Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Policial RS: governador reforça necessidade de efetivos

Concurso Policial RS: governador reforça necessidade de efetivos

Durante coletiva de imprensa para informar a queda do número de homicídios em 2023, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reforçou a necessidade de novo concurso Policial RS!

De acordo com o governador, o número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) teve uma queda, no ano de 2023 de 6,3% em relação a 2022. No entanto, o mesmo ressaltou que, ao observar a série histórica, foram entregues cada vez menos policiais ao longo dos anos.

Eduardo Leite justificou que, por conta da crise fiscal enfrentada pelo estado, o Rio Grande do Sul não tinha condições de repor o efetivo que se aposentava. Com isso, para poder sanar esse problema, o governador informou que alguns nomeados nos últimos certames serão chamados e que novos concursos policiais RS serão programados.

Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM

Panorama concurso Policial RS

Veja, abaixo, a situação dos concursos policiais do Rio Grande do Sul!

Concurso Policial RS – Brigada Militar RS

A comissão do concurso Brigada Militar RS está formada desde junho de 2023. O grupo está responsável por cuidar dos trâmites do novo concurso Brigada RS, como definição de vagas, além de auxiliar na escolha da banca que ficará responsável pelo edital.

Ainda não há detalhes sobre as vagas e os cargos que serão contemplados no novo certame. O último edital Brigada RS foi publicado em 2021 e ofertou 4 mil vagas para a carreira de Praças de Polícia Ostensiva – Soldado nível III.

O salário inicial do aprovado (após o curso de formação) foi de R$ 4.689,23.

Concurso PC RS

Citado no Projeto de Lei Orçamentário Anual de 2024, o concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul) é aguardado para uxiliar na recomposição do quadro de servidores, que sofreu uma queda nos últimos anos após o aumento do índice de exonerações.

Segundo o levantamento feito pelo Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul (Ugeirm), 91 policiais civis solicitaram exoneração entre  janeiro de 2022 e outubro de 2023. O número supera a soma dos cinco anos anteriores.

O sindicato informou que o principal motivo para o alto número de exonerações é que boa parte dos policiais vão prestar outros concursos para carreiras onde são melhores remunerados, como o Judiciário.

O último edital, publicado em 2017, dispôs de 1.200 vagas para ambos os cargos mencionados. No ano seguinte, em 2018, foram disponibilizados 100 vagas para delegado.

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.