Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: mais de 100 mil candidatos não realizaram a prova

Concurso PF: mais de 100 mil candidatos não realizaram a prova

O edital do concurso PF (Polícia Federal) contou com 321.615 mil inscrições no edital que ofereceu 1.500 vagas de nível superior e salários iniciais de até R$ 23 mil.

No entanto, pelo menos 100 mil inscritos não comparecerem aos locais da prova objetiva, aplicada em 23 de maio de 2021. De acordo com a empresa Cebraspe, organizadora do certame, a abstenção no concurso PF foi de 32,82%.

O percentual representa a ausência de 105.554 candidatos, o que reduz o número de concorrentes a 216.061. O número não foge dos padrões comumente registrados em provas objetivas de concursos públicos.

No último concurso da PF, por exemplo, foi registrado 30,73% de abstenção no edital, sendo 5.474 abstenções no cargo de delegado e 29.467 nos demais cargos.

Nas provas objetivas do concurso PRF, que também foram aplicadas pela banca Cebraspe, a abstenção foi muito próxima dos números registrados no edital para a Polícia Federal.

De acordo com a banca organizadora, 32,56% dos candidatos não compareceram aos locais de prova. Foram 304.330 inscritos, sendo que 99.089 dos inscritos não realizaram a etapa.

Gabarito extraoficial do concurso PF

A equipe do Direção Concursos, na noite do último dia 23 de maio, logo após a prova, promoveu uma série de eventos com os gabaritos extraoficiais feitos pelos professores da casa. Abaixo, você confere tudo:

Concurso PF: número de inscritos

De acordo com o Cebraspe, 321.014 candidatos disputaram uma das 1.500 (sem contar as 500 excedentes) nos cargos de agente, escrivão, papiloscopista e delegado. Não se sabe, ainda, o número de faltosos. Veja a distribuição por cargo:

  • Agente: 222.304
  • Escrivão: 53.486
  • Papiloscopista: 17.567
  • Delegado: 27.657

Todos os detalhes podem ser conferidos aqui!

Resumo edital PF

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho de passar em concurso público.

Agora você também vai poder aproveitar o Instagram para ficar ainda mais informado sobre todos os concursos voltados para a carreira policial. Basta seguir o perfil do Direção Policial e ativar as notificações: clique aqui e confira!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.