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Concurso PCDF: LDO prevê 260 vagas para a área administrativa

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
16/12/2021, às 12:02 • 6 meses atrás

De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2022, aprovado no dia 15 de dezembro, há previsão de um novo concurso PCDF para a área administrativa.

Conforme o texto da LDO estão previstas 260 vagas, sendo:

  • 60 vagas para o cargo de Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis;
  • 200 vagas para o cargo de Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis.
Concurso PCDF área administrativa
Concurso PCDF área administrativa (imagem clicável)

Importante destacar que o edital foi autorizado em março de 2021. A autorização foi divulgada por meio do DODF (veja aqui).

A equipe de jornalismo do Direção Concursos entrou em contato com a PCDF e foi informada de que “o concurso foi autorizado e será realizado pela PCDF. Concurso para carreira de apoio policial (administrativo)”.

Veja maiores detalhes da resposta encaminhada clicando na imagem abaixo:

A autorização do novo concurso PCDF foi dada pela Secretaria de Economia. De acordo com a Pasta, o órgão autorizado deverá encaminhar o número de vagas e cargos do novo edital conforme as normas técnicas estabelecidas pelo GDF.

Caso o órgão atenda aos critérios exigidos pela Secretaria de Economia, este será o primeiro concurso PCDF para a área de apoio que atualmente, conforme a transparência do órgão, é ocupada por apenas 33 servidores.

senado e mais

Concurso PCDF: salários e requisitos da área administrativa

Conforme a portaria conjunta SEAP/PCDF, publicada no dia 28 de agosto de 2014, para concorrer aos cargos de gestor será necessário possuir formação de nível superior em áreas específicas e para analista, ensino médio.

Analista de apoio – especialidade agente administrativo
Escolaridade: ensino médio


Remuneração: R$ 2.964,00 para 30 horas e R$ 3.592,00 para 40 horas.


Descrição das atividades: Entre as atribuições gerais estão realizar atividades técnico-administrativas referentes a pessoal, desenvolvimento de pessoas, material, transporte, patrimônio, documentação, microfilmagem, comunicação e modernização; atender ao público; conferir, expedir e arquivar documentos produzidos e recebidos pela unidade de trabalho; controlar tramitação de expedientes e processos de interesse do setor de trabalho; organizar e manter arquivos e fichários de documentos referentes ao setor; operar microcomputadores e sistemas de informática.

Para Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis, as especialidades das funções são para diversas áreas com exigência de nível superior específico. São elas:

  • 1 – Analista de Informática – Área de Atuação: Banco de Dados;
  • 2 – Analista de Informática – Área de Atuação: Desenvolvimento de Sistemas;
  • 3 – Analista de Informática – Área de Atuação: Rede de Computadores;
  • 4 – Assistência Social;
  • 5 – Fisioterapia;
  • 6 – Nutrição;
  • 7 – Odontologia;
  • 8 – Pedagogia;
  • 9 – Psicologia.

Remuneração: R$ 4.656 para 30 horas e R$ 6.208 para 40 horas.

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Letícia Teixeira

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