Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Nacional Unificado: taxa de inscrição poderá ser devolvida? Entenda!

Concurso Nacional Unificado: taxa de inscrição poderá ser devolvida? Entenda!

A 15 dias das provas do Concurso Nacional Unificado, o coordenador-geral de logística do certame, Alexandre Retamal, deu importantes informações sobre a logística que está sendo empregada para que a aplicação da etapa não sofra intercorrências.

De acordo com o coordenador, cerca de 215 mil pessoas irão participar da aplicação das provas objetivas e discursivas, marcadas para acontecerem em 5 de maio. Nesse contexto, vale lembrar que o MGI anunciou a contratação de Certificadores, que serão responsáveis pela observação e fiscalização das equipes responsáveis por aplicar as provas.

Em relação à proibição de saída levando o caderno de prova, Alexandre Retamal destacou que esta foi uma recomendação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que tem desenvolvido diferentes processos para ampliação do esquema de segurança das provas e prevenção de fraudes. Segundo ele, os cadernos de prova serão disponibilizados no mesmo dia, às 20 horas, no site da Fundação Cesgranrio.

O tema, recentemente, gerou polêmica entre os inscritos, já que não será permitido sair com os cadernos de prova nem anotar os gabaritos das questões. Por outro lado, o MGI informou que a divulgação dos cartões-resposta na internet deve ocorrer somente em junho, o que impossibilitaria a interposição de recursos contra o gabarito preliminar.

A grande novidade apresentada por Retamal diz respeito à possibilidade do candidato receber de volta o dinheiro da taxa de inscrição, em caso de falta justificada.

“Se o candidato não conseguir chegar ao local de prova no horário indicado, ele não vai poder participar, pois não vamos reaplicar o Concurso Nacional Unificado. A opção que nós damos é que ele possa ter o ressarcimento [do valor da taxa de inscrição], desde que justifique e que essa justificativa possa ser comprovada”, explicou o coordenador.

O cartão de confirmação de inscrição está previsto para ser divulgado no dia 25 de abril, ocasião em que os candidatos poderão conferir detalhes de seus locais de prova. Já no dia da prova, será permitido que os candidatos apresentem documento de identificação na versão digital.

Vale lembrar que as provas serão aplicadas em 228 municípios de todas as regiões do país. Sobre isso, Retamal destacou que a situação climática de todas essas cidades será monitorada a partir de 24 de abril, 10 dias antes do “dia D”. A Aneel, inclusive, irá reforçar o fornecimento de energia nos 228 municípios no dia 5 de maio para que não sejam registradas ocorrências de queda de energia no momento de aplicação das provas.

Por fim, o coordenador-geral de logística do CNU comentou sobre o show da cantora Madonna, marcado para acontecer um dia antes, em 4 de maio. Sobre isso, Retamal afirmou que não será grande problema, já que a apresentação não impactará diretamente os locais de prova do certame unificado.

INTENSIVÃO DE REVISÃO PARA O CNU! Chegou a reta final para o concurso mais esperado da HISTÓRIA. Para deixá-lo ainda mais confiante, durante este mês de abril, teremos: aulas de questões, aulas de revisões e maratonas das principais matérias de cada bloco! Esta oportunidade é exclusiva para você que está se dedicando para mudar de vida e se tornar o próximo concursado.

Basta tocar no botão abaixo e se inscrever no CURSO GRATUITO, é muito fácil:

QUERO PARTICIPAR DO INTENSIVÃO GRATUITAMENTE

Revisões de reta final do Concurso Nacional Unificado

Faltando menos de 15 dias para as provas, é chegado o momento dos concurseiros acelerarem a preparação, seja estudando os últimos tópicos de novos conteúdos, seja reforçando as revisões e resolução de questões.

Pensando nisso, o Direção preparou os Resumos de Reta Final do CNU, desenvolvidos especialmente para quem busca focar na revisão e maximizar seus resultados. O material oferece uma seleção cuidadosa de resumos direcionados e questões práticas para cada matéria cobrada no edital. 

Confira os resumos disponíveis:

Panorama do Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas, para todos os cargos, no dia 5 de maio de 2024, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

Confira aqui um Guia completo do Concurso Nacional Unificado!

Resumo do Concurso Nacional Unificado

RETA FINAL PARA O CNU!


Falta menos de 2 meses para o maior concurso público da história! A preparação vem sendo intensa e focada para você que estuda com o Direção Concursos.

Pensando em você, nossos especialistas se uniram para realizar, a partir do MÊS DE ABRIL, o maior intensivão que você já viu para o CNU. Serão aulas de questões, aulas de revisões, maratonas das principais matérias dos blocos e muito mais!

Otimize todo o seu tempo se increvendo nesse evento GRATUITO!

Quer concorrer DE VERDADE no CNU?

Clique na imagem abaixo e aumente suas chances de aprovação:

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.