Redação Direção Concursos • 07/10/2021
Um dos candidatos ao cargo de soldado da Polícia Militar de Minas Gerais faleceu na última quarta-feira (6/10) durante a realização do Teste de Aptidão Física (concurso PM MG), aplicado pela própria corporação.
O candidato Marcus Vinícius Teixeira tinha 20 anos de idade e veio a óbito durante a execução do teste de corrida de 2.400 metros, correspondente à última etapa do TAF.
De acordo com a nota publicada pela própria Polícia Militar de Minas Gerais, o candidato teve uma parada cardiorrespiratória e, apesar de ter recebido atendimento imediato, não resistiu.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o médico constatou o óbito. Foram feitas 15 tentativas de reanimação, sem sucesso. (concurso PM MG)
De acordo com o edital PM MG todos os candidatos deveriam apresentar Avaliação Médica (AM)/ Controle Fisiológico (CF), com data de até 30 dias de antecedência, atestando que estaria APTO para realização do Teste.
O Teste tem caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% de rendimento em cada modalidade para aprovação.
Para o Teste de corrida foram exigidos os seguintes índices:
As normas de execução do TAF estão estabelecidos por meio da Resolução no 4.642, de 28 de dezembro de 2017.
De acordo com o texto, o teste de corrida tem por objetivo mensurar indiretamente a capacidade aeróbica por intermédio da corrida de 2.400m.
Durante a execução são seguidos os seguintes procedimentos:
– A corrida de 2.400m metros deverá ser cumprida no menor tempo possível;
– a modalidade será realizada em pista fechada ou em local aberto adequado, cuja distância será devidamente aferida;
– o candidato deverá trajar vestuário adequado para a modalidade, não sendo permitido correr descalço;
– em caso de candidato militar, deverá apresentar-se conforme estabelecido no edital ou ato de convocação para o TCF;
– não será permitido o uso de acessórios pelo candidato, exceto óculos de grau e relógio, para realizar a modalidade;
– não será permitido ao candidato parar ou abandonar o trajeto e/ou local de execução da modalidade, sendo eliminado caso o faça;
– será permitida apenas uma tentativa. (concurso PM MG)
Observações:
– cada candidato receberá um número e cada vez que passar pela sua banca examinadora deve expressá-lo em voz alta;
– o candidato poderá utilizar relógio durante a prova, porém será considerada como marcação oficial aquela aferida pela comissão do concurso/processo seletivo.
O ex-aplicador da banca Cebraspe, Sérgio Cunha, detalhou como é feita a aplicação e cuidados que o candidato deve ter antes de executar os exercícios:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.