Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PMDF: decisão judicial suspende alteração no TAF feminino!

Concurso PMDF: decisão judicial suspende alteração no TAF feminino!

Atenção, candidatos do Concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal)! Na última segunda-feira (25), o juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, Daniel Eduardo Branco Carnacchioni, suspendeu a retificação do edital referente ao aumento de 2.100 para 2.200 metros  na corrida das participantes do sexo feminino.

Neste mesmo sentido, houve também a redução de 2.600 metros para 2.400 metros no teste de aptIdão física (TAF) dos candidatos do sexo masculino.

Como justificativa, Daniel Carnacchioni reforçou a falta de “motivação técnica ou científica” na mudança, indicando uma possível “discriminação indireta” ao elevar a quantidade de metros no exame. O período de 12 minutos para o percurso foi mantido.

“A aplicação das novas regras, após a retificação do edital, trouxe efeitos nocivos à questão do gênero, submeteu às candidatas mulheres a situação fática, que as impediu de competir, em igualdade de condições, com os homens”, pontuou o magistrado na ocasião.

Lembrando que a decisão foi tomada em resposta a ação de uma candidata que percorreu os 2.100 metros em 12 minutos, mas não obteve a aprovação.

Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM

Panorama do concurso PMDF

Publicado em 2023 pelo Instituto AOCP, o edital do concurso PMDF lança mão de 2.100 vagas para Soldado, distribuídas da seguinte forma:

  • 700 vagas imediatas
  • 1.400 vagas cadastro reserva

As provas objetivas foram aplicadas no dia 21/5 para mais de 35 mil inscritos. Além dela, o certame conta com teste de aptidão física, avaliação médica e odontológica; avaliação psicológica; e sindicância da vida pregressa e investigação social.

Após o curso de formação, os futuros aprovados receberão o salário mensal de R$ 5.336,96.

Resumo do concurso PMDF

  • Situação: retomado
  • Banca organizadora: Instituto AOCP
  • Vagas: 2.100 (entre imediatas e cadastro reserva)
  • Cargo ofertado: Soldado
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários iniciais: de até R$ 6,9 mil (com benefícios)
  • Edital

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Adriele Silva

Adriele Silva

Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.