Natália Pires • 19/07/2024
O concurso MP PR (Ministério Público do Paraná) já está aberto e uma dúvida comum entre os concurseiros é sobre as atribuições dos cargos ofertados.
O certame oferta 86 vagas de níveis fundamental, médio e superior, que são distribuídas da seguinte forma:
Nível fundamental:
Nível médio:
Nível médio/técnico:
Nível superior:
Os aprovados farão jus à salários iniciais que são de R$ 5.353,38 para nível fundamental, R$ 8.723,11 para nível médio/técnico e R$ 16.479,42 para nível superior.
Vale lembrar que as inscrições já estão abertas e encerram somente no dia 14 de agosto. Para homologar a candidatura, é necessário entrar no site da banca Instituto AOCP e efetuar o pagamento das seguintes taxas:
Já as provas estão marcadas para serem realizadas no dia 29 de setembro. Confira, abaixo, as atribuições dos cargos ofertados no concurso MP PR!
Está começando agora no mundo do concurso público? Não sabe por onde começar? O Direção concursos preparou Os sum Manual Básico do Iniciante de Concursos Públicos para você dar seu primeiro para aprovação. Nele, você vai encontrar os termos, os conceitos as áreas de estudo e tudo o que você precisa saber!
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Confira, abaixo, as funções que os aprovados desempenharão no Ministério Público do Paraná.
Auxiliar Administrativo:
Recepcionar o público, inteirando-se dos assuntos diversos, orientando e promovendo devidamente o encaminhamento das pessoas, inclusive a outros órgãos, quando for o caso; Atender, efetuar e transferir ligações
telefônicas, anotando e/ou enviando recados, para obter ou fornecer informações de sua competência; Orientar e
proceder à tramitação de processos, orçamentos, contratos e demais documentos e assuntos administrativos, consultando arquivos e fichários, levantando dados, efetuando cálculos e prestando informações, quando necessário
ou em cumprimento às deliberações superiores; Pesquisar informações necessárias ao cumprimento da rotina
administrativa; Digitar e/ou datilografar e revisar, a partir de minutas ou rascunhos, cartas, ofícios, intimações,
notificações, pareceres, boletins, laudos, relatórios, fichas de controle interno, circulares e demais correspondências e
documentos, para atender a rotina administrativa, encaminhando-os segundo orientações superiores; Organizar e
manter atualizados arquivos, fichários e outros, classificando os documentos conforme critério adotado ou
pré-estabelecido, possibilitando controle sistemático e consultas posteriores; Codificar dados, documentos e outras
informações e proceder a indexação de artigos e periódicos, fichas, manuais, relatórios e outros; Consultar dados em
tabelas, gráficos e demais demonstrativos, atendendo as necessidades da unidade; Organizar, separar, classificar,
endereçar e/ou protocolar documentos e correspondências, procedendo ao seu arquivamento adequado; Operar
aparelhos de fax, transmitindo ou recebendo mensagens, quando necessário; Operar equipamentos diversos, como
micro-computadores, processadores de textos, terminais de vídeo, máquinas de datilografia, máquinas calculadoras,
máquinas fotocopiadoras e outros; Providenciar a reprodução, encadernação e distribuição de documentos, quando
necessário ou em cumprimento a determinações superiores; Providenciar o reabastecimento de material de
expediente junto ao almoxarifado, através de requisição específica, observando sempre o estoque mínimo necessário
ao funcionamento da unidade; Efetuar controle de entrada e saída de materiais e outros, preenchendo formulários
específicos; Controlar, através de formulário próprio, a reprodução xerográfica de documentos; Efetuar registro e
preenchimento de documentos, formulários e outros, quando necessário; Emitir listagens e relatórios, quando
solicitado ou necessário; Efetuar cálculos e conferências numéricas; Distribuir e coordenar os serviços externos,
entrega de correspondências, serviços de banco e outros, atendendo as necessidades administrativas da unidade;
Secretariar reuniões, redigindo atas, cumprindo instruções superiores; e Executar outras atividades de sua
competência, que lhe forem atribuídas.
