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Edital do concurso Prefeitura de Piracicaba publicado! 50 vagas

Edital do concurso Prefeitura de Piracicaba publicado! 50 vagas

Mais um edital foi publicado na cidade de São Paulo, agora com atuação na Prefeitura de Piracicaba! Serão oferecidas 50 oportunidades de nível médio para o cargo de Escriturário.

Veja o resumo do certame:

  • Banca: Vunesp
  • Cargos: Escriturário
  