Maurício Miranda Sá • 19/05/2021
Mais um cargo policial da esfera federal pode sair do papel. O Projeto de Lei (PL) 1786/2021, de autoria da senadora Rose de Freitas, busca regulamentar a carreira de policial ferroviário (concurso Polícia Ferroviária).
Em seus argumentos, Rose de Freitas afirma que a carreira, está prevista na Constituição (artigo 144, inciso III), nunca foi, de fato, implementada.
O PL ainda prevê que a remuneração desses profissionais giraria entre os valores de R$ 8.630 e R$ 13.756,93. Vale ressaltar que, se o projeto for aprovado e sancionado, os ocupantes do cargo deverão passar pelo concurso Polícia Ferroviária.
As informações acerca dos requisitos para posse no cargo de policial ferroviário estão previstos no PL. Também são previstas as fases do pretenso concurso público.
Para ingresso no cargo de Policial Ferroviário Federal, além dos requisitos exigidos no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei 8.112/1990), o candidato deverá:
O concurso Polícia Ferroviária será composto, de acordo com o PL, de duas fases. A primeira terá as etapas de provas de conhecimentos, provas de títulos, avaliações médicas, físicas e psicotécnicas.
A segunda, por sua vez, será o estágio experimental, que terá prazo mínimo de três e máximo de seis meses, mediante ato de designação do Ministro da Justiça e Segurança Pública conforme regulamentação específica.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.