Oficial de Promotoria:
Auxiliar o Promotor de Justiça na realização de diligências na busca de elementos informativos e provas necessárias às atividades das Promotorias; Receber, protocolar, autuar e controlar a tramitação de processos administrativos e judiciais atinentes à unidade, inclusive no fórum e outras repartições, observando prazos, cumprindo despachos e registrando-os devidamente; Providenciar o registro, a movimentação e a tramitação de processos administrativos e judiciais atinentes à unidade, fazendo as devidas anotações, lavrando termos, certidões, extraindo fotocópias e praticando demais atos correlatos; Controlar a emissão e recebimento de correspondências e documentos, anotando em arquivo próprio as respectivas datas, destinatários e remetentes; Redigir, datilografar e/ou digitar ofícios, pronunciamentos, pareceres, petições e documentos diversos, a partir de minutas e/ou rascunhos, de acordo com a necessidade ou em cumprimento a determinações superiores; Fazer a comunicação dos atos determinados pelo Promotor de Justiça, incluindo-se intimações e notificações no âmbito interno ou externo da Promotoria; Fazer atendimento ao público e realizar entrevistas com testemunhas, preenchendo formulário específico; Organizar e manter atualizado os arquivos da unidade, possibilitando o acesso e pesquisa a quem dele se servir; Colaborar em estudos e pesquisas que tenham por objetivo o aprimoramento de normas e métodos de trabalho, para o melhor desenvolvimento das atividades da unidade; Receber, efetuar e transferir ligações telefônicas locais e interurbanas, anotando ou enviando recados, obtendo ou fornecendo informações de sua competência, de acordo com as ecessidades da unidade; Controlar e manter atualizada a agenda diária de compromissos dos Promotores de Justiça e da unidade, de forma geral; Providenciar a manutenção de materiais permanentes, tais como microcomputadores, máquinas de datilografia, calculadoras, ventiladores e outros; Pesquisar informações necessárias ao cumprimento da rotina administrativa da unidade, preparando os expedientes de sua competência; Operar equipamentos diversos, como microcomputador, processadores de textos, terminais de vídeo, fax, máquina de datilografia, máquina calculadora, máquina fotocopiadora e outros; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.
Auxiliar Técnico:
Recepcionar o público, inteirando-se dos assuntos diversos, orientando e promovendo, devidamente, o encaminhamento das pessoas a outros órgãos, quando for o caso; Receber, autuar e controlar a tramitação de processos administrativos e judiciais atinentes à unidade, inclusive no fórum e outras repartições, observando prazos,
cumprindo despachos e registrando-os devidamente; Contatar com entidades públicas e/ou privadas, em atendimento
às solicitações superiores; Controlar a emissão e recebimento de correspondências e documentos, anotando em arquivo próprio as respectivas datas, destinatários e remetentes; Orientar, coordenar e supervisionar os trabalhos desenvolvidos por estagiários na unidade; Proceder à leitura de diários oficiais e outros jornais ou publicações,
selecionando, recortando e arquivando matérias de interesse da unidade; Redigir, datilografar e/ou digitar documentos
diversos, a partir de minutas e/ou rascunhos, de acordo com a necessidade ou em cumprimento a determinações
superiores; Elaborar e emitir notificações, intimações, ofícios e demais correspondências, solicitando diligências e
provas documentais para compor os procedimentos instaurados pela unidade; Realizar entrevistas com testemunhas,
preenchendo formulário específico; Participar de audiências conciliatórias internas, auxiliando a Promotoria e
assessoria jurídica no que for necessário; Organizar e manter atualizado os arquivos da unidade, possibilitando o
acesso e pesquisa a quem dele se servir; Colaborar em estudos e pesquisas que tenham por objetivo o aprimoramento de normas e métodos de trabalho, para o melhor desenvolvimento das atividades da unidade; Participar de estudos destinados a simplificar o trabalho e reduzir os custos operacionais; Receber, efetuar e transferir ligações telefônicas urbanas e interurbanas, anotando ou enviando recados, obtendo ou fornecendo informações de sua competência, de acordo com as necessidades da unidade; Controlar e manter atualizada a agenda diária de compromissos dos Promotores de Justiça e da unidade, de forma geral; Providenciar a manutenção de materiais permanentes, tais como microcomputadores, máquinas de datilografia, calculadoras, ventiladores e outros; Pesquisar informações necessárias ao cumprimento da rotina administrativa da unidade, preparando os expedientes de sua competência; Operar equipamentos diversos, como microcomputador, processadores de textos, terminais de vídeo, fax, máquina de datilografia, máquina calculadora, máquina fotocopiadora e outros; Elaborar relatórios de atividades com base em informações contidas em arquivos, fichários e outros; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.
