Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso MPU: comissão de aprovados se reúne com órgão; veja resumo

Concurso MPU: comissão de aprovados se reúne com órgão; veja resumo

A comissão dos servidores aprovados no último concurso MPU (Ministério Público da União), de 2018, se reuniu com o órgão no dia 13 de abril, para tratar de diversos assuntos, como nomeações, orçamento, prorrogação, suspensão do prazo de validade e mais. Nesta matéria, você verá um resumo dessas informações.

Vale registrar que desde o ano passado (2020), um novo concurso MPU vem sendo ventilado, mesmo com a realização da seleção de 2018. As oportunidades seriam para cargos diversos àqueles que estiveram presentes naquele edital (técnicos e analistas).

Também não custa informar que o diretor do SindMPU nacional, Adriel Gael, em entrevista concedida ao jornalismo do Direção Concursos, afirmou acreditar em um novo edital em 2022, para o cargo de Agente em Segurança e em 2023 para os demais cargos. Veja:

Concurso MPU: reunião entre comissão de aprovados e órgão

Questionada sobre como conseguiu fazer as nomeações de aprovados no último concursos, em dezembro de 2020, visto que o órgão já havia estourado o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (que é responsável por impedir essas nomeações) a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MPU informou que isso foi possível devido à exclusão, pelo TCU, do limite de gastos de algumas despesas de pessoal (como férias e licenças diversas).

O órgão também foi questionado quanto ao orçamento do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) e se esse poderia ser utilizado para novas nomeações. Em resposta, a comissão foi informada que as vagas do MPDFT que não fosse utilizadas seriam remanejadas para outros ramos do MPU, mas que não poderiam ser preenchidas, visto que se estaria utilizando o orçamento desse, que já ultrapassou o limite possível pra tanto.

concurso mpu
Confira os cursos do Direção para este concurso

Prorrogação da seleção de 2018 ou suspensão da validade

Sobre uma possível prorrogação do certame de 2018, a SGP indicou que uma discussão acerca da prorrogação do concurso MPU 2018 virá em momento oportuno, quando estivesse próximo do fim da primeira etapa de validade. Porém, segundo a comissão, o Ministério Público de mostrou favorável a essa prorrogação.

Sobre a suspensão do prazo de validade, diante da situação de crise financeira ocasionada pela pandemia de Covid-19 e levando em conta o que decidiu o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no caso dos concursos do Poder Judiciário, a administração do MPU vai aguardar o posicionamento oficial, para só então tomar uma decisão e torná-la pública.

Arrecadação

Por último, o grupo de aprovados perguntou sobre uma previsão de aumento nas arrecadações do MPU e quais foram os procedimentos adotados, para que volte aos limites da LRF. A SGP informou que nos meses de fevereiro e março deste ano houve um aumento nessa arrecadação.

Espera-se, assim, que o próximo relatório esteja melhor do que aquele que foi apresentado anteriormente. Porém, a Secretaria reiterou que somente quando o órgão voltar aos limites máximo e prudencial da LRF é que as nomeações dos aprovados no concurso MPU voltem a acontecer.

Por fim, a SGP disse que o Ministério Público da União está passando por uma reestruturação do seu quadro de pessoal, principalmente devido ao processo de informatização que a casa está passando, que foi definida durante a vigência da pandemia. Por isso, está havendo um redimensionamento de pessoal.

Portanto, antes de nomear o órgão irá verificar quais os setores que mais precisam de força de trabalho, para que a alocação dos novos servidores seja mais adequada.

Concurso MPU: entrevista completa

Neste mês de abril, o jornalismo do Direção Concursos entrevistou Adriel Gael, servidor e diretor do Sindicato de Servidores do Ministério Público da União, para falar sobre o concurso MPU.

Um emprego para A VIDA TODA! 💼

Muita gente sequer cogita a possibilidade de realizar um concurso público.

A oportunidade de conquistas a estabilidade e um bom salário é uma ideia distante da maioria dos brasileiros.Mas você sabe que o concurso público é uma forma justa e acessível de conquistar um emprego para sempre.

O que falta para você tomar a decisão que vai mudar de vez a sua vida?

Pare de agir como a maioria. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga no evento do dia 10 de março, onde uma grande revelação vai te dar um empurrão rumo ao seu futuro dos sonhos.

Resumo concurso MPU

notícias concurso mpu

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

 Concursos PúblicosConcurso MPUCONCURSO PÚBLICOConcursos PúblicosMPUconcurso federalconcurso mpuconcursos federaismpu
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.