O próximo concurso MP SP (Ministério Público de São Paulo) está sendo aguardado e já tem banca definida: a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O contrato entre o órgão e a organizadora detalha, entre outras coisas, os conteúdos a serem cobrados nas provas objetivas.
Nesta matéria você fica sabendo quais matéria estudar para o cargo de Analista de Promotoria. Confira abaixo:
Conheça os cursos do Direção para o concurso MP SP
Concurso MP SP – o que estudar para Analista?
O contrato apontou algumas das matérias que podem ser cobradas no concurso MP SP, para Analista, que são as seguintes:
- Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Atualidades, Políticas de Saúde Pública, Segurança Pública, Meio Ambiente, Instrumentos de Solução de Conflitos, Educação, Desigualdade Social, dentre outros)
- Conhecimentos Específicos (relacionados às diretrizes curriculares nacionais de graduação de cada profissão e
específicos de cada especialidade).
Já no último edital do órgão para o cargo, foram cobradas as disciplinas de:
CONHECIMENTOS GERAIS
- LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos. Ortografia, acentuação. Crase e pontuação. Sintaxe de concordância verbal e nominal. Vícios e figuras de linguagem.
- ATUALIDADES: Notícias nacionais e internacionais veiculadas pela imprensa nacional escrita e
falada, nos últimos 12 (doze) meses.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
- DIREITO CONSTITUCIONAL E MINISTÉRIO PÚBLICO:
Conceito, classificação, objeto e elementos das Constituições; Princípios constitucionais da República Federativa do Brasil. Estado, Governo e Organização Federal, Estadual e Municipal. Direitos e deveres individuais e coletivos. Direitos Sociais. Nacionalidade e Cidadania. Direitos e Partidos Políticos. Repartição de competências no Estado Brasileiro. Administração Federal, Estadual e Municipal. Poder Legislativo. Processo Legislativo. Poder Executivo. Presidente da República, Ministros e Conselhos. Poder Judiciário, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Estaduais. Ministério Público: fins, princípios, organização, garantias, vedações e funções. Conselho Nacional da Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público. Ordem Social. Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei Federal n. 8.625, de 1993) e Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo (Lei Complementar Estadual n. 734, de 1993). - DIREITO ADMINISTRATIVO:
Conceito e princípios gerais do Direito Administrativo. Administração Pública. Administração direta e indireta. Órgãos Públicos, conceito, classificação. Terceiro Setor. Organizações Sociais e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. Regime jurídico administrativo. Poderes Administrativos. Atos administrativos, classificação, requisitos, extinção, espécies. Licitações e contratos administrativos. Responsabilidade civil do Estado. Agentes Públicos, classificação, regime jurídico, direitos e deveres, responsabilidade civil, criminal e administrativa. Abuso de poder e desvio de finalidade. Improbidade Administrativa. Controle da Administração. Bens Públicos. Intervenção do Estado na propriedade. Serviços Públicos, concessão, permissão e regime das parcerias público privadas. - DIREITO PENAL:
Parte Geral do Código Penal: A aplicação da lei penal: Da Lei Penal no tempo; Da Lei Penal no espaço. Da extraterritorialidade da lei penal; Princípios dirimentes dos conflitos aparentes de normas. Do crime. Da imputabilidade penal. Do concurso de pessoas; Das causas excludentes de antijuridicidade e culpabilidade. Das penas. Da tentativa. Da medida de segurança. Da extinção da punibilidade. Parte Especial do Código Penal: Dos crimes contra a pessoa: Dos crimes contra a vida; Das lesões corporais; Da periclitação da vida e da saúde; Dos crimes contra a liberdade pessoal; Dos crimes contra a inviolabilidade do domicílio. Dos crimes contra o patrimônio: Do furto; Do roubo e da extorsão; Da extorsão mediante sequestro. Dos crimes contra a fé pública: Da falsidade documental; Falsa identidade. Dos crimes contra a administração pública: Peculato; Concussão; Corrupção passiva; Prevaricação. Funcionário público; Resistência; Desobediência; Desacato; Corrupção ativa; Falso testemunho ou falsa perícia; Coação no curso do processo. Legislação Penal Especial: Abuso de autoridade (Lei nº 4.898, de 1965); Porte de arma (Lei nº 10.826, de 2003); Crimes de tortura (Lei nº 9.455, de 1997); Crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores (Lei nº 9.613, de 1998); Lei de crimes hediondos (Lei nº 8.072, de 1990).
Confira o conteúdo programático aqui!
Resumo do concurso
Oficial de Promotoria e Analista de Promotoria
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News