Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso PM CE: comissão formada; 2,2 mil vagas e até R$ 3,1 mil iniciais

Maurício Miranda Sá Maurício Miranda Sá comentários
25/11/2020, às 09:37 • 6 meses atrás

Outro órgão na área de segurança pública do Ceará que teve comissão formada em 24 de novembro foi o concurso PM CE, para o provimento de 2.200 vagas de soldados e oficiais.

Após as comissões, os próximos passos são elaborar o Projeto Básico, proceder ao processo licitatório para escolha de instituição organizadora, contratar a banca e publicado o edital.

Esse certame, juntamente com os concurso PC CE e PEFOCE deverá ter provas realizadas no primeiro semestre de 2021 e faz parte de um pacote de autorizações dadas este ano pelo governador Camilo Santana.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso PM CE: panorama

A partir do anúncio do novo concurso PM CE, muitos candidatos já começaram suas preparações em busca da garantia de uma das vagas. Como dito acima, as oportunidades são para soldados e oficiais.

Nas últimas seleções, aplicadas em 2013 e 2016, as provas foram regidas pelas bancas Cespe e Instituto AOCP. Os cargos de oficial e soldado exigem nível médio e superior, respectivamente.

Nesses anos, foram ofertadas 200 vagas para oficias e 4.200 vagas para soldados e, dentre outros requisitos de investidura nos cargos, era (e continua sendo) exigidas altura e idade mínima e máxima.

  • 18 anos mínimos no ato de inscrição no CFP e máxima de 30 anos;
  • Mínimo de 1,62m de altura para sexo masculino e 1,57m para sexo feminino.

Concurso PM CE: etapas e disciplinas

O concurso PM CE foi realizado em três fases, com várias etapas cada uma delas. A primeira fase foi de provas objetivas. A segunda, de inspeção de saúde e a terceira foi o Curso de Formação Profissional (CFP).

  • Prova Objetiva
  • Inspeção de Saúde, composto por:
    • a) Exame Médico,
    • b) Exame Biométrico,
    • c) Exame Odontológico,
    • d) Exame Toxicológico
  • Curso de Formação Profissional, composto por:
    • a) Avaliação Psicológica,
    • b) Avaliação de Capacidade Física,
    • c) Investigação Social

Soldado

Para o cargo de soldado, as provas objetivas cobraram as disciplinas de português (20), atualidades (10), raciocínio lógico (5), matemática (10), informática (15) e conhecimentos específicos (60).

Dentre os conteúdos exigidos na parte de conhecimentos específicos, estavam presentes os seguintes:

  • Legislação: Estatuto dos Militares do Estado do Ceará (Lei Estadual n°13.729/2006, e suas alterações até a data de publicação do Edital).
  • Código Disciplinar dos Militares do Estado do Ceará (Lei 13.407/2003 e suas alterações até a data de publicação do Edital).
  • Lei Complementar Estadual nº 98/2011 e suas alterações até a data de publicação do Edital.
  • Constituição Federal de 1988: Artigo 5º – Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e Artigo 144 – Capítulo III – Da Segurança Pública, com suas alterações até a data de publicação do Edital.

Oficial

Para o cargo de oficial, as provas objetivas cobraram as disciplinas de português, atualidades e raciocínio lógico (com 50 questões nessas três) e 70 itens divididos em administração, legislação militar estadual, administrativo, constitucional, penal, processo penal e extravagante.

Concurso PM CE: Teste de Aptidão Física

Os candidatos para ambos os cargos ainda tiveram que passar por provas de aptidão física, o famoso TAF. Nesse, os testes previstos no edital eram os seguintes listados logo mais:

  • Flexão abdominal
  • Corrida de 50 metros rasos (somente para Oficial)
  • Flexão de braço na barra fixa
  • Corrida de 12 minutos

Estude para o concurso PM CE com o PDF 2.0

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho de passar em concurso público.

Resumo

notícias concurso pm ce

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

carreira militar comissão formada concurso estadual concurso pm ce concurso Polícia Militar concursos estaduais concursos policiais concursos públicos PM CE

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.