
O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas, Ari Moutinho Júnior, suspendeu, cautelarmente, o concurso PM AM (Polícia Militar do Amazonas). A suspensão foi publicada no Diário Oficial do TCE desta quarta-feira, 2 de fevereiro.
A medida cautelar foi interposta pela Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do estado (SECEX), após manifestação feita na ouvidoria do órgão pelo presidente do Movimento das Pessoas com Deficiência do Amazonas, Frank de Amorim.
O ponto de questionamento do Movimento das Pessoas com Deficiência do estado fica em relação a não disponibilização de vagas para PCD´S no edital do concurso PM AM.
Conforme relatamos em janeiro, o comandante geral da força policial, Coronel Marcus Vinícius, explicou que o certame visa selecionar candidatos para desempenhar policiamento ostensivo nas ruas e que é necessário que seus agentes tenham aptidão física e mental para realizar suas funções institucionais. Confira mais aqui!
Na decisão que suspendeu o edital, o conselheiro do TCE listou, além da falta de vagas para PCD´S, outros pontos:
- Edital com mais vagas para futuros Oficiais do que vagas disponíveis (332 vagas disponíveis, 350 vagas disponibilizadas pelo edital);
- A não previsão de prova discursiva, redação em língua portuguesa e provas de títulos para todos os cargos;
- Escolha de capitais do Acre e Rondônia para realização das provas;
- Criação da “sala covid” para candidatos com temperatura superior a 37,8 ℃, que pode, na visão do conselheiro, implicar na exposição de pessoas doentes com não doentes, implicando em risco de saúde;
Confira mais pontos na decisão publicada no Diário do órgão!
Na decisão, o conselheiro ainda solicita a notificação da Polícia Militar do estado para atender a decisão, além de apresentar, no prazo mínimo de 15 dias, o posicionamento do órgão em relação aos pontos citados no documento.


Concurso PM AM – provas previstas para o próximo domingo
As provas do concurso PM AM, conforme consta no edital, estava prevista para ser aplicada no próximo domingo, 6 de fevereiro.
O certame oferta, ao todo, 1350 vagas para níveis médio e superior de formação. O concurso registrou mais de 100 mil inscrições.
Para o cargo de Aluno Soldado, a prova objetiva será aplicada no turno da manhã, das 08h às 11h30 (horário de Manaus). Já para os cargos de Aluno Oficial e Aluno Oficial Saúde, a prova objetiva será realizada no turno da tarde, das 15h às 19h30 (horário de Manaus).
Além da prova objetiva, o concurso ainda prevê as seguintes etapas:
- Avaliação Médica;
- Exame de aptidão física;
- Avaliação psicológica;
- Sindicância de Vida Pregressa; e
- Entrega de documentos.
Resumo
- Concurso PM AM
- Situação: edital publicado
- Cargos: Soldado, Oficial e Oficial de saúde
- Banca: FGV
- Escolaridade: nível médio e superior
- Número de vagas: 1.350
- Remuneração: até R$ 7.180,34
- Inscrições: 8/12 até 4/1
- Provas: 6/2
- Link do edital
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
