Larissa Lustoza • 17/08/2021
Após o governador do estado anunciar a realização de um novo concurso público para a Polícia Civil do Acre, candidatos aprovados no Cadastro Reserva do último edital do concurso PC AC contestaram a informação de que não havia mais excedentes para serem chamados.
Na última semana, o governador Gladson Cameli anunciou um novo concurso PC AC e afirmou que motivo seria pela inexistência de um Cadastro de Reserva para chamar.
Aprovados do último concurso ficaram insatisfeitos e enviaram nota de repúdio aos veículos de comunicação.
“Percebe-se que o quantitativo previsto em edital foi extrapolado, uma vez que foram 269 nomeações publicadas no ano de 2020 para Polícia Civil, das quais já houve algumas exonerações a pedido ou declaradas sem efeito atos de provimento por não posse”, afirmaram.
Por conta disso, aprovados também questionaram o custo de realizar um novo concurso PC AC, ao invés de chamar os últimos aprovados.
“Vale ressaltar que para o caso dos concursos públicos da Polícia Civil do Estado do Acre não estamos falando em provimento, mas sim na realização da 3ª e última etapa do certame, o curso de formação”, explicaram.
Segundo os candidatos, o argumento do governo é de que o edital prevê a realização de somente um Curso de Formação, mas os aprovados rebateram e declararam que o documento já passou por algumas alterações e, reforçam os excedentes, pode ser modificado para permitir mais um Curso de Formação.
“O que se percebe é uma tentativa desenfreada de justificar uma tomada de decisão diversa da prometida por longos 3 anos. As justificativas de necessidade, por exemplo, justificaram até mesmo as nomeações para os cargos de auxiliar de necropsia, que não gozavam da cobertura da LRF para tal”, questionam os aprovados no Cadastro de Reserva.
O último concurso PC AC ocorreu em 2017 e ofertou oportunidades para os cargos de Agente, Delegado e Escrivão. A seleção teve a validade expirada em 2020 e realizou uma alta quantidade de nomeações.
Os salários iniciais eram de R$ 5 mil, mas com a progressão na carreira, valores chegam a até R$ 9,2 mil.
Ofertando 250 vagas, o último edital PC AC foi organizado pela Ibade e contou com 7.652 candidatos inscritos. A divisão de vagas exatas por cargo foi de:
Faça parte do canal de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai ficar de fora das novidades, clique aqui e participe.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.