Maurício Miranda Sá • 22/09/2021
A manhã do dia 21 de setembro deixou os concurseiros da área policial em polvorosa. O concurso PM SP (Polícia Militar de São Paulo) foi autorizado para 5.400 vagas. Pensando nisso, o Direção mostra detalhes do último edital.
Nesta matéria, você irá conferir detalhes importantes que foram exigidos dos candidatos no ano de 2019, quando o órgão abriu 2.700 vagas para o cargo de Soldado PM de 2ª Classe.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!
O último edital do concurso PM SP foi publicado pela banca Vunesp em 2019, com oferta de 2.700 vagas no cargo de Soldado PM de 2ª Classe, destinadas a candidatos do sexo masculino e feminino.
Dentre as atribuições da função colocada em disputa no certame estão as seguintes, listadas logo abaixo:
Os requisitos exigidos dos concorrentes para disputarem uma daquelas vagas foram (veja que há requisito mínimo e máximo de idade, além de altura mínima):
As provas do concurso PM SP foram aplicadas em alguns municípios paulistas. Veja quais:
Além das provas objetivas, os candidatos a uma das vagas passaram por outras etapas, como provas dissertativas, TAF (Teste de Aptidão Física), exame de saúde, exame psicológicos, avaliação de conduta social e análise de documentos.
As provas objetivas foram compostas de 60 questões de múltipla escolha, com a cobrança das seguintes matérias:
A prova dissertativa, por sua vez, foi composta de uma redação, na qual se esperava que o candidato produzisse uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares.
Os testes de aptidão física (TAF), tiveram caráter eliminatório, e foram compostos, além da aferição de altura, pelos seguintes testes:
Cada um dos testes previstos no concurso PM SP teve a pontuação compreendida entre 10 e 100 pontos que, caso não observadas, acarretaram na eliminação do candidato.
Para que fosse considerado apto nessa etapa, foi necessário alcançar, no mínimo, a marca correspondente a 10 pontos em cada um dos testes e 201 pontos no somatório geral obtido nos quatro testes.
O candidato que não obtivesse o índice mínimo em determinado teste, conforme descrito, excetuada a prova de corrida de 12 minutos, teve a opção de repetir, por uma única vez e no mesmo dia, a execução do respectivo teste, no mínimo cinco minutos após a realização do primeiro.
Abaixo, você irá conferir quais foram os conteúdos exigidos em cada uma das disciplinas previstas no concurso PM SP de 2019. Veja:
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2. Sinônimos e antônimos.
3. Sentido próprio e figurado das palavras.
4. Pontuação.
5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
6. Concordância verbal e nominal. 7. Regência verbal e nominal.
8. Colocação pronominal.
9. Crase.
MATEMÁTICA
1. Números inteiros: operações e propriedades.
2. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades.
3. Mínimo múltiplo comum. 4. Razão e proporção.
5. Porcentagem.
6. Regra de três simples.
7. Média aritmética simples.
8. Equação do 1o grau.
9. Sistema de equações do 1o grau.
10. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. 11. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.
12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras. 13. Raciocínio lógico.
14. Resolução de situações-problema.
CONHECIMENTOS GERAIS
1. HISTÓRIA GERAL
1.1. Primeira Guerra Mundial.
1.2. O nazifascismo e a Segunda Guerra Mundial. 1.3. A Guerra Fria.
1.4. Globalização e as políticas neoliberais. 2. HISTÓRIA DO BRASIL
2.1. A Revolução de 1930 e a Era Vargas. 2.2. As Constituições Republicanas.
2.3. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar. 2.4. A abertura política e a redemocratização do Brasil.
3. GEOGRAFIA GERAL
3.1. A nova ordem mundial, o espaço geopolítico e a globalização. 3.2. Os principais problemas ambientais.
4. GEOGRAFIA DO BRASIL
4.1. A natureza brasileira (relevo, hidrografia, clima e vegetação).
4.2. A população: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos.
4.3. As atividades econômicas: industrialização e urbanização, fontes de energia e
agropecuária.
4.4. Os impactos ambientais.
5. ATUALIDADES
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de 6 (seis) meses anteriores à publicação deste Edital, divulgados na mídia local e/ou nacional.
NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA
1. MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010.
2. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.
3. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.
4. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.
5. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos.
6. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1. CONSTITUIÇÃO FEDERAL
1.1. Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais:
1.1.1. Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos;
1.1.2. Capítulo IV – Dos Direitos Políticos.
1.2. Título III – Da Organização do Estado:
1.2.1. Capítulo VII – Da Administração Pública:
1.2.1.1. Seção I – Disposições Gerais;
1.2.1.2. Seção III – Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. 1.3. Título V – Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas:
1.3.1. Capítulo III – Da Segurança Pública.
2. CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO 2.1. Título II – Da Organização e Poderes:
2.1.1. Capítulo III – Do Poder Executivo;
2.1.2. Capítulo IV – Do Poder Judiciário:
2.1.2.1. Seção V – Do Tribunal de Justiça Militar e dos Conselhos de Justiça Militar.
2.3. Título III – Da Organização do Estado: 2.3.1. Capítulo I – Da Administração Pública: 2.3.1.1. Seção I – Disposições Gerais;
2.3.2. Capítulo II – Dos Servidores Públicos do Estado: 2.3.2.1. Seção I – Dos Servidores Públicos Civis; 2.3.2.2. Seção II – Dos Servidores Públicos Militares; 2.3.3. Capítulo III – Da Segurança Pública:
2.3.3.1. Seção I – Disposições Gerais;
2.3.3.2. Seção III – Da Polícia Militar.
3. LEI FEDERAL No 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação;
3.1. DECRETO no 58.052/12 – Regulamenta a Lei no 12.527/11, que regula o acesso a informações, e dá providências correlatas.
Na manhã do dia 21 de setembro, o governador de São Paulo João Dória assinou a autorização para o provimento de 5.400 vagas no concurso PM SP (Polícia Militar de São Paulo). O cargo ofertado exigirá apenas o nível médio de escolaridade.
As vagas serão distribuídas em 2.700 para ingresso em junho de 2022 e as demais 2.700 para janeiro de 2023. O candidato ingressará como soldado 2ª Classe. A Vunesp será,, novamente, a banca organizadora.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.