Técnico de Tecnologia da Informação:
Prestar o suporte necessário ao processamento, operação e correto funcionamento dos ativos e serviços de informática, podendo assumir responsabilidade técnica pela instalação, configuração, operação e monitoramento dos serviços e ativos de TI que compõem o ambiente computacional da instituição; Atuar em apoio aos Analistas e/ou Chefias no desenvolvimento e/ou participação, no planejamento, e execução de projetos de recuperação de desastres, tais como backup e ambientes de alta disponibilidade, projetos de segurança de informação, conectividade, virtualização, orquestração de containers, processamento e armazenamento de dados, podendo atuar em equipes multidisciplinares internas ou externas; Atuar em apoio aos Analistas e/ou Chefias em atividades de administração e monitoramento de soluções de segurança, conectividade, virtualização, orquestração de containers, processamento, backup e armazenamento de dados de modo a assegurar a disponibilidade e continuidade dos serviços de informação prestados a instituição e comunidade; Realizar atividades de programação (escrita, teste e manutenção de um programa de computador), de acordo com as técnicas adequadas e as especificações feitas pelo analista de sistemas, de forma aderente aos padrões e arquitetura definidos; implementar, executar teste de unidade e integrar os componentes que são parte da solução. Criar e manter websites e peças relacionadas à internet, abrangendo layouts, páginas, banners, texto, imagens, navegação, e-mails marketing, newsletters, hotsites, landing pages, etc. Instalar e manter racks e ativos de rede, gerenciar os links de comunicação utilizando adequadamente os softwares dedicados ao controle e monitoramento de links e ativos de rede; Reportar e tratar, de forma oportuna, qualquer situação de anormalidade de ambiente e procedimentos, verificada através de monitoramento, visita técnica ou pedido de suporte trazido por integrante do MP-PR; Atuar em atividades de suporte técnico, atendimento e apoio ao usuário, treinamento e capacitação, zelando pela qualidade do atendimento em sua área de atuação; Elaborar relatórios, manuais e documentos técnicos, incluindo documentação de procedimentos e rotinas, em apoio aos analistas de TI e chefias; Manter contato com fornecedores e fiscalizar contratos de sua área de atuação, em apoio à instituição e gestão da TI; Apoiar as atividades de prospecção de soluções tecnológicas disponíveis no mercado, elaborando e validando especificações técnicas para contratação; Atuar na sustentação e evolução dos ativos e serviços de informática sob sua responsabilidade, de forma proativa e responsável; Atuar de forma aderente às políticas e normas estabelecidas, no desempenho de suas atribuições, orientando os usuários neste sentido, sempre que necessário; Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.
Administrador:
Realizar pesquisas e estudos relacionados à análise, planejamento, implantação, controle e solução de problemas nos setores da administração da instituição; Prestar auxílio nos trabalhos e estudos sobre gestão e execução operacional, de atividades nas áreas da administração; Propor e executar projetos para o aprimoramento dos processos de trabalho de órgãos e unidades administrativas; Apresentar sugestões de processos e procedimentos gerais de rotinas relativas à administração das diferentes áreas;§ Participar da implantação e manutenção de processos, planos e programas relativos à gestão de pessoas; Desenvolver atividades de planejamento institucional, prestando apoio no monitoramento das metas a serem cumpridas e no dimensionamento dos recursos necessários; Realizar levantamentos de sistemas, métodos e rotinas de trabalho, para a produção dos respectivos manuais, bem como para a elaboração de programas e planos voltados à melhoria de processos de trabalho; Elaborar relatórios e pareceres técnicos a partir de levantamento de informações acerca de matérias de sua competência; Elaborar estudos para revisão, adequação, reestruturação e criação de órgãos e unidades administrativas; Elaborar expedientes específicos sobre matérias relacionadas às atribuições profissionais; Elaborar minutas de atos normativos relativos à estrutura e ao funcionamento de órgãos e unidades organizacionais; Realizar auditoria na sua área de atuação, sempre que necessário; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.
Analista de Tecnologia da Informação:
Desenvolver e/ou participar no planejamento, e execução de projetos de recuperação de desastres, tais como backup e ambientes de alta disponibilidade, projetos de segurança, conectividade, virtualização, orquestração de containers, processamento e armazenamento de dados, podendo atuar em equipes multidisciplinares internas ou externas; Realizar atividades de administração e monitoramento de soluções de segurança, conectividade, virtualização, orquestração de containers, processamento, backup e armazenamento de dados de modo a assegurar a disponibilidade e continuidade dos serviços de informação prestados a instituição e comunidade; Desenvolver e
coordenar projetos de sistemas, através do levantamento dos requisitos e das regras de negócio inerentes aos
objetivos e abrangência de sistema; conceber sistema; especificar a arquitetura do sistema; modelar dados; especificar e codificar programas; testar sistema; implantar sistema. Analisar o desempenho de sistemas implantados, solucionando problemas técnicos e implementando alterações e evoluções; Administrar sistema gerenciador de banco
de dados, incluindo gerenciamento, instalação, configuração, atualização, otimização e monitoramento. Revisar modelos de dados visando assegurar a qualidade e integridade das informações e a integração dos sistemas; Elaborar
pareceres, manuais e documentos técnicos, incluindo políticas, normas e procedimentos, bem como fiscalizar a
aplicação de políticas e normas, em apoio à instituição e gestão da TI; Fiscalizar contratos de sua área de atuação, em
apoio à instituição e gestão da TI; Prestar consultoria e assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional, de forma que a TI possa instrumentalizar os processos de
negócio; Atuar na sustentação e evolução dos ativos e serviços de informática sob sua responsabilidade, de forma
proativa e responsável; Orientar os técnicos de informática, quando necessário; Atuar de forma aderente às políticas e
normas estabelecidas, no desempenho de suas atribuições, orientando os usuários neste sentido, sempre que
necessário; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua
competência, que lhe forem atribuídas.
Assistente Social:
Prestar assessoramento técnico aos órgãos e unidades administrativas da instituição nas matérias de defesa e promoção de direitos coletivos; Elaborar planos, programas, projetos e material de apoio técnico em matérias
de sua competência, para subsidiar os órgãos do MP-PR; Realizar análise técnica de planos de ação programáticos
das diversas políticas sociais, identificando lacunas e incompatibilidades entre previsões legais, ações planejadas,
demandas reprimidas e execução; Planejar, executar e avaliar pesquisas, diagnósticos e estudos acerca da realidade
social para fundamentar atividades profissionais e ações institucionais, inclusive de planejamento, voltadas à efetivação de direitos sociais; Acompanhar, monitorar e colaborar com as instâncias de participação e controle social das políticas públicas, inclusive participando de suas reuniões e grupos de trabalho, fortalecendo-as e instando-as a cumprir suas atribuições legais; Participar da organização do acolhimento e sistematização das demandas coletivas para instrumentalizar as ações do MP-PR; Organizar e participar de reuniões com equipes técnicas vinculadas à gestão de políticas públicas, para debater problemas e propor soluções quanto à oferta regular de programas, projetos, serviços e benefícios, em atendimento a requisições institucionais; Manter atualizadas informações sobre programas sociais disponíveis nas várias instâncias governamentais e não-governamentais necessárias ao desempenho de suas funções; Proceder à análise e avaliação de planos, programas e projetos de órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais, bem como de regulamentações de instâncias de controle social de políticas públicas, observando o cumprimento das normativas legais, em cumprimento a requisições institucionais; Realizar estudo social, e emitir os respectivos pareceres, laudos, relatórios, e informações técnicas sobre matéria de sua competência, para instruir procedimentos em trâmite na instituição; Intervir nas situações de direitos violados envolvendo indivíduos, famílias e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos; Participar da concepção e organização de eventos, bem como ministrar palestras em encontros, conferências, cursos e outros, relativas às matérias da competência de seu cargo; Conhecer os programas, projetos e serviços públicos e trabalhar na perspectiva de fomentar a articulação de rede intersetorial e interinstitucional de atendimento; Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; Organizar e manter atualizados os arquivos de matérias relacionadas à sua área de atuação; Elaborar expedientes específicos sobre matérias relacionadas às atribuições profissionais; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.
