Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PM ES: governador anuncia nova seleção na Assembleia Legislativa

Concurso PM ES: governador anuncia nova seleção na Assembleia Legislativa

Na noite da última segunda-feira (7/12), em evento na Assembleia Legislativa do Estado, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou que fará novo concurso PM ES (Polícia Militar do Espírito Santo).

Em seu discurso, Casagrande reafirmou a necessidade de recomposição dos efetivos em órgãos ligados à segurança pública e disse que pretende realizar “um concurso por ano”.

Além do anúncio do concurso PM ES, outros órgãos também foram contemplados com o anúncio, como o concurso PC ES e o concurso Bombeiros Militar. Confira abaixo.

  • Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Resolvemos esse concurso da polícia civil, militar e bombeiros, reabrimos o concurso de delegado, já que o que estava em andamento não tinha conserto. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019″, falou.
Cursos da área policial
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Concurso PM ES: panorama

O último concurso PM ES teve editais publicados pelo Instituto AOCP em 2018 e ofertou vagas para os cargos de oficial combatente, soldado músico e soldado. Somadas, as vagas eram em um total de 290.

  • Oficial combatente, com 30 vagas
  • Soldado, com 250 vagas
  • Soldado Músico, com 10 vagas

A remuneração paga aos ocupantes dos cargos variavam e estavam entre os valores de R$ 2.778,43 a R$ 5.823,07. Durante o curso de formação, porém, esse valor era menor.

Ambos os cargos exigiam nível médio de escolaridade, sendo esse um dos requisitos mais importantes para ingresso, junto com os de idade e atura. Confira:

  • Ter, no mínimo, 18 anos de idade na data de matrícula no Curso de Formação e, no máximo, 28 anos de idade no primeiro dia de inscrição no concurso;
  • Ter altura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) para homens e de 1,60m (um metro e sessenta centímetros) para mulheres;

Estude com o PDF 2.0

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Concurso PM ES: etapas e disciplinas

O concurso PM ES contou com 10 etapas distintas (11, no caso de soldado músico), sendo elas as seguintes:

  • Provas objetivas;
  • Entrega de documentação para aferição de idade;
  • TAF (Teste de Aptidão Física);
  • Exame psicossomático;
  • Prova prática de música ***
  • Investigação Social;
  • Avaliação de saúde;
  • Entrega de documentação para fins de classificação;
  • Matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • Curso de Formação Profissional
  • Resultado final.

Foram exigidos conhecimentos nas disciplinas de português, RLM, informática e conhecimentos específicos. A prova objetiva tinha 80 questões e você confere a disposição nos quadros abaixo.

Concurso PM ES: etapas e disciplinas
Concurso PM ES: etapas e disciplinas
Concurso PM ES: etapas e disciplinas

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo concurso PM ES

notícias concursos públicos
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.