Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Polícia Penal TO: governo trabalha por criação através de PEC

Concurso Polícia Penal TO: governo trabalha por criação através de PEC

Mais um órgão de Polícia Penal pode estar nascendo no Brasil (concurso Polícia Penal TO). Segundo as últimas informações, o governo do Tocantins enviou PEC à casa legislativa buscando a criação do novo órgão.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi protocolada na última quinta-feira (15). Caso aprovada, Tocantins terá mais um concurso público para o provimento desses novos cargos.

O quadro de servidores do futuro órgão será composto pelos atuais agentes penitenciários e novos policiais penais, os quais serão responsáveis pelo sistema prisional local.

concurso polícia penal to
Confira os cursos do Direção para concursos públicos da área policial

Concurso Polícia Penal TO: a proposta

A proposta do governo do Tocantins vem ao encontro da nova redação dada à Constituição Federal, que teve alteração em 2019 instituindo as polícias penais federal, estaduais e municipais.

Assim, a Constituição Estadual passará por uma adequação, para estar em consonância com o novo dispositivo previsto na Carta Magna nacional, que prevê a transformação de agentes penitenciários em policiais penais, além de deixar a cargo dos estados a responsabilidade de sua regulamentação.

Governador

Mauro Carlesse, governador do Tocantins, discursou sobre a importância da PEC que trata da Polícia Penal TO e falou da valorização dos servidores públicos.

  • “Dentro das possibilidades, essa gestão tem buscado as maneiras corretas de valorizar cada vez mais o servidor público. Essa PEC é mais uma delas que atende à demanda de uma categoria de extrema importância para toda a sociedade tocantinense”.

Secretário

Convergindo com as palavras do governador, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, também falou sobre a proposta.

  • “Demos mais um passo rumo à regulamentação da instituição, que vem garantindo não só a segurança interna das unidades penais, mas também a responsabilidade na execução penal, o compromisso com a ressocialização e a garantia da segurança à toda a sociedade”.

Para a regulamentação, o secretário afirmou que já há grupo de trabalho focado nessa função.

  • “Temos realizado reuniões periódicas para tratar de assuntos voltados ao interesse da categoria. Na próxima terça-feira (20), será realizado um novo encontro para deliberar os trabalhos a fim de garantir celeridade na regulamentação da carreira dos servidores do Sistema Penal após votação da PEC na AL”.

Concurso Polícia Penal TO: valorização agente de execução penal

Marcondes Marques Marciano, agente de execuções penais, acredita que a transformação do órgão em Polícia Penal será um grande avanço para a categoria.

Marciano faz parte do grupo de trabalho que irá promover os estudos visando à regulamentação da categoria (concurso Polícia Penal TO). O servidor acredita em reconhecimento.

  • “Sou integrante do Grupo de Trabalho da Polícia Penal, nos âmbitos estadual e nacional, e o que temos acompanhado é que todos os outros estados da Federação estão alinhados, lutando em prol dessa causa. Hoje, a notícia de que a PEC foi protocolada na Assembleia Legislativa do Tocantins nos deixa otimistas com relação à garantia dos nossos direitos”, afirmou.

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Concurso Polícia Penal TO: último edital

O último edital que se tem informação para provimento dos cargos da Defesa Social e Segurança Penitenciária do Tocantins é de 2014, organizado pela Funcab.

Foram 1.217 vagas destinadas a vários cargos, dentre eles técnico em defesa social e técnico socioeducador. Esses cargos exigiam apenas o nível médio de escolaridade. O edital ainda previu diversos cargos de nível superior.

À época, foram cobradas 65 questões de múltipla escolha nas disciplinas listadas a seguir, a depender do nível de escolaridade do cargo almejado pelo candidato. Confira.

Cargos de nível superior e nível médio

  • Português
  • Atualidades
  • Ética
  • Direitos Humanos
  • Conhecimentos Específicos (por cargo)
Cargos de nível superior e nível médio polícia penal to

Naquele ano os salários iniciais giravam entre os valores de R$ 2.326,82 a R$ 3.656,43, para uma jornada de trabalho de até 40h semanais.

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

assinatura ilimitada concurso polícia penal to

Resumo Concurso Polícia Penal TO

notícias concurso polícia penal to

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.