Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso PM CE: com edital próximo, veja atribuições dos cargos

Concurso PM CE: com edital próximo, veja atribuições dos cargos

O edital do concurso PM CE está cada vez mais próximo de ter edital publicado. Isso ficou ainda mais claro com o anúncio feito pelo governador Camilo Santana, em transmissão ao vivo no último dia 6 de julho nas redes sociais.

Segundo o mandatário do Executivo estadual, a abertura do certame será feita “nos próximos dias”. Serão 2.000 vagas para o cargo de soldado da corporação. Mas você sabe o que fazem os ocupantes desse cargo?

Nesta matéria você vai descobrir. Registra-se, porém, que a previsão era que a corporação também abrisse 200 vagas para o cargo de oficial, o que não foi mencionado por Santana.

cursos para concurso PM CE
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso PM CE: veja atribuições dos cargos

O último edital do concurso PM CE foi gerido pela banca Instituto AOCP em 2016 e trouxe disposições sobre as atribuições dos ocupantes do cargo de soldado, bem como as condições gerais de exercício da função. Confira:

  • Atribuições:
    • Executar o policiamento ostensivo, fardado, planejado pelas autoridades policiais competentes, com observância dos princípios da legalidade, hierarquia e disciplina, a fim de assegurar o cumprimento da lei, o respeito à cidadania, a manutenção da ordem pública, em todas as suas modalidades, para inibir os atos atentatórios contra pessoas, bens e meio ambiente, e assegurar o exercício dos poderes constituídos, atuando conforme as missões institucionais previstas nas Constituições Federal e Estadual, no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.729/2006 e suas alterações), no Código Disciplinar dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.407/2003) e nas demais normas legais e regulamentares aplicáveis aos policiais militares do Ceará, notadamente as editadas pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social e/ou pelo Coronel Comandante-Geral da Corporação, dentro de suas respectivas competências.
  • Condições para o exercício do cargo:
    • Trabalhar tendo contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, com sol ou chuva, a pé, montado, embarcado ou em veículos (bicicletas, carros, motos, etc.), em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos), em datas de feriados e finais de semana, além de atuar em condições de pressão e de risco, com possibilidade de contágio de moléstias e de morte em sua rotina de trabalho. A jornada é em regime de dedicação exclusiva, submetida à sistemática de expedientes e de plantões diurnos e noturnos, de longa duração, enquanto necessário for para finalizar o serviço policial.

O edital ainda deixa claro que o candidato que entrar em exercício na atividade deverá ter dedicação integral e exclusiva, visto que a função é incompatível com o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada.

Isso se dá devido à permanente expectativa de convocação dos policiais em situações excepcionais e emergenciais do cotidiano cearense.

Anteriormente, em 2013, a então banca Cespe (atual Cebraspe) tornou público o edital do concurso PM CE para o cargo de oficial. Para essa função, as atribuições previstas são as seguintes:

  • exercer a polícia ostensiva, preservar a ordem pública, proteger a incolumidade da pessoa e do patrimônio e garantir os poderes constituídos no regular desempenho de suas competências, cumprindo as requisições emanadas de qualquer destes, bem como exercer a atividade de polícia judiciária militar estadual, relativa aos crimes militares definidos em lei, atuando conforme as missões institucionais previstas nas Constituições Federal e Estadual, no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará e nas demais normas legais e regulamentares aplicáveis aos policiais militares do Ceará.

Concurso PM CE: panorama

O concurso PM CE tem previsão de oferta de 2.200 vagas (soldado e oficial), mas o certame citado pelo governador foi apenas o de Soldado, que terá 2 mil vagas.

A banca FGV foi escolhida como organizadora da seleção. Com isso definido, o próximo passo é a publicação do edital. Os aprovados terão remuneração inicial de remuneração inicial de R$ 3.134,58.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

Depoimento aprovado na PRF

“Não precisei ser um gênio para ser aprovado”, confira o depoimento de um aluno do Direção aprovado no concurso PRF:

Sua chance de estudar para a Caixa CHEGOU!

Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!

Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.

Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!

Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.

Resumo concurso PM CE

  • Situação: banca definida
  • Banca: FGV
  • Vagas: 2.000
  • Cargos: Soldado
  • Escolaridade: nível médio
  • Salários: até R$ 3.134,58
  • Link dos últimos editais: Soldado e Oficial

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

notícias concurso PM CE

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.