Auditor:
Planejar e executar auditorias, efetuando perícias, constatações, apurações e exames técnicos, em procedimentos administrativos e judiciais promovidos pelo MP- PR; Elaborar relatórios sobre a situação patrimonial, econômica e financeira de órgãos e/ou entidades, quando designado; Assessorar a Administração Superior do MP-PR em assuntos de sua competência; Prestar auxílio nas negociações com outras entidades, observando as políticas da instituição; Planejar, orientar e/ou executar programas de auditoria setorial e operacional, levantando a documentação formal dos órgãos e entidades, avaliando sua estrutura, organização e funcionamento; Realizar auditoria contínua e sistemática da forma e conteúdo de procedimentos contábeis, fiscais, financeiros, administrativos e operacionais, verificando e acompanhando processos de realização de despesas, analisando sua legalidade formal e técnica; Verificar o correto cumprimento das políticas, diretrizes e programas estabelecidos bem como das determinações e normas vigentes; Efetuar, conferir e analisar cálculos financeiros nas ações em tramitação pelas Promotorias e Centros de Apoio Operacional, observando a correta aplicação dos índices de atualização monetária e de juros, em cumprimento aos despachos dos Procuradores e Promotores de Justiça; Assessorar e prestar serviços às Promotorias de Justiça do interior do Estado que necessitem de auditorias contábeis, econômicas e outras, bem como orientá-las no que diz respeito às questões relativas à organização, funcionamento e fiscalização de entidades e fundações; Opinar sobre qualquer matéria de natureza financeira e/ou fiscal, cumprindo determinações superiores; Efetuar auditorias em matérias relativas à proteção e defesa do meio ambiente, dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, colhendo dados através de vistorias, solicitação de exames complementares e outros, elaborando laudo técnico necessário à complementação do processo investigatório; Participar de reuniões com as
partes envolvidas nos processos, esclarecendo dúvidas, apresentando informações e documentos técnicos relativos
às denúncias objetos dos procedimentos instaurados; Participar de audiências conciliatórias internas, lavrando os respectivos termos de compromisso firmado entre as partes; Elaborar relatórios, pareceres e recomendações técnicas
referentes à auditoria efetuada; Elaborar os papéis de trabalho, de acordo com a auditoria a ser realizada; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar
supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe
forem atribuídas.
Contador:
Organizar balancetes, balanços e demonstrativos de contas, aplicando as normas contábeis, para apresentar resultados parciais e gerais da situação patrimonial, econômica e financeira da instituição; Participar da elaboração do orçamento, fornecendo os dados contábeis para servirem de base à montagem do mesmo; Planejar e executar auditorias contábeis, efetuando perícias, investigações, apurações e exames técnicos, para assegurar o cumprimento às exigências legais e administrativas; Elaborar anualmente relatório analítico sobre a situação patrimonial, econômica e financeira da instituição, apresentando dados estatísticos comparativos e pareceres técnicos; Assessorar a dministração Superior em problemas financeiros, contábeis e orçamentários, emitindo pareceres, a fim de contribuir para a correta elaboração de políticas e instrumentos de ação nos referidos setores; Efetuar e aferir
cálculos em processos judiciais e/ou procedimentos administrativos, em cumprimento aos despachos dos Promotores
de Justiça; Proceder à análise de balanços, quando requerido pelo Promotor de Justiça; Contabilizar e coordenar as receitas oriundas de convênios firmados entre a instituição e outros órgãos e/ou entidades; Elaborar relatório anual de
atividades desenvolvidas; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.
