
Mais um capítulo sobre a suspensão do concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) foi registrado nesta quinta-feira, 27 de julho.
Dessa vez, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se manifestou, recomendando que não haja a diminuição da nota mínima para aprovação na prova objetiva.
Isso porque, de acordo com o órgão, a flexibilização da nota de corte viola diversos princípios constitucionais como legalidade, impessoalidade e vinculação ao edital do certame.
O MPDFT solicitou ao comandante-geral da PMDF que informe sobre o cumprimento da recomendação no prazo de 10 dias.
Confira trechos da recomendação do MPDFT:


Relembrando o caso: o edital do concurso PMDF oferta 2.100 vagas para Soldado, sendo 1.890 vagas para homens e 210 vagas para mulheres. Ocorre que nem todas as vagas para o sexo masculino foram preenchidas, já que os candidatos não alcançaram o mínimo de 60% de aproveitamento na nota da prova objetiva, exigido em edital.
Por outro lado, diversas candidatas do sexo feminino obtiveram a pontuação mínima para aprovação na prova objetiva e pedem que um maior número de redações sejam corrigidas.
Além disso, outra polêmica envolve os métodos de pontuação da banca organizadora, o Instituto AOCP, que não teria realizado corretamente o ajuste proporcional da pontuação após a anulação de questões.
No início de julho, o andamento do certame foi suspenso devido ao impasse em relação à redução do percentual mínimo de aprovação na prova objetiva.
Posteriormente, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou a retificação do edital, que foi atendida pela PMDF. Entretanto, naquela ocasião, o certame não foi retomado.
No último 26 de julho, a discussão foi levantada no Tribunal de Contas do Distrito Federal e alguns conselheiros se manifestaram contra a diminuição da nota mínima para a aprovação dos candidatos e, dessa forma, o edital ainda permanece suspenso.
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM
Panorama do concurso PMDF
O certame ofertou, ao todo, 2.100 vagas para a carreira de Soldado, distribuídas da seguinte forma:
- 700 vagas imediatas
- 1.400 vagas cadastro reserva
A carreira exige o nível superior de formação, idade entre 18 e 30 anos, além de altura mínima de 1,65 m (homens) ou 1,60 m (mulheres).
As provas objetivas do concurso PMDF foram aplicadas no dia 21/5 para mais de 35 mil inscritos.
Além das provas objetiva e discursiva, os candidatos também serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Teste de Aptidão Física;
- Avaliação Médica e Odontológica;
- Avaliação Psicológica; e
- Sindicância da Vida Pregressa e Investigação Social.
O salário inicial do aprovado (após o curso de formação) será de R$ 5.336,96.
Resumo do concurso PMDF
- Banca organizadora: Instituto AOCP
- Cargo ofertado: Soldado
- Escolaridade: nível superior
- Salários iniciais: de até R$ 6,9 mil (com benefícios)
- Vagas: 2.100 (entre imediatas e cadastro reserva)
- Edital
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
