Wanessa Alves • 12/09/2023
O diretor Geral de Pessoal da PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro), Claúdio de Bessa Halicki, publicou nesta terça-feira, 12 de setembro, a instauração de processo administrativo contra a banca organizadora do concurso PMERJ, Ibade (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo).
De acordo com o documento, o processo será conduzido pela Tenente Coronel Iris Milena da Cunha Ramos, que terá 20 dias corridos para concluir o trabalho. Confira a decisão:
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM
Em 27 de agosto, durante a aplicação das provas objetivas do concurso PMERJ, foram registradas diversas polêmicas. Muitos candidatos relataram nas mídias sociais irregularidades durante a aplicação do exame.
Foram registradas ocorrências de uso de aparelhos celulares nas salas, falta de sacos plásticos fornecidos pela banca, além da ausência de detectores de metais.
Além das polêmicas citadas acima, ainda foi realizada a Operação “Aqui Não”, que cumpriu 19 mandados de prisão por diversos motivos, como roubo e receptação. Entre os presos está um ex-policial militar estadual, que foi detido em flagrante por falsidade ideológica e tentativa de fraude ao concurso.
À época, ao portal G1, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou que a decisão pelo cancelamento das provas objetivas se deu em respeito aos candidatos que não se envolveram nas polêmicas.
“Contratamos uma empresa para realizar um concurso e o que vimos no último fim de semana é inadmissível. Diante do que foi amplamente mostrado nas redes sociais, e em respeito aos candidatos que agiram corretamente, não me resta alternativa que não seja cancelar a prova objetiva”, afirmou Cláudio Castro ao G1.
O governo estadual iniciou uma sindicância para apurar as polêmicas e ainda notificou o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE), a banca organizadora do concurso PMERJ.
Conforme divulgado pelo Direção Concursos, o certame registrou 119.599 inscrições. A prova objetiva do concurso exigiu conhecimento nas seguintes áreas:
O salário inicial do aprovado será de:
Para ingressar na carreira é preciso possuir:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.