Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF: veja como fica a aposentadoria após reforma da Previdência

Concurso PCDF: veja como fica a aposentadoria após reforma da Previdência

A reforma de Previdência foi aprovada nesta terça-feira (22/10) e, com ela, diversas categorias terão novas regras na hora de se aposentarem. Entre elas, estão os policiais federais, agentes penitenciários, agentes socioeducativos e policiais civis do DF.

Mudanças na aposentadoria PC DF

A partir da reforma, a idade mínima para homens E mulheres é de 55 anos, com tempo mínimo de contribuição de 30 anos.

Os servidores atuais passarão pela regra de transição, ou seja, a aposentadoria terá idade mínima de 52 anos para mulheres e de 53 anos para homens. Já o pedágio é de 100% do tempo de contribuição para o tempo que faltar.

reforma pcdf

Quer entender melhor ponto por ponto? Confira nossa análise com os professores Arthur Lima e Ivan Kertzman (disponível a partir das 18h):

Reforma da Previdência foi aprovada

O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado por 60 votos favoráveis, na terça-feira (22/10), no Plenário. O painel de votação se iniciou às 18h06.

Na última etapa, os senadores não podiam mais modificar o texto, somente retirar trechos. Para ser aprovada, a reforma precisava ter, no mínimo, 49 votos favoráveis.

Dos destaques sugeridos pelos partidos PT, PDT, PROS e Rede; somente o do PT foi aceito. No entanto, foi realizado um acordo para que o destaque fosse regulamentado posteriormente por meio de projeto de lei complementar.

Concurso PCDF

O concurso PCDF para Escrivão está bastante quente e deve sair no final deste ano. Segundo última movimentação, só resta a elaboração do contato e assinatura da Cebraspe.

São 300 vagas destinadas para o cargo, que exige nível superior em qualquer área. Dessas, 225 são para ampla concorrência, 15 para Pcd e 60 para cota de Pretos e Pardos.

A remuneração inicial de um Escrivão é de R$ 8.698,78, mas pode chegar até R$ 13 mil no final de carreira.

A equipe de jornalismo do Direção Concursos obteve acesso exclusivo ao Projeto Básico do concurso. Saiba mais aqui.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.