Juliane Freitas • 20/10/2023
A realização do concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco) se aproxima a cada dia e o Direção Concursos obteve acesso ao projeto básico com mais detalhes sobre o certame!
É importante destacar que a banca organizadora já está contratada, sendo o Instituto AOCP o responsável pelo concurso, que ofertará 2.700 para a PM e outras 660 oportunidades para o Corpo de Bombeiros do estado.
Além disso, a previsão do governo estadual é que o edital seja publicado no mês de novembro!
Confira, nessa matéria, todos os detalhes do projeto básico do concurso PM PE!
Confira os cursos do Direção para o concurso PM PE. A MELHOR PREPARAÇÃO para você garantir o seu nome entre os aprovados. Clique no botão abaixo e saiba mais!
QUERO SER APROVADO NO EDITAL PM PE!
O projeto básico confirma o quantitativo já anunciado, anteriormente, de 3.360 vagas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado.
Confira como será a distribuição das vagas:
O percentual de 5% será destinado à pessoa com deficiência.
A estimativa é que o certame registre cerca de 150 mil candidatos inscritos. Veja:
É importante destacar que os candidatos poderão fazer a inscrição para mais de um cargo, desde que não haja choque de data/turno de aplicação da respectiva prova e que efetue os respectivos pagamentos das taxas de inscrição.
O termo de referência ainda reforça quais serão os requisitos exigidos para cada cargo. Confira:
O salários dos aprovados no concurso PM PE serão os seguintes:
Em relação à jornada de trabalho, está será fixada em 08 horas diárias ou 40 (quarenta) horas semanais, ressalvadas as jornadas especiais, em regime de plantão, que observarão a proporcionalidade limite de 1/3 – uma hora de trabalho, para três de descanso.
Segundo o projeto básico, os candidatos serão avaliados a partir da realização das seguintes etapas:
As provas objetivas serão constituídas de 70 (setenta) questões para Oficiais e 60 (sessenta) questões para Praças, abrangendo conhecimentos básicos e específicos a serem definidos no edital de abertura.
Cada questão conterá 5 alternativas e apenas uma resposta correta.
A prova discursiva, para Oficiais e Praças, será composta de 01 (uma) redação dissertativa.
Somente serão corrigidas as provas discursivas (redação) dos candidatos aprovados nas provas objetivas até 06 (seis) vezes o número de vagas previstas em edital, para todos os cargos.
Dessa forma, o número de redações corrigidas será:
As provas para os cargos de Praça da Polícia Militar e Bombeiro serão aplicadas nas seguintes cidades:
Já para os cargos de Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros, as provas serão aplicadas apenas na cidade de Recife. Os Exames Médicos, Exames de Aptidão Física e a Avaliação Psicológica também serão realizados apenas em Recife para todos os cargos.
Clique aqui para conferir o projeto básico do concurso PM PE, na íntegra!
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.