![Imagem - Concurso PCDF: como estudar? [GUIA COMPLETO]](https://wordpress.direcaoconcursos.com.br/wp-content/uploads/2019/09/cropped-PCDF-COMO-ESTUDAR1.png)
O concurso PCDF está cada vez mais próximo. Com a proximidade dos editais de Agente e Escrivão, os concurseiros começam a ter dúvidas de como fazer uma boa preparação para os certames.
Nesta notícia, você saberá como estudar para o concurso PCDF, além de tomar nota das matérias mais importantes e dos pesos de cada uma das disciplinas do último edital.
Confira as matérias cobradas no concurso PCDF 2013
Agente PCDF
Conhecimentos básicos:
- Língua Portuguesa – 23 questões
- Noções de Informática – 15 questões
- Raciocínio Lógico – 15 questões
- Atualidades – 7 questões
Conhecimentos específicos:
- Direito Constitucional – 10 questões
- Direito Administrativo – 10 questões
- Direito Penal – 8 questões
- Direito Processual Penal – 13 questões
- Legislação Específica – 8 questões
- Legislação Extravagante – 11 questões
Escrivão PCDF
Conhecimentos básicos:
- Português – 17 questões
- Informática – 5 questões
- Raciocínio Lógico – 5 questões
- Atualidades – 2 questões
- Administração – 16 questões
- Estatística – 5 questões
Conhecimentos específicos:
- Direito Constitucional – 15 questões
- Direito Administrativo – 15 questões
- Direito Penal – 12 questões
- Direito Processual Penal – 8 questões
- Legislação Específica – 8 questões
- Legislação Extravagante – 12 questões
Importância das matérias – Agente PCDF
É fundamental ter conhecimento de como o Cespe organizou a prova do último concurso PCDF, em 2013. Vale lembrar que a empresa deve ser a mesma organizadora da seleção que está por vir.
Entre as matérias básicas, Português teve mais importância na nota final. No caso das disciplinas específicas, foi dado mais valor para Direito Processual Penal. É importante notar que todas as disciplinas tinham peso 1.

Outro ponto que o interessado no concurso Agente PCDF deve perceber é que duas matérias a mais serão cobradas em relação ao último edital: Legislação Orgânica do DF e Realidades do DF.
Além das matérias supracitadas, a prova de Agente ainda teve 25% dos pontos na questão discursiva, que consistiu de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.
Importância das matérias – Escrivão PCDF
Na prova de Escrivão, Português teve 14% da pontuação. Administração também teve um peso considerável (13%). Direito Constitucional e Direito Administrativo também foram bastante consideráveis.
Veja o quadro explicativo:

Outro ponto que o interessado no concurso Escrivão PCDF deve perceber é que duas matérias a mais serão cobradas em relação ao último edital: Legislação Orgânica do DF e Realidades do DF.
Além das matérias supracitadas, a prova de Escrivão ainda teve 14% dos pontos na questão discursiva, que consistiu da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.
Veja a comparação entre Agente e Escrivão PCDF em 2013
| Matéria | Agente | Escrivão |
| Português | SIM | SIM |
| Informática | SIM | SIM |
| Raciocínio Lógico | SIM | SIM |
| Direito Constitucional | SIM | SIM |
| Direito Administrativo | SIM | SIM |
| Direito Penal | SIM | SIM |
| Direito Processual Penal | SIM | SIM |
| Legislação Específica | SIM | SIM |
| Legislação Extravagante | SIM | SIM |
| Administração | NÃO | SIM |
| Estatística | NÃO | SIM |
Confira nossos cursos para Escrivão de Polícia e para Agente de Polícia
Nota de corte concurso PCDF 2013
Escrivão
Para Escrivão, as provas objetivas de continham 120 questões e tinham pontuação máxima de 120 pontos. Somadas a essa fase objetiva, havia ainda prova discursiva com valor de 20 pontos.
Portanto, o candidato poderia atingir a pontuação máxima de 140 pontos. Ao todo, 11.404 pessoas se inscreveram para disputar 98 vagas. Com isso, observe abaixo a nota de corte de diversas classificações:


Ao considerar que foram oferecidas 98 vagas para preenchimento imediato, a nota de corte ficou na casa dos 84,59, ou seja, um mínimo de 60% de aproveitamento na avaliação.
Agente
Para Agente, foram ofertadas 300 vagas e 28.472 candidatos se inscreveram. As provas também tinham 120 questões e uma etapa discursiva, que valia 40 pontos. Ou seja, o total possível era de 160 pontos.


Considerando que eram oferecidas 300 vagas, a nota de corte ficou entre 75% a 72% de aproveitamento em todas as etapas.
Estudo por questões
Sabe-se também que o estudo por questões é fundamental. Por isso, o Direção Concursos promove uma série de eventos desta natureza. Confira o vídeo abaixo:
Estude em um local apropriado
Com o intuito de facilitar a preparação do concurseiro, o Direção Concursos fechou parcerias com salas de estudo em diversos estados brasileiros.
O local de estudo pode ser um fator fundamental para que o candidato consiga sua aprovação. Por isso, buscamos locais que atendam aos principais anseios do estudante.
Os locais de estudo têm condições especiais para o aluno Gavião. É uma oportunidade que você não pode perder! Clique na imagem e veja mais!


Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: