Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso PMDF: o que é preciso para ser um PM no DF?

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
04/10/2021, às 18:30 • 3 meses atrás

Um novo concurso público para a Polícia Militar do Distrito Federal (concurso PMDF) foi anunciado para 2022, de acordo com o próprio comandante-geral.

“A previsão é que a gente autorize no ano que vem, mandando agora, para fazer o concurso no ano quem e para que a gente inicie o Curso de Formação em 2023”, afirmou.

A previsão é de vagas tanto para praças quanto oficiais. Por isso, saiba o que é preciso para ser um praça ou oficial para participar do próximo concurso PMDF:

O que é preciso para ser um PM no DF?

Para ser um PM no DF, independentemente do cargo, é preciso que ter nível superior completo. Além disso, a idade máxima é de 30 anos até a data de inscrição no concurso PMDF e alturas mínimas de 1,65m para os candidatos do sexo masculino e 1,60m para as candidatos do sexo feminino.

Confira abaixo os requisitos descritos no último edital PMDF:

  • Ter nacionalidade brasileira.
  • Estar quite com as obrigações do serviço militar, mediante a apresentação de certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar obrigatório, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Apresentar, até a data de inclusão na PMDF, diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • Ter, no mínimo, 18 anos de idade até a data da inclusão na PMDF.
  • Ter, no máximo, 30 anos de idade (não ter completado trinta e um anos) até a data da inscrição no concurso público, em conformidade com a Lei nº 7.289/1984 (Estatuto dos Policiais Militares da Polícia Militar do Distrito Federal), alterada pela Lei nº 12.086/2009.
  • Para fins de atendimento do subitem, será considerada a idade do candidato no momento de realização de sua
    inscrição
    , ou seja, na data de pagamento da taxa de inscrição ou na data em que foi publicada a homologação do seu pedido de isenção e atribuição de número de inscrição.
  • A verificação do atendimento ou não dos limites legais de idade ao tempo do envio do requerimento de inscrição será feita quando da presença do candidato para a realização da etapa de testes de aptidão física, mediante apresentação do documento de identidade original. O candidato que estiver fora dos limites legais de idade será excluído do certame, sem direito a restituição do valor pago a título de taxa de inscrição.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e no gozo dos direitos civis e políticos.
  • Ter, descalço e descoberto, a altura mínima de 1,65m para os candidatos do sexo masculino, e 1,60m para os candidatos do sexo feminino, em conformidade com a Lei nº 7.289/1984 (Estatuto dos Policiais Militares da Polícia Militar do Distrito Federal), alterada pela Lei nº 11.134/2005.
  • A verificação da altura mínima exigida será feita quando da realização da etapa de testes de aptidão física, mediante
    medição da exata estatura do candidato com os pés nus e a cabeça descoberta. O candidato que estiver fora dos limites legais de altura será excluído do certame, sem direito a restituição do valor pago a título de taxa de inscrição.
  • Não ser ex-aluno de estabelecimento de ensino militar, policial militar, policial civil, policial federal ou bombeiro
    militar, desligado por motivos disciplinares.
  • Não ter sido dispensado ou licenciado das Forças Armadas ou Auxiliares, por motivo considerado incompatível com
    as exigências para o CFP, nos termos deste edital.
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo com categoria tipo “B” no ato da convocação para o
    ingresso na PMDF e matrícula no CFP (somente o modelo aprovado pelo artigo 159, da Lei nº 9.503/1997 CTB).
  • Gozar de boa saúde, ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo e ser considerado apto nos testes toxicológicos, aferidos na etapa de exames biométricos e avaliação médica.
  • Possuir características psicológicas compatíveis com as atribuições do cargo de Policial Militar, aferidas na etapa de
    avaliação psicológica.
  • Ter conduta irrepreensível e idoneidade moral inatacável, as quais serão apuradas por meio de sindicância da vida
    pregressa e investigação social.
  • Ter sido aprovado em todas as etapas e classificado no presente concurso público dentro do número de vagas.
  • Não estar cumprindo sanção criminal ou possuir antecedentes criminais ou morais que contraindiquem o seu ingresso na PMDF.
  • Não estar cumprindo ou não ter cumprido sanção por improbidade administrativa, aplicada pelo Poder Judiciário ou pela Administração Pública Federal, Distrital, Estadual ou Municipal.
  • Cumprir as demais previsões contidas neste edital, nos demais editais a serem publicados relacionados ao presente
    concurso público e na legislação em vigor.
  • Apresentar outros documentos que se fizerem necessários à época da matrícula no CFP.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

cursos concurso pmdf

Resumo concurso PMDF

Coragem para mudar de vida

A retomada e a publicação de importantes editais já são aguardadas para 2022. São esperadas mais de 236 mil vagas e pelo menos 170 editais.

Para que você saia na frente da concorrência, o Direção e o QConcursos colocaram o preço da Assinatura Ilimitada no chão! Tenha coragem para mudar de vida em 2022. Seja ilimitado!

concursos publicos
concurso pmdf edital pmdf

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.