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Concurso Nacional Unificado: confira as vagas para Jornalistas no CNU!

Concurso Nacional Unificado: confira as vagas para Jornalistas no CNU!

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado já estão abertas e os concurseiros com formação da área de Jornalismo contam com oportunidades especificamente voltadas para a carreira!

Vale lembrar que os interessados poderão realizar as inscrições no site da banca Cesgranrio até o dia 9 de fevereiro, mediante pagamento de taxa de participação de R$ 60,00 ou R$ 90,00. Veja o passo a passo para se inscrever!

Já as provas, devem ser aplicadas no dia 5 de maio de 2024, em 220 municípios de todas as regiões do país.

Confira, nessa matéria, quais são as vagas voltadas especificamente para a carreira de Jornalista no Concurso Nacional Unificado e aproveite esta excelente oportunidade de ingressar do serviço público federal!

O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior e o Direção Concursos preparou o material mais completo e o time de professores mais qualificado do mercado para te ajudar a conquistar sua vaga!
Clique no botão abaixo e acelere sua preparação para esta incrível oportunidade:

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Vagas para Jornalistas no Concurso Nacional Unificado

Das 6.640 vagas ofertadas no Concurso Nacional Unificado, 62 vagas são disponibilizadas especificamente para o cargo de Jornalista. Além disso, há milhares de vagas que exigem nível superior em qualquer área de formação.

As oportunides constam no bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública) e o salário inicial é de até R$ 8.453,00.

Acompanhe, detalhadamente, em quais órgãos estão as vagas para Jornalistas. Vale lembrar que o concurseiro poderá efetuar sua inscrição em apenas um bloco temático, devendo elencar por ordem de prioridade os cargos que tem interesse em concorrer.

Confira:

Bloco 7 – Advocacia-Geral da União (AGU)

  • (B7-01-E) Cargo: Técnico em Comunicação Social – Especialidade Comunicação Social.
  • Vagas: 09
  • Salário inicial: R$ 6.761,72, podendo chegar a R$ 7.614,12 após a primeira avaliação.
  • Formação exigida: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado em Jornalismo; Audiovisual; Cinema ou Rádio/TV; Publicidade e Propaganda.
  • Atividades previstas para a especialidade: Desenvolver e realizar atividades de coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada; prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; gerenciar o conteúdo web; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função, e demais atividades correlatas ao cargo.
  • Jornada de Trabalho: 25 horas semanais.
  • Local de exercício: Nacional.

