Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Polícia Federal: diretor-geral reforça intenção de editais anuais

Concurso Polícia Federal: diretor-geral reforça intenção de editais anuais

Os concurseiros da área policial têm grandes expectativas em torno da realização de um novo concurso Polícia Federal e o diretor-geral da PF, Andrei Passos, voltou a comentar sobre a intenção de haver concursos anuais para a instituição.

Ao ser questionado sobre a previsão de novo concurso Polícia Federal, o diretor-geral lembrou que já foi solicitado ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) o certame para cargos administrativos, com pedido de mais de 700 vagas. A entrevista foi concedida ao canal UOL nesta sexta-feira, 25 de agosto.

Além disso, Andrei Passos reforçou a intenção de realizar concursos anuais para a recomposição do quadro policiais federais.

“Um pleito nosso é que a Polícia Federal tenha concursos anuais, concursos periódicos, com menor quantidade de vagas, mas concursos periódicos de maneira que a gente consiga sempre não só repor aqueles quadros que vão se aposentando, mas também, incrementar o nosso efetivo que, hoje, é de apenas 15 mil servidores. Então, é uma proposta nossa que eu espero que seja aprovada pelo governo”, destacou Andrei Passos.

Por fim, o diretor-geral explicou que somente poderá propor a realização de um novo concurso após a homologação do último edital, que foi publicado em 2021 e ainda está em andamento. Atualmente os aprovados estão participando do curso de formação, previsto para se encerrar no dia 5 de setembro.

No mês de julho de 2023, o ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia levantado a possibilidade de realização de certames anuais para a recomposição do quadro de servidores.

Vale lembrar que, recentemente, o presidente Lula, também mencionou a intenção de aumentar o quantitativo de policiais federais através da realização de mais concursos públicos, o que pode indicar a boa vontade do governo federal em aceitar a proposta do dirigente da PF.

Confira o trecho em que o diretor-geral da PF comenta sobre o concurso Polícia Federal:

O Direção Concursos oferece cursos completos para o próximo concurso Polícia Federal. O material tem garantia infinita. Ou seja: será atualizado até a data da próxima prova.

CURSOS COMPLETOS PARA A POLÍCIA FEDERAL

Último concurso Polícia Federal

O último concurso Polícia Federal teve seu edital publicado em 2021 pela banca Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 1.500 vagas para os seguintes cargos:

  • Delegado de Polícia Federal: 123 vagas;
  • Agente de Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão de Polícia Federal: 400 vagas; e
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Além das 1.500 oportunidades ofertadas inicialmente no certame, o órgão já realizou a convocação de 625 excedentes. Com a convocação dos 201 excedentes, o número de ingressantes na força policial será de 2.326 aprovados.

O salário inicial do aprovado no concurso Polícia Federal será de (já com os 9% de reajuste aprovado pelo governo federal):

  • Delegado de Polícia Federal: R$ 25.825,08;
  • Agente, Escrivão e Papiloscopista: R$ 13.649,52.

Resumo do concurso Polícia Federal

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.