Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: veja a nota de corte de 2021

Concurso PF: veja a nota de corte de 2021

Com as provas do concurso PF aplicadas e o resultado divulgado, uma pergunta comum entre os concurseiros é sobre a nota de corte do certame.

De acordo com a lista ordenada de aprovados, confira qual foi o ponto de corte de cada um dos cargos ofertados:

  • Agente
    • Ampla: 75
    • Cotas Raciais: 68
  • Escrivão
    • Ampla: 66
    • Cotas Raciais: 59
  • Papiloscopista
    • Ampla: 64
    • Cotas Raciais: 55

Os dados podem mudar depois dos recursos das discursivas, mas o cenário final do concurso PF deve rodear os valores acima. O resultado do concurso PF ordenado, você encontra aqui!

Clique abaixo e faça parte da turma de recursos:

Nota de corte do último concurso PF

O último concurso Polícia Federal, organizado pela Cebrasp em 2018,, contou com diversas etapas, sendo as primeiras as provas objetivas e discursivas.

AGENTE

O número de vagas imediatas para Agente foi de 135 oportunidades dentro da Ampla Concorrência.

No entanto, o cálculo da nota de corte foi realizado por cima da quantidade de candidatos chamados para próxima etapas.

A etapa posterior às provas objetivas e discursivas era o Exame de Aptidão Física. Para o cargo de Agente, seriam chamados até o 540º colocado aprovado na etapa objetiva e discursiva.

Com isso, sobre a nota da prova objetiva (120 pontos), a nota de corte para Agente correspondeu a 56,6% de aproveitamento – 68 pontos.

Esta nota seria suficiente para ficar entre os 540 para entrar na próxima etapa.

ESCRIVÃO

Para Escrivão, seriam convocados os aprovados na etapa objetiva e discursiva até a 240ª colocação. Na época, foram ofertadas 60 oportunidades imediatas para Ampla Concorrência.

Com isso, a nota de corte sobre a prova objetiva (120 pontos) para Escrivão correspondeu a 40,8% de aproveitamento – 49 pontos.

Esta nota seria suficiente para ficar entre os 240 para entrar na próxima etapa.

PAPILOSCOPISTA

No último concurso PF, foram ofertadas 22 vagas imediatas na Ampla Concorrência para Papiloscopista. No entanto, seriam corrigidas 88 redações na etapa discursiva.

A prova objetiva valia, na época, 120 pontos e a discursiva valia 13 pontos.

Com isso, seria nota suficiente para entrar para as próximas etapas o candidato que tirasse a pontuação de 56,4 pontos. Ou seja, aproveitamento de 42%.

Lembrando que esta nota seria suficiente para ficar entre os 88 que teriam as provas corrigidas.

RESUMO

Logo, as notas de corte na etapa objetiva para passar para as próximas etapas foram as seguintes:

  • Escrivão: 40,8% de aproveitamento (49 pontos)
  • Agente: 56,6% de aproveitamento (68 pontos)
  • Papiloscopista: 42% de aproveitamento (56,4 pontos)

Importante lembrar que, neste cálculo, foi desconsiderado o valor da prova discursiva. As provas objetivas e discursivas somavam 133 pontos (120 objetiva + 13 na discursiva).

Sabe onde pode encontrar um material completo e direcionado para o novo edital da Polícia Federal? No pacote completo do Direção Concursos, confira:

cursos concurso PF

Nível de dificuldade PF 2021

As notas de corte do último concurso PF, apesar de servirem como um bom parâmetro, não representam um cópia do que pode acontecer nas provas deste ano.

Afinal, o nível de dificuldade das provas é outro fator que pode influenciar na nota final de corte do concurso público. Por isso, o jornalismo do Direção Concursos questionou os professores das matérias abrangidas nas provas do concurso PF para saber a opinião sobre o nível de dificuldade das questões.

Confira abaixo o que comentaram:

  • Química: “Achei mais fácil do que esperava. Estava esperando uma prova mais difícil”.
  • Biologia: “No caso da Biologia (papilo), a maioria das questões apresentaram nível de fácil para médio. A questão 98 e a 100 apresentavam nível de dificuldade maior. Acredito que a questão 100 trará polêmica, por exigir um conteúdo não previsto no edital, que é o conhecimento sobre a dinâmica infecciosa dos vírus sobre as células eucarióticas. A questão parece ser de membrana plasmática, mas não é”.
  • Arquivologia: “Esse edital tinha duas peculiaridades: conteúdo extenso e, além disso, conteúdos novos, que normalmente só caem para Arquivistas. Então, eu preparei os alunos para uma prova difícil e eu apostava que a banca cobraria os conteúdos novos. Entretanto, além da diminuição das questões (em 2018 e 2013 foram 12 questões), a banca fez uma prova tranquila, cobrou duas questões com os conteúdos novos e o resto das questões foram baseadas em conteúdos que já estamos acostumados”.
  • Informática: “Mais fácil do que em 2018, ainda mais se levarmos em conta que a nossa preparação foi acima do que veio em prova”.
  • Português: “Mais fácil”.
  • Constitucional: “Mais fácil”.
  • Legislação Especial: “Mesmo nível que a de 2018 para agente/escrivão. Prova de papilo estava mais difícil”.
  • Contabilidade: “Mais fácil que eu esperava. Mesmo nível da última prova”
  • Penal e Processual Penal: “Mesmo nível da última prova”
  • Raciocínio Lógico: “Mais fácil”
  • Estatística: “Mais difícil”
  • Direito Administrativo: “Mais fácil (uma questão a menos que a prova anterior)”.

Qual será a nota de corte PF 2021

Com isso, só será possível saber a nota de corte PF 2021 quando sair o resultado definitivo das provas aplicadas. No entanto, especialistas apostam que a nota de corte pode ser menor em 2021, se comparado com 2018.

É o que especialista em concursos públicos, professor Arthur Lima, pensa a respeito. O professor acredita que as notas de corte não devam ser muitas altas em 2021.

“Apesar de que alguns sites que estimam a nota de corte estejam prevendo que em 2021 elas serão mais elevadas, seguimos acreditando que isto não deve acontecer, com exceção do cargo de escrivão (ou papilo, o que teve corte de apenas 49), cujo corte em 2018 realmente foi muito baixo”, prevê.

Resumo concurso PF

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso polícia federal 1

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.