Pedagogo:
Assessorar os órgãos do MP-PR nos assuntos relativos ao direito à educação; Elaborar pesquisas, informações e pareceres técnicos dentro da área de conhecimento, para instruir procedimentos em trâmite na instituição; Emitir relatórios, laudos e documentos para avaliação de temas ligados à educação, na área pública e privada; Atuar na avaliação de sistemas educacionais e na análise da política de educação; Desenvolver trabalhos de análise, avaliação, planejamento, coordenação e implantação de processos pedagógicos nas diversas áreas de atuação da instituição; Realizar visitas, vistorias e perícias, emitindo o documento respectivo, para instrução de processos administrativos ou judiciais; Elaborar estudos, projetos e programas de educação, formação e capacitação de servidores e membros da instituição; Propor convênios e parcerias com outras instituições, quando de interesse do MP- PR; Executar atividades relacionadas com o planejamento técnico e operacional, execução, acompanhamento e avaliação de projetos, estudos, programas, campanhas, encontros, eventos e cursos em geral; Apresentar sugestões no que tange a políticas públicas que possam garantir o direito fundamental à educação; Analisar e manter sistematicamente organizada a legislação relativa à área de trabalho; Elaborar planos de estudo, indicando tecnologias atualizadas e adequadas que propiciem o ensino-aprendizagem e a fixação dos conhecimentos adquiridos; Conduzir o processo de avaliação e auto-avaliação por meio de metodologias adequadas e análise dos dados, elaborando relatórios específicos acerca dos cursos promovidos e do trabalho realizado; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.
Psicólogo:
Assessorar os integrantes do MP-PR nos assuntos relativos à Psicologia; Realizar estudos que avaliem as características psicossociais de comunidades e grupos, para subsidiar a implantação de políticas públicas no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança; Assessorar na formulação, revisão, execução e fiscalização de políticas públicas e outros projetos relacionados com a cidadania, direitos humanos, sociais, coletivos, difusos e indisponíveis; Realizar estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais, culturais, intra e interculturais; Prestar atendimento a pessoas e entidades sociais, informando-as e orientando-as, devidamente, quanto aos procedimentos para cada caso; Realizar visitas domiciliares e institucionais, vistorias e perícias, emitindo o documento técnico respectivo, para instrução de processos administrativos ou judiciais; Proceder ao atendimento e à avaliação psicológica das condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes, adultos e idosos, destinada ao ajustamento e a interação social dos envolvidos e ao subsídio de procedimentos instaurados; Realizar estudo, análise e mediação nos processos intrapessoais e nas relações interpessoais que possibilite a transformação do comportamento individual e de grupo visando à pacificação social, sejam na área administrativa, cível e criminal; Participar de audiências conciliatórias, efetuando avaliações do âmbito das relações sociais e familiares das partes envolvidas, quando designado; Realizar estudos, pesquisas, levantamentos e diagnósticos na área de gestão de pessoas, identificando necessidades, elaborando e executando projetos, planos e programas, com vistas a assegurar a prevenção da saúde mental e qualidade de vida dos integrantes do MP-PR; Elaborar instrumentos psicológicos específicos para avaliação e desenvolvimento de pessoal, visando subsidiar ações de planejamento e decisões administrativas; Aplicar o conhecimento teórico e técnico da Psicologia com o objetivo de identificar os fatores determinantes das ações e dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar e social, vinculando-as também a condições políticas, históricas e culturais; Participar da fiscalização de programas sociais em instituições como: estabelecimentos de ensino, educandários, asilos, sindicatos, associações, penitenciárias, entidades não governamentais e similares; Produzir conhecimento científico de Psicologia no campo jurídico para fins de psicodiagnóstico, intervenção coletiva, assim como para subsidiar a implementação de políticas públicas; Conhecer os programas, projetos e serviços públicos e trabalhar na perspectiva de fomentar a articulação de rede intersetorial e interinstitucional de atendimento; Participar da concepção e organização de eventos, bem como ministrar palestras em encontros, conferências, cursos e outros, relativas às matérias da competência de seu cargo; Organizar e manter atualizados os arquivos de matérias relacionadas à sua área de atuação; Elaborar expedientes específicos sobre matérias relacionadas às atribuições profissionais; Prestar assessoramento técnico à instituição em matérias de planejamento, desenvolvimento e gestão institucional; Realizar supervisão de estágio na área de sua formação profissional; e Executar outras atividades de sua competência, que lhe forem atribuídas.
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Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
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