Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PM CE: comissão formada; 2,2 mil vagas e até R$ 3,1 mil iniciais

Concurso PM CE: comissão formada; 2,2 mil vagas e até R$ 3,1 mil iniciais

Outro órgão na área de segurança pública do Ceará que teve comissão formada em 24 de novembro foi o concurso PM CE, para o provimento de 2.200 vagas de soldados e oficiais.

Após as comissões, os próximos passos são elaborar o Projeto Básico, proceder ao processo licitatório para escolha de instituição organizadora, contratar a banca e publicado o edital.

Esse certame, juntamente com os concurso PC CE e PEFOCE deverá ter provas realizadas no primeiro semestre de 2021 e faz parte de um pacote de autorizações dadas este ano pelo governador Camilo Santana.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso PM CE: panorama

A partir do anúncio do novo concurso PM CE, muitos candidatos já começaram suas preparações em busca da garantia de uma das vagas. Como dito acima, as oportunidades são para soldados e oficiais.

Nas últimas seleções, aplicadas em 2013 e 2016, as provas foram regidas pelas bancas Cespe e Instituto AOCP. Os cargos de oficial e soldado exigem nível médio e superior, respectivamente.

Nesses anos, foram ofertadas 200 vagas para oficias e 4.200 vagas para soldados e, dentre outros requisitos de investidura nos cargos, era (e continua sendo) exigidas altura e idade mínima e máxima.

  • 18 anos mínimos no ato de inscrição no CFP e máxima de 30 anos;
  • Mínimo de 1,62m de altura para sexo masculino e 1,57m para sexo feminino.

Concurso PM CE: etapas e disciplinas

O concurso PM CE foi realizado em três fases, com várias etapas cada uma delas. A primeira fase foi de provas objetivas. A segunda, de inspeção de saúde e a terceira foi o Curso de Formação Profissional (CFP).

  • Prova Objetiva
  • Inspeção de Saúde, composto por:
    • a) Exame Médico,
    • b) Exame Biométrico,
    • c) Exame Odontológico,
    • d) Exame Toxicológico
  • Curso de Formação Profissional, composto por:
    • a) Avaliação Psicológica,
    • b) Avaliação de Capacidade Física,
    • c) Investigação Social

Soldado

Para o cargo de soldado, as provas objetivas cobraram as disciplinas de português (20), atualidades (10), raciocínio lógico (5), matemática (10), informática (15) e conhecimentos específicos (60).

Dentre os conteúdos exigidos na parte de conhecimentos específicos, estavam presentes os seguintes:

  • Legislação: Estatuto dos Militares do Estado do Ceará (Lei Estadual n°13.729/2006, e suas alterações até a data de publicação do Edital).
  • Código Disciplinar dos Militares do Estado do Ceará (Lei 13.407/2003 e suas alterações até a data de publicação do Edital).
  • Lei Complementar Estadual nº 98/2011 e suas alterações até a data de publicação do Edital.
  • Constituição Federal de 1988: Artigo 5º – Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e Artigo 144 – Capítulo III – Da Segurança Pública, com suas alterações até a data de publicação do Edital.

Oficial

Para o cargo de oficial, as provas objetivas cobraram as disciplinas de português, atualidades e raciocínio lógico (com 50 questões nessas três) e 70 itens divididos em administração, legislação militar estadual, administrativo, constitucional, penal, processo penal e extravagante.

Concurso PM CE: Teste de Aptidão Física

Os candidatos para ambos os cargos ainda tiveram que passar por provas de aptidão física, o famoso TAF. Nesse, os testes previstos no edital eram os seguintes listados logo mais:

  • Flexão abdominal
  • Corrida de 50 metros rasos (somente para Oficial)
  • Flexão de braço na barra fixa
  • Corrida de 12 minutos

Estude para o concurso PM CE com o PDF 2.0

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo

notícias concurso pm ce

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.