Lorena Rodrigues • 08/12/2022
O concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) já tem banca definida e pode ter documento de abertura publicado em breve! Por isso, nesta matéria você irá conferir os cinco tópicos mais importantes do edital, segundo o professor Rafael Valle!
Mas antes de partir para os tópicos mais relevantes, confira o status do certame:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O professor explica que é importante que o candidato não deixe de conferir o conteúdo programático do certame. Segundo ele, como o último concurso PMDF ocorreu em 2018, as tendências de grandes mudanças no documento são baixas. “Se eu fosse chutar uma nova matéria, eu apostaria em informática”, ressalta.
Ele explica que em 2018 a banca apostou em uma prova com disciplinas bem divididas e destaca que há cerca de 90% de chance da prova ser de múltipla escolha.
Confira o último conteúdo programático do último certame e o percentual de matérias:
De acordo com o professor, cinco cobranças foram muito relevantes no último edital, são elas:
Rafael explica que metade das questões da disciplina de Língua Portuguesa foram só sobre Compreensão e Interpretação de Texto.
“Embora a disciplina de Língua Portuguesa tenha vindo com oito questões e tenha sido a disciplina mais importante, curiosamente, a metade das questões foram só de compreensão e interpretação de texto. Além disso, em língua inglesa tivemos 50% das questões da mesma forma”, destaca.
Segundo o professor, o tópico mais contrastante de todo o edital foi a cobrança exata de questões sobre Crimes Militares em Direito Penal Militar. Ele ressalta que 80% das questões da matéria abordaram esse tema específico.
Rafael destaca que na última prova, também houve uma cobrança contrastante no que diz respeito a matéria de Legislação Específica.
“50% de todas as questões abordaram sobre LODF (Lei Orgânica do DF), portanto deve ser um tópico de muita relevância para a próxima prova”, destaca.
A aplicação de questões sobre as disciplinas de Lei Penal e Teoria do Crime também foram tópicos presentes. “Com certeza teremos um caso contado pela AOCP em que o candidato vai precisar julgar e acertar. As questões mais difíceis de Direito Penal, certamente estarão dentro da parte de Teoria do Crime”, completa.
De acordo com o professor, as cobranças sobre Legislação mais presentes na última prova foram sobre a Lei Maria da Penha e Tráfico Ilícito de Entorpecentes.
“Não recomendo o estudo de Legislação antes de sair o edital, mas se você já estiver num nível mais avançado, pode estudar algumas que podem estar na sua prova, como a Lei Maria da Penha, Tráfico ilícito de entorpecentes, Crimes de Tortura e Abuso de Autoridade”, reforça.
Confira o vídeo completo na íntegra!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.