Mateus Melis • 14/10/2021
O edital do concurso da Polícia Civil de Minas Gerais (concurso PC MG) saiu no dia 9 de outubro para o cargo de escrivão. O certame oferece 398 vagas para a carreira, que exigem o nível superior de formação.
Além da prova objetiva e o TAF, os candidatos a vaga de escrivão também serão avaliados na prova prática de digitação.
Entre as atribuições do escrivão, o profissional necessita formalizar autos e termos de apreensões, depósitos, restituições, fianças, dentre outros previstos na legislação processual penal, utilizando-se de técnicas de digitação para isso.
A prova prática de digitação possui caráter eliminatório e será realizada em Belo Horizonte.
Conforme apresentado no edital, somente prosseguirão para a Prova Prática de Digitação os 1.191 candidatos de melhor pontuação habilitados na Prova de Conhecimento Objetiva.
Os candidatos necessitam aparecer ao local de prova com 1 hora de antecedência e precisam portar o documento de identidade indicado no ato da inscrição no concurso PC MG.
A prova prática de digitação será realizada em microcomputador desktop arquitetura Windows, teclado Português Brasil ABNT2 e Editor de Texto (writer do LibreOffice 6 ou superior, em plataforma Microsoft Windows).
Após a acomodação dos candidatos nas salas, será dado prazo de 5 minutos para o aquecimento e reconhecimento dos equipamentos.
Os candidatos ao cargo de escrivão no concurso PC MG receberão dos fiscais de sala um texto que deverá ser reproduzido. A duração do teste será de 5 minutos. O edital ressalta que não será dado tempo adicional.
Após a aplicação do teste, os fiscais realizarão a impressão dos textos que deverão ser assinados pelos candidatos. Aquele que se recusar a assinar o texto impresso será eliminado do concurso PC MG.
Será considerado apto o candidato que atingir 700 toques líquidos em 5 minutos. Os toques líquidos serão calculados levando-se em conta, no tempo estipulado, o número de toques brutos, diminuindo-se os erros cometidos.
Os textos reproduzidos pelos candidatos serão comparados com os textos originais. Serão consideradas as seguintes ocorrências:
A Fumarc ainda ressalta no edital que não será permitido durante a realização do teste:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.