PUBLICIDADE
Larissa Lustoza • 18/06/2021
O Supremo Tribunal Federal (STF), em recente julgamento, declarou que é inconstitucional a emenda aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em que definiu a escolaridade do cargo de Oficial da PM MG (concurso PM MG) como de nível superior em Direito.
O entendimento dado pelo relator do caso, o ministro Gilmar Mendes, houve uma violação do princípio da separação dos poderes.
“A emenda constitucional em questão, ao dispor sobre regime jurídico de servidores públicos, violou a separação de Poderes. A inovação no regime jurídico da carreira dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais e a criação do requisito para ingresso no Quadro de Oficiais da Polícia Militar é tema reservado à iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo”, entendeu o ministro.
A emenda em questão que foi considerada inconstitucional foi aprovada pela AL MG em 2010 e acrescentava dois parágrafos ao artigo 142 da Constituição do Estado de Minas Gerais.
Os itens exigia o título de bacharel em Direito e aprovação em concurso público para ingresso no quadro de Oficiais na Polícia Militar de Minas Gerais.
Um novo concurso PM MG para Oficiais é aguardado para ter edital publicado em breve. A última seleção exigiu bacharelado em Direito e foi realizado em 2019.
Ao todo, são esperadas 120 vagas para Oficial no próximo edital do concurso PM MG. O certame para Soldado já foi publicado e está com as inscrições abertas.
Interessados em uma das 1.653 vagas do concurso PM MG já podem realizar a inscrição por meio do site da própria instituição.
O prazo seguirá aberto até o dia 14 de julho de 2021, já as provas objetivas estão marcadas para a data prevista de 15 de agosto.
O salário inicial do Soldado no concurso PMMG é, atualmente, de R$ 3.962,23, de acordo com o edital. O aprovado terá jornada de 40 horas semanais após o curso de formação.
O concurso é dividido em duas fases. Na primeira, haverá prova objetiva com questões de português, direito penal, direito constitucional, direito penal militar, direitos humanos, legislação e estatística. Na segunda fase, os candidatos passam por avaliação psicológica e física.
OFICIAL
SOLDADO
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.