Torgan Magalhães • 02/10/2024
O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que pede o fim da divisão por gênero no concurso Polícia Penal GO!
De acordo com o PT, a destinação de até 20% das vagas para o sexo feminino e o mínimo de 80% para o sexo masculino é considerada inconstitucional por não atender ao artigo 5° da Constituição Federal, que informa que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza…” e ao artigo 7°, que proíbe o critério de admissão por motivo de sexo.
Com isso, o partido deseja que a liminar seja concedida por conta do certame ainda estar em andamento e o resultado preliminar da prova objetiva estar previsto para ser divulgado no dia 21 de outubro. O relator da ADI será o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
O advogado especialista em concursos públicos, Renan Freitas, explicou que o ministro do STF poderá ter dois entendimentos para indeferir ou deferir a liminar proposta pelo Partido dos Trabalhadores.
Na ADI 7480, o ministro Alexandre de Moraes também era o relator. E ele entendeu que haveria a possibilidade de limitar o acesso de mulher ou de homem em alguns cargos, e ele deu o exemplo no cargo da polícia penal, serviço penitenciário. Porque havia a necessidade de fazer revistas íntimas.
Acontece que o próprio ministro estabeleceu que essa diferenciação ou discriminação deveria ser respaldada por um estudo técnico. E isso não temos, ou parece que não temos, na Polícia Penal de Goiás. Pode ser que o ministro entenda que há uma justificativa razoável de limitar o ingresso da mulher o ingresso da mulher em 20% e negue os efeitos da liminar, como pode ser possível que pela ausência desse estudo, ele defira a liminar requisitada.
Diz Renan Freitas.
Importante lembrar que um grupo de mais de 800 candidatas se mobilizou para buscar a classificação de todas as concorrentes no concurso Polícia Penal GO.
Veja o pedido de ADI feito pelo Partido dos Trabalhadores na íntegra!
Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!
Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:
QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!
O concurso Polícia Penal GO é organizado pela IBFC e oferta 1.600 vagas de Policial Penal. As oportunidades são distribuídas da seguinte forma:
Os candidatos estão sendo avaliados por meio das seguintes etapas:
Vale destacar que não há limite de idade para ingresso no cargo de Policial Penal de Goiás.
No mês dos Professores, todos os nossos especialistas se juntaram para te presentear! 🎁
Você poderá participar de aulas exclusivas para sair do ZERO até a aprovação, tendo acesso a:
Além disso, eles irão liberar durante todo o mês de outubro, descontos imperdíveis para que você possa ter em mãos tudo o que irá precisar em cada etapa da sua jornada!
Porque com o Direção Concursos, o ensino transforma seu sonho em realidade! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.