Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Polícia Penal AC: Ministério Público quer edital com 454 vagas

Concurso Polícia Penal AC: Ministério Público quer edital com 454 vagas

O Ministério Público do Acre entrou com uma Ação Civil Pública solicitando a abertura de um novo concurso Polícia Penal para o Acre. O pedido feito pelo MP requer 454 vagas ao todo em 2022.

O prazo foi levado em consideração a Lei Complementar 173/2020, que traz novas determinações sobre a realização de concursos públicos durante até o dia 31 de dezembro de 2021.

Para que a seleção ocorra, o promotor Tales Fonseca Tranin solicitou que o Poder Judiciário emitisse uma ordem de que o orçamento para a seleção esteja reservado para 2022.

Um relatório do Instituto de Administração Penitenciária do Acre foi utilizado como base, em que apontou que uma quantidade insuficiente de profissionais no desempenho da função de Policial Penal.

Segundo os dados, há 1.304 policiais penais, sendo 1.171 para efetivos, 133 provisórios, 17 afastados e 11 cedidos.

A Polícia Penal do Acre foi oficialmente criada pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovada em dezembro de 2019. Na época, a aprovação foi celebrada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre.

Último concurso Polícia Penal ocorreu em 2007

O último concurso para Agente Penitenciário (atualmente, Policial Penal) do Acre ocorreu em 2007. Na época, seleção foi organizada pelo Cespe e exigia somente nível médio completo.

Na época, foram ofertadas 880 vagas ao todo, distribuídas por 98 oportunidades para mulheres e 782 para homens. Candidatos passaram pelas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva
  • Prova de Aptidão Física
  • Exames Médicos
  • Investigação Social e Criminal

As provas objetivas eram formadas por 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Confira abaixo o conteúdo cobrado em cada setor:

CONHECIMENTOS BÁSICOS

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Atualidades
  • Raciocínio Lógico

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

  • Direito Constitucional
  • Direito Penal
  • Execução Penal

Outro concurso Polícia Penal para ficar de olho

Enquanto o concurso Polícia Penal AC fica previsto para 2022, outra seleção para outro estado está cada vez mais quente. É o concurso Polícia Penal de Minas Gerais.

O projeto básico para a contratação da empresa organizadora está em elaboração. A previsão é de 2.240 vagas para Agente Penitenciário, que exige somente nível médio.

A previsão é que o concurso tenha edital publicado ainda este ano. Ou seja, é tempo de começar a se preparar. Conheça os cursos do Direção Concursos para o concurso Polícia Penal MG:

concurso polícia penal 3
Confira os cursos do Direção para este concurso

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concurso polícia penal 2
concurso polícia penal 1

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.