PUBLICIDADE
Juliane Freitas • 29/11/2023
Acontece nesta quarta-feira, 29 de novembro, um evento promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) com importantes informações sobre o Concurso Nacional Unificado!
A temática do seminário é: “Concursos públicos: fazer diferente para fazer a diferença” e marcaram presença a ministra Esther Dweck, o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr, além de representantes de diversos órgãos do Poder Executivo Federal.
Um dos questionamentos levantados em relação à aplicação das provas foi sobre a possibilidade de haver reaplicação da etapa em outra data, para os candidatos que não puderem comparecer a data estipulada a princípio.
Isso porque a banca Cesgranrio, organizadora do Concurso Nacional Unificado, já utilizou o mesmo método nas provas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que também organizou.
Sobre isso, José Celso afirmou que, apesar que ainda não haver informações concretas, poderá ocorrer a reaplicação de provas, em outra data, para candidatos que, em situações excepcionais, não compareçam no dia da prova.
“Muito provavelmente, dada a expertise que a empresa [banca Cesbranrio] tem com esse tipo de evento e acontecendo a necessidade de se prever isso [a reaplicação de provas em nova data], certamente isso vai estar contemplado”, explicou o secretário.
Ademais, o secretário reforçou que o cronograma oficial continua mantido. Assim, a publicação do edital de abertura do certame deve ocorrer até o dia 22 de dezembro e as provas devem ser aplicadas entre fevereiro e março de 2024.
Vale lembrar que serão 8 editais publicados, um para cada bloco temático. Os blocos temáticos fazem a segmentação das 6.640 vagas por áreas de atuação e os candidatos poderão se inscrever em apenas um bloco.
Os inscritos, então, deverão elencar, por ordem de prioridade, os cargos que mais desejarem dentro daquele bloco para que seja feito um cruzamento entre a nota obtida e a vaga pretendida. O modelo se assemelha ao atual Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, por isso, vem sendo chamado de “ENEM dos concursos”.
Confira, na íntegra, o que disse o secretário do MGI:
No mesmo evento, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, explicou quais seriam as abordagens do certame.
De acordo com Dweck, um dos temas exigidos dos candidatos será o saber do “Ethos Público”, ou seja, a ética do serviço público.
A ministra destacou, ainda, que a ideia do certame é selecionar servidores de forma mais abrangente dentro das áreas de atuação em detrimento de servidores com atuações em áreas muito específicas. De acordo com Dweck, os servidores adquirirão os conhecimentos especializados durante a atuação no trabalho.
“É durante o trabalho que você vai descobrir o que é mais importante para suas atividades. A maior parte das pessoas não vai ficar no mesmo lugar. Mesmo dentro do órgão, elas vão mudar de áreas, fazer outras coisas. Então o grande conhecimento necessário para o trabalho vai ser adquirido durante o trabalho”, destacou a ministra.
As declarações da ministra podem indicar que as provas do Concurso Nacional Unificado serão compostas por conteúdos mais abrangentes e menos específicos, além de reforçar os motivos pelos quais as 6.640 vagas disponibilizadas serão distribuídas em 8 Blocos Temáticos.
Confira como está, atualmente, a distribuição das vagas em blocos temáticos!
O Concurso Nacional Unificado está sendo preparado, e até o momento são mais de 6.500 vagas já confirmadas! O edital tem previsão de ser publicado até 20 dezembro. E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concurso oferece diversos materiais gratuitos para você impulsionar seus estudos:
Adquira seu material gratuito AGORA:
Baixe aqui seu Materiais Gratuito do CNU
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.