PUBLICIDADE

Concurso PF: Associação defende unificação de Agente e Escrivão

A unificação criará o cargo de Oficial de Polícia Federal (OPF)

Por

Torgan Magalhães
Compartilhe esta notícia
servidores públicos

O edital do concurso PF (Polícia Federal) está confirmado para 2025 e a Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (ANEPF) defendeu a unificação das carreiras de Escrivão e Agente do órgão!

A proposta é favorável à unificação das carreiras para a criação do cargo de Oficial de Polícia Federal (OPF). A mudança visa promover a modernização da instituição, valorizar os profissionais e aumentar a eficiência nas investigações,

Para a ANEPF, a separação entre Escrivão e Agente se deu em um contexto histórico extremamente ultrapassado e não se sustenta atualmente, por conta das tecnologias e da realidade investigativa. Veja, abaixo, os principais pontos da Associação:

  • “A proposta de unificação é inspirada em modelos modernos de forças policiais e deveria estar alinhada às discussões sobre a Lei Orgânica da Polícia Federal (LOPF).”
  • “Após a sanção da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (LONPC), diversos estados adotaram estruturas unificadas de cargos nas polícias civis. No Rio de Janeiro e no Paraná, por exemplo, os cargos estão praticamente unificados, restando apenas ajustes de nomenclatura e estrutura. Estados como Sergipe, Espírito Santo e Ceará concluíram integralmente essa transição.”
  • “A ANEPF também aponta que a unificação contribuirá para mitigar a histórica desvalorização do cargo de escrivão de Polícia Federal, marcada por episódios concretos de assédio moral institucional, restrições de acesso a treinamentos, limitações ao desenvolvimento funcional e questionamentos judiciais sobre a natureza policial do cargo.”

A unificação das carreiras está acontecendo em diversas policiais civis estaduais, como foi o caso do Tocantins, por conta da Lei Federal 14.745/2023.

O concurso PF terá a publicação de apenas um edital com mil vagas em 2025, com a convocação de mil excedentes em 2026.

As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:

  • Delegado: 120 vagas;
  • Perito: 69 vagas;
  • Agente: 630 vagas;
  • Escrivão: 160 vagas; e
  • Papiloscopista: 21 vagas.

O concurso da Polícia Federal para Agente de Polícia é um dos mais concorridos do país, com 1.000 vagas em 2025 e mais 1.000 excedentes em 2026! Este e-book é o seu guia para a carreira de Agente da PF, trazendo:

  • Requisitos e etapas do concurso.
  • Detalhes sobre provas, exames físicos e avaliações.
  • Pontos sobre as atribuições, salários e progressão de carreira.

Prepare-se de forma estratégica e aumente suas chances de aprovação.

Baixe agora o e-book GRATUITO e comece a estudar com o que realmente importa:

GARANTIR MEU MATERIAL GRATUITO!

Concurso PF: mil provimentos em 2025

Em consulta ao portal do Ministério da Gestão e Inovação, é possível conferir que o órgão atualizou a tabela de autorizações e provimentos do Poder Executivo Federal. Na ocasião, o edital da Polícia Federal foi incluído na tabela com mil vagas.

Por conta desta inclusão, entende-se que há possibilidade orçamentária para provimento dos aprovados no concurso ainda para 2025. Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) elaborou uma nota técnica que confirma a disponibilidade orçamentária para o concurso PF.

Com isso, a previsão que o edital seja publicado em agosto é afastada, pois o prazo seria curto, ou seja, o edital de abertura provavelmente sairá antes.

Concurso PF: sindicato prevê Cebraspe como banca

No dia 26 de março, o presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, informou que tudo indica que o Cebraspe será a banca organizadora do concurso PF para as carreiras oficiais.

As motivações para a indicação da banca foram:

  • Cebraspe é a banca do edital de administrativo;
  • Desde 1997 a banca organiza os editais da Polícia Federal;
  • Tempo curto para publicação do edital

Em contato com a Polícia Federal, o Direção Concursos obteve a informação de que ainda não há definição oficial sobre a banca organizadora do certame. Em suas redes sociais, o órgão informou que está trabalhando para que o edital de servidores policiais seja publicado o mais breve possível.

Vale destacar que a empresa será a organizadora do concurso para os cargos administrativos da PF.

Concurso PF: 2.035 cargos vagos

Em resposta à equipe de jornalismo do Direção Concursos, a Polícia Federal informou que conta com, atualmente, 2.035 vacâncias.

A carreira com o maior número de vacâncias é o de Agente, com 1.244 cargos vagos. Em contrapartida, o cargo de Papiloscopista conta com o menor número de vacâncias, com somente 24 cargos vagos. Veja a lista completa abaixo:

  • 294 cargos vagos de Delegado
  • 69 cargos vagos de Perito Criminal
  • 1.244 cargos vagos de Agente
  • 404 cargos vagos de Escrivão
  • 24 cargos vagos de Papiloscopista

Importante destacar que, apesar do cargo de Perito Criminal possuir 19 áreas de atuação, o código de vaga não é subdividido por área de especialização, mas sim por cargo. Assim, não é possível identificar nesta coordenação, em quais áreas da perícia estão as vagas.

Resumo

O caminho mais direto para sua aprovação está aqui

Pare de perder tempo com materiais incompletos! As assinaturas do Direção Concursos reúnem TUDO o que você precisa para sua aprovação em um único lugar: PDFs direcionados, videoaulas com os melhores professores, milhares de questões e suporte exclusivo.

Já ajudamos milhares de concurseiros a transformarem o sonho em realidade – pessoas comuns que hoje têm estabilidade e salários que mudaram completamente suas vidas. O segredo não é estudar mais, é estudar melhor com o material certo.

Sua aprovação está a apenas uma assinatura de distância. Não deixe essa oportunidade passar, confira:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso pf
Concurso publico
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
NACIONAL
pf2025
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Formado em jornalismo pelo Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.