Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: o que pode e não pode levar para o local de provas? Veja!

Concurso PF: o que pode e não pode levar para o local de provas? Veja!

A aplicação das provas do concurso PF (Polícia Federal) estão confirmadas para o dia 23 de maio. Pelo menos até o presente momento. Se isso vai mudar, com as ações na Justiça pedindo a sua suspensão ou adiamento, só o tempo dirá.

O Edital nº 9, publicado em 14 de maio no site da banca Cebraspe, traz informações sobre o que pode e o que não pode levar para o local de provas. E candidato bem é aquele que vai preparado para todas as situações, não é?

Nesta matéria, você irá conferir, item a item, o que é permitido no local de provas. Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso? O Direção preparou um grupo no Telegram com as principais notícias.

CONFIRA TODOS OS NOSSOS CURSOS!

O que não pode levar para o concurso PF?

  • Segundo o item nº 5 do edital nº 9, será eliminado do concurso PF o candidato que estiver, no momento da realização da prova, portando aparelhos eletrônicos, como wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas e (ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e (ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e (ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens etc;
  • Também não são permitidos óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e (ou) borracha, quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.
  • Importante destacar que as máscaras de proteção facial não podem conter detalhes metálicos. Isso foi determinado no concurso PRF e deverá ser repetido no concurso PF.

Pode levar comida e bebida para o concurso PF?

  • A resposta é SIM! Porém, apenas são permitidos recipientes ou embalagens que sejam fabricados com material transparente (como garrafas de água, refrigerante e suco, e embalagens de alimentos diversos – (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc);

Que tipo de caneta será permitida?

  • Conforme prevê o edital de abertura do concurso PF, como item essencial para a resolução de provas, só é permitido portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente de qualquer marca.

Quais documentos serão aceitos no local de prova?

  • O candidato deve possuir os comprovante de inscrição ou de pagamento da taxa de inscrição e o documento de identidade original (carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional – ordens, conselhos etc. -; passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteiras de trabalho; carteiras de identidade do trabalhador; carteiras nacionais de habilitação em papel – somente o modelo com foto.

Quais documentos não serão aceitos no local de prova?

  • Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento; CPF; títulos eleitorais; carteira nacional de habilitação digital (modelo eletrônico) ou qualquer outro documento em formato eletrônico; carteiras de estudante; carteiras funcionais sem valor de identidade ou documentos ilegíveis, não identificáveis e(ou) danificados;
  • Também não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do
    documento.

Pode retirar a máscara nos locais de prova?

  • Ao analisar o item 4 do edital nº 9, verifica-se que é permitido levar comida e bebida. Sendo assim, por interpretação, o uso de máscaras só não será obrigatório nesses momentos pontuais;
  • Por outro lado, o item 7 do mesmo edital traz disposições sobre o uso das máscaras e informa que a permanência com ela deve ser durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação de provas, incluindo nos momentos em que for se retirar de sala para uso dos banheiros.

Posso usar face shield durante a prova do concurso PF?

De acordo com o manual de retomada de aplicação das provas pelo Cebraspe para o concurso PRF, o uso de face shield (protetor facial transparente) é permitido durante a realização das provas. O mesmo deverá ser permitido para o concurso PF. Veja:

Provas PRF - o que é permitido

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Saber fazer revisões é fundamental no seu ciclo de estudos. Em poucos minutos, o professor Ronaldo Fonseca te dá uma dica de como organizar as suas:

Resumo concurso Polícia Federal

notícias concurso pf (polícia federal)

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

 Concursos PúblicosConcurso PFconcurso polícia federalCONCURSO PÚBLICOConcursos PúblicosPFPolícia Federalconcurso federalconcurso pfconcurso pf 2021concurso polícia federalconcursos federaispolícia federal
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.