagnósticos e estudos acerca da realidade
social para fundamentar atividades profissionais e ações institucionais, inclusive de planejamento, voltadas à efetivação de direitos sociais; Acompanhar, monitorar e colaborar com as instâncias de participação e controle social das políticas públicas, inclusive participando de suas reuniões e grupos de trabalho, fortalecendo-as e instando-as a cumprir suas atribuições legais; Participar da organização do acolhimento e sistematização das demandas coletivas para instrumentalizar as ações do MP-PR; Organizar e participar de reuniões com equipes técnicas vinculadas à gestão de políticas públicas, para debater problemas e propor soluções quanto à oferta regular de programas, projetos, serviços e benefícios, em atendimento a requisições institucionais; Manter atualizadas informações sobre programas sociais disponíveis nas várias instâncias governamentais e não-governamentais necessárias ao desempenho de suas funções; Proceder à análise e avaliação de planos, programas e projetos de órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais, bem como de regulamentações de instâncias de controle social de políticas públicas, observando o cumprimento das normativas legais, em cumprimento a requisições institucionais; Realizar estudo social, e emitir os respectivos pareceres, laudos, relatórios, e informações técnicas sobre matéria de sua competência, para instruir procedimentos em trâmite na instituição; Intervir nas situações de direitos violados envolvendo indivíduos, famílias e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos; Participar da concepção e organização de eventos, bem como ministrar palestras em encontros, conferências, cursos e outros, relativas às matérias da competência de seu cargo; Conhecer os programas, projetos e serviços públicos e trabalhar na perspectiva de fomentar a articulação de rede intersetorial e interinstitucional de atendimento; Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; Organizar e manter atualizados os arquivos de matérias relacionadas à sua área de atuação; Elaborar expedientes específicos sobre matérias relacionadas às atribuições profissionais; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.

Auditor:

Planejar e executar auditorias, efetuando perícias, constatações, apurações e exames técnicos, em procedimentos administrativos e judiciais promovidos pelo MP- PR; Elaborar relatórios sobre a situação patrimonial, econômica e financeira de órgãos e/ou entidades, quando designado; Assessorar a Administração Superior do MP-PR em assuntos de sua competência; Prestar auxílio nas negociações com outras entidades, observando as políticas da instituição; Planejar, orientar e/ou executar programas de auditoria setorial e operacional, levantando a documentação formal dos órgãos e entidades, avaliando sua estrutura, organização e funcionamento; Realizar auditoria contínua e sistemática da forma e conteúdo de procedimentos contábeis, fiscais, financeiros, administrativos e operacionais, verificando e acompanhando processos de realização de despesas, analisando sua legalidade formal e técnica; Verificar o correto cumprimento das políticas, diretrizes e programas estabelecidos bem como das determinações e normas vigentes; Efetuar, conferir e analisar cálculos financeiros nas ações em tramitação pelas Promotorias e Centros de Apoio Operacional, observando a correta aplicação dos índices de atualização monetária e de juros, em cumprimento aos despachos dos Procuradores e Promotores de Justiça; Assessorar e prestar serviços às Promotorias de Justiça do interior do Estado que necessitem de auditorias contábeis, econômicas e outras, bem como orientá-las no que diz respeito às questões relativas à organização, funcionamento e fiscalização de entidades e fundações; Opinar sobre qualquer matéria de natureza financeira e/ou fiscal, cumprindo determinações superiores; Efetuar auditorias em matérias relativas à proteção e defesa do meio ambiente, dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, colhendo dados através de vistorias, solicitação de exames complementares e outros, elaborando laudo técnico necessário à complementação do processo investigatório; Participar de reuniões com as
partes envolvidas nos processos, esclarecendo dúvidas, apresentando informações e documentos técnicos relativos
às denúncias objetos dos procedimentos instaurados; Participar de audiências conciliatórias internas, lavrando os respectivos termos de compromisso firmado entre as partes; Elaborar relatórios, pareceres e recomendações técnicas
referentes à auditoria efetuada; Elaborar os papéis de trabalho, de acordo com a auditoria a ser realizada; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar
supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe
forem atribuídas.

Contador:

Organizar balancetes, balanços e demonstrativos de contas, aplicando as normas contábeis, para apresentar resultados parciais e gerais da situação patrimonial, econômica e financeira da instituição; Participar da elaboração do orçamento, fornecendo os dados contábeis para servirem de base à montagem do mesmo; Planejar e executar auditorias contábeis, efetuando perícias, investigações, apurações e exames técnicos, para assegurar o cumprimento às exigências legais e administrativas; Elaborar anualmente relatório analítico sobre a situação patrimonial, econômica e financeira da instituição, apresentando dados estatísticos comparativos e pareceres técnicos; Assessorar a dministração Superior em problemas financeiros, contábeis e orçamentários, emitindo pareceres, a fim de contribuir para a correta elaboração de políticas e instrumentos de ação nos referidos setores; Efetuar e aferir
cálculos em processos judiciais e/ou procedimentos administrativos, em cumprimento aos despachos dos Promotores
de Justiça; Proceder à análise de balanços, quando requerido pelo Promotor de Justiça; Contabilizar e coordenar as receitas oriundas de convênios firmados entre a instituição e outros órgãos e/ou entidades; Elaborar relatório anual de
atividades desenvolvidas; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.

Pedagogo:

Assessorar os órgãos do MP-PR nos assuntos relativos ao direito à educação; Elaborar pesquisas, informações e pareceres técnicos dentro da área de conhecimento, para instruir procedimentos em trâmite na instituição; Emitir relatórios, laudos e documentos para avaliação de temas ligados à educação, na área pública e privada; Atuar na avaliação de sistemas educacionais e na análise da política de educação; Desenvolver trabalhos de análise, avaliação, planejamento, coordenação e implantação de processos pedagógicos nas diversas áreas de atuação da instituição; Realizar visitas, vistorias e perícias, emitindo o documento respectivo, para instrução de processos administrativos ou judiciais; Elaborar estudos, projetos e programas de educação, formação e capacitação de servidores e membros da instituição; Propor convênios e parcerias com outras instituições, quando de interesse do MP- PR; Executar atividades relacionadas com o planejamento técnico e operacional, execução, acompanhamento e avaliação de projetos, estudos, programas, campanhas, encontros, eventos e cursos em geral; Apresentar sugestões no que tange a políticas públicas que possam garantir o direito fundamental à educação; Analisar e manter sistematicamente organizada a legislação relativa à área de trabalho; Elaborar planos de estudo, indicando tecnologias atualizadas e adequadas que propiciem o ensino-aprendizagem e a fixação dos conhecimentos adquiridos; Conduzir o processo de avaliação e auto-avaliação por meio de metodologias adequadas e análise dos dados, elaborando relatórios específicos acerca dos cursos promovidos e do trabalho realizado; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.

Psicólogo:

Assessorar os integrantes do MP-PR nos assuntos relativos à Psicologia; Realizar estudos que avaliem as características psicossociais de comunidades e grupos, para subsidiar a implantação de políticas públicas no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança; Assessorar na formulação, revisão, execução e fiscalização de políticas públicas e outros projetos relacionados com a cidadania, direitos humanos, sociais, coletivos, difusos e indisponíveis; Realizar estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais, culturais, intra e interculturais; Prestar atendimento a pessoas e entidades sociais, informando-as e orientando-as, devidamente, quanto aos procedimentos para cada caso; Realizar visitas domiciliares e institucionais, vistorias e perícias, emitindo o documento técnico respectivo, para instrução de processos administrativos ou judiciais; Proceder ao atendimento e à avaliação psicológica das condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes, adultos e idosos, destinada ao ajustamento e a interação social dos envolvidos e ao subsídio de procedimentos instaurados; Realizar estudo, análise e mediação nos processos intrapessoais e nas relações interpessoais que possibilite a transformação do comportamento individual e de grupo visando à pacificação social, sejam na área administrativa, cível e criminal; Participar de audiências conciliatórias, efetuando avaliações do âmbito das relações sociais e familiares das partes envolvidas, quando designado; Realizar estudos, pesquisas, levantamentos e diagnósticos na área de gestão de pessoas, identificando necessidades, elaborando e executando projetos, planos e programas, com vistas a assegurar a prevenção da saúde mental e qualidade de vida dos integrantes do MP-PR; Elaborar instrumentos psicológicos específicos para avaliação e desenvolvimento de pessoal, visando subsidiar ações de planejamento e decisões administrativas; Aplicar o conhecimento teórico e técnico da Psicologia com o objetivo de identificar os fatores determinantes das ações e dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar e social, vinculando-as também a condições políticas, históricas e culturais; Participar da fiscalização de programas sociais em instituições como: estabelecimentos de ensino, educandários, asilos, sindicatos, associações, penitenciárias, entidades não governamentais e similares; Produzir conhecimento científico de Psicologia no campo jurídico para fins de psicodiagnóstico, intervenção coletiva, assim como para subsidiar a implementação de políticas públicas; Conhecer os programas, projetos e serviços públicos e trabalhar na perspectiva de fomentar a articulação de rede intersetorial e interinstitucional de atendimento; Participar da concepção e organização de eventos, bem como ministrar palestras em encontros, conferências, cursos e outros, relativas às matérias da competência de seu cargo; Organizar e manter atualizados os arquivos de matérias relacionadas à sua área de atuação; Elaborar expedientes específicos sobre matérias relacionadas às atribuições profissionais; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.

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Resumo do concurso MP PR

  • Banca: Instituto AOCP
  • Vagas: 86
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis fundamental, médio e superior
  • Salários iniciais: até R$16.479,42
  • Inscrições: 15/7 a 14/8
  • Taxa de inscrição:
    • Nível fundamental: R$ 100,00
    • Nível médio: R$ 120,00
    • Nível superior: R$ 150,00
  • Provas: 29/9
  • Edital

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Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

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