Mateus Melis • 04/04/2022
Um novo concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul) pode acontecer ainda em 2022. De acordo com a diretora do órgão, delegada Nadini Tagliari Farias Anflor, há a expectativa de realização de novo edital neste ano.
A ideia, de acordo com a delegada, é que o novo certame possa ofertar vagas para os cargos de Delegado, Escrivão e Inspetor.
Com a possibilidade de um novo concurso PC RS, os candidatos já podem iniciar sua preparação rumo ao novo edital. Uma forma de começar estudos é observar o que foi cobrado no último concurso.
Confira agora as provas e etapas que foram realizadas no edital de 2018.
Conforme indicado no último edital, o concurso PC RS de 2018 foi realizado em duas etapas. A primeira etapa contou com as seguintes fases:
Já a segunda etapa consistiu pelo Curso de Formação Profissional.
A prova objetiva foi composta por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma única resposta correta.
Esta etapa foi dividida em duas partes:
A pontuação máxima de Língua Portuguesa foi de 30 pontos, enquanto que as pontuações das questões de conhecimentos específicos e redação foram de 50 e 20 pontos, respectivamente.
Para ser considerado aprovado, o candidato deveria acertar, no mínimo 18 questões de Língua Portuguesa e 48 questões de Conhecimentos Específicos.
Confira aqui o conteúdo programático do concurso PC RS
A redação valeu, ao todo, 20 pontos e foi de caráter eliminatório, sendo considerado aprovado o candidato que obtivesse, no mínimo, 12 pontos.
Para a correção da redação, a banca levou em consideração os seguintes critérios:
O tema escolhido para o concurso PC RS foi: A tecnologia e o cotidiano policial:
A prova de capacidade física foi realizada com objetivo de avaliar a questão física do candidato do concurso.
Foi considerado inapto o candidato que não alcançou o mínimo de 2 pontos em cada teste físico e a média aritmética mínima de 3 pontos nos seguintes testes:
Esta etapa foi realizada com base nos documentos que entregues pelos candidatos:
Esta etapa buscou coletar informações sobre a vida pregressa e atual e a conduta individual, social e profissional do candidato.
Foram considerados os seguintes fatos relevantes:
a) habitualidade em descumprir obrigações legítimas;
b) relacionamento ou exibição em público com pessoas de notórios e desabonadores antecedentes criminais;
c) vício de embriaguez;
d) uso de droga ilícita;
e) prática de ato atentatório à moral e aos bons costumes;
f) prática habitual de jogo proibido;
g) inquérito policial, termo circunstanciado, procedimento administrativo-disciplinar, sindicância e/ou ação penal, em andamento ou concluído com indiciamento ou condenação;
h) demissão de cargo público e destituição de cargo em comissão, no exercício da função pública, em qualquer órgão da administração, em qualquer esfera ou Poder;
i) existência de registros criminais;
j) declaração falsa ou omissão de registro relevante sobre sua vida pregressa;
k) outras condutas incompatíveis com a função policial.
Conforme consta em edital do concurso PC RS, os exames de saúde buscou avaliar a saúde dos candidatos para suportarem os exercícios a que foram submetidos durante o TAF e curso de formação.
Os candidatos precisaram providenciar, às suas expensas, os seguintes exames médicos:
Esta etapa procurou aferir, de fora objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.
Aqui o candidato ou foi considerado “apto” ao cargo ou então “inapto” ao cargo.
Conforme constou em edital, a análise da aptidão ou inaptidão do candidato estava relacionada às exigências do cargo e suas complexidades.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.