Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC AL: o que fazem os agentes e escrivães? Saiba aqui!

Concurso PC AL: o que fazem os agentes e escrivães? Saiba aqui!

Com o edital do concurso PC AL publicado com a oferta de 500 vagas nos cargos de agente e escrivão, que exigem nível superior de escolaridade, alguns concurseiros já miram uma oportunidade de conquistar a vaga no serviço público estadual em Alagoas.

Porém, muitos desses nem sequer sabem o que fazem, exatamente, os servidores ocupantes desses cargos, não é mesmo?

Por isso esta matéria existe! Para explicar aos “marinheiros de primeira viagem” quais são as atribuições dos ocupantes desses cargos.

Antes, se você quiser saber o que é necessário ter para ser o ocupante de uma das 500 vagas destinadas no edital, basta clicar nesse link e conferir tudo.

cursos concurso pc al
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso PC AL: quais as atribuições dos agentes e escrivães?

De acordo com o edital publicado do concurso PC AL, os agentes e escrivães ocupantes das vagas são responsáveis pelos seguintes atos:

  • Agente:
    • investigar atos e fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais; executar intimações, notificações a indiciados, vítimas, testemunhas, proceder busca de informações; executar atividades necessárias à prevenção e repressão de infrações penais; executar outras atividades julgadas necessárias ao esclarecimento de infrações penais; executar a segurança de autoridades.
  • Escrivão:
    • dar cumprimento às formalidades processuais; lavrar termos, autos e mandados; observar os prazos necessários ao preparo, ultimação e remessa de inquéritos processuais; preparar o expediente; preparar certidões; acompanhar a autoridade policial, quando determinado, nas diligências extras; executar a escrituração de livros.

No dia a dia, é claro, outras atividades são de responsabilidades desses profissionais, mas você só vai descobrir quando ingressar no órgão.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Resumo

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!

notícias concurso pc al

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

 Concursos PúblicosConcurso PC ALCONCURSO PÚBLICOConcursos PúblicosPC ALconcurso estadualconcurso pc alconcursos estaduaispc al
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.