Bloco 7 – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

  • (B7-03-G) Cargo: Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas – Comunicação Social.
  • Vagas: 28
  • Salário inicial: R$ 8.453,00, podendo chegar a R$ 9.252,40 após a primeira avaliação.
  • Formação exigida: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado em comunicação social com habilitação em jornalismo.
  • Atividades previstas para a especialidade: Redigir textos para veículos de comunicação diversos (jornal, revista, internet, TV, rádio, publicações institucionais, redes sociais); verificar a edição de textos; acompanhar as etapas de produção de publicações internas e externas (pauta, apuração, redação, edição); pesquisar e selecionar assuntos relacionados à instituição e outros temas para desenvolvimento de textos, postagens, roteiros e infográficos; interpretar gráficos, tabelas e mapas; redigir textos para material promocional; redigir outras peças, como relatórios, planos de comunicação, metadados embasados em Search Engine Optimization (SEO), estratégia e cronograma de postagens e ações interativas nas redes sociais, entre outros; produzir conteúdo, acompanhar e avaliar atuação nas diversas redes sociais existentes; elaborar material para atualização diária dos perfis do IBGE nas mídias sociais; auxiliar na elaboração das pautas e campanhas jornalísticas específicas para as mídias sociais; gravar áudios e vídeos, editá-los e publicá-los em meio digital; tirar fotografias digitais, prepará-las e publicá-las em meio digital; elaborar imagens para Internet; realizar levantamento de vídeos, postagens e comentários relativos ao IBGE e preparar relatórios de avaliação da presença da instituição nas mídias sociais; elaborar projetos relacionados às novas tecnologias da informação (redes sociais); e executar outras atividades compatíveis com o cargo.
  • Jornada de Trabalho: 40 horas semanais
  • Local de exercício: os candidatos selecionados poderão ser alocados em uma das seguintes cidades: Rio Branco/AC, Maceió/AL, Manaus/AM, Macapá/AP, Salvador/BA, Brasília/DF, Vitória/ES, São Luis/MA, Belo Horizonte/MG, Belém/PA, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Porto Velho/RO, Florianópolis/SC, Aracaju/SE, São Paulo/SP.
  • (B7-03-J) Cargo: Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas – Produção audiovisual e Publicidade e Propaganda.
  • Vagas: 10
  • Salário inicial: R$ 8.453,00, podendo chegar a R$ 9.252,40 após a primeira avaliação.
  • Formação exigida: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado em comunicação social com habilitação em Rádio/TV/Cinema ou Publicidade e Propaganda ou Jornalismo ou Artes Visuais ou Cinema ou curso superior completo em Design ou Desenho Industrial com habilitação em Comunicação Visual ou Programação Visual.
  • Atividades previstas para a especialidade: Desenvolver diferentes tipos de trabalhos relativos a demandas de produção e edição de vídeo, utilizando dispositivos digitais e recursos computacionais, mantendo a integração entre os aspectos estéticos e de identidade visual aplicados à qualidade gráfica e visual de cada projeto; elaborar cronogramas e fluxogramas que definam com clareza as etapas de planejamento e execução dos trabalhos desenvolvidos em roteirização e edição de vídeo; acompanhar o trabalho desenvolvido por empresas terceirizadas; atuar na implementação de interfaces para apresentação em vídeos: dominar upload e configurações do Youtube Studio; desenvolver, aplicar e combinar efeitos visuais e de áudio; efetuar animações de objetos e efeitos multimídia; atuar nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção digital de filmes e fotografias; dominar os softwares do pacote Adobe, com foco em Premiere Pro, Illustrator, Photoshop e After Effects, e demais softwares utilizados na Instituição. Acompanhar, participar e executar campanhas e ações publicitárias institucionais e mercadológicas e atividades auxiliares no desenvolvimento e gestão da nossa marca em peças publicitárias, conteúdos textuais e visuais. Desenvolver campanhas promocionais para público interno e externo. Criar anúncios para mídia impressa e eletrônica. Elaborar folhetos, e-mail marketing, banners, outdoors, textos para hotsites de internet e demais tipos de peças publicitárias. Contribuir na concepção do layout da campanha publicitária. Participar do planejamento e desenvolvimento de eventos institucionais (pesquisa de mercado, elaboração de propostas, conteúdo e estrutura do evento, fornecedores, atrações, programação e logística). Redigir outras peças, como relatórios, planos de comunicação, metadados embasados em Search Engine Optimization (SEO), estratégia e cronograma de postagens e ações interativas nas redes sociais, entre outros. Elaborar material para atualização diária dos perfis do IBGE nas mídias sociais; postagens e comentários relativos ao IBGE. E preparar relatórios de avaliação da presença da instituição nas mídias sociais. Executar outras atividades compatíveis com o cargo.
  • Jornada de Trabalho: 40 horas semanais.
  • Local de exercício: Rio de Janeiro/RJ.

Bloco 7 – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

  • (B7-07-C) – Cargo: Analista em Ciência e Tecnologia – Comunicação Social
  • Vagas: 15
  • Salário inicial: R$ 6.662,68, podendo chegar a R$ 7.025,48 após a primeira avaliação, além de titulação.
  • Formação exigida: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado em Jornalismo, Relações Públicas ou Comunicação Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com registro no respectivo conselho de fiscalização do exercício profissional.
  • Atividades previstas para a especialidade: Pautar, reportar, redigir e editar notícias nas mídias sociais e plataformas digitais e impressas; coletar e checar informações por meio de leitura, pesquisa, entrevista e outros recursos; construir relacionamento institucional com diversos setores da sociedade; redigir textos institucionais; organizar e planejar coberturas institucionais; acompanhar, analisar e selecionar matérias jornalísticas ou não, de mídias impressas, audiovisuais, inclusive web (multimídia), para produção, formação, incremento e atualização regular de banco de notícias, como clipping e outros produtos; promover e desenvolver metodologias para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico junto aos veículos de comunicação e por meio de aplicativos Web e mídias sociais; atuar na coordenação e execução de atividades de editoração de livros e de periódicos, além de desempenhar atividades afins e correlatas que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
  • Jornada de Trabalho: 40 horas semanais.
  • Local de exercício: os candidatos selecionados poderão alocados em uma das seguintes cidades e unidades de pesquisa: Brasília/DF (Administração Central), Rio de Janeiro/RJ (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF e Observatório Nacional (ON), São José dos Campos/SP (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE), Campinas/SP (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI), Santa Teresa/ES (Instituto Nacional de Mata Atlântica – INMA), Cuiabá/MT (Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal – INPP), Recife/PE (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE), Campina Grande/PB (Instituto Nacional do Semiárido – INSA), Manaus/AM (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA) e Belém/PA (Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG).

Como será o Concurso Nacional Unificado?

Conforme já mencionado, o Concurso Nacional Unificado oferta o total de 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

Confira aqui um Guia completo do Concurso Nacional Unificado!

Conteúdo Programático Verticalizado: Bloco 7

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Resumo do Concurso Nacional Unificado

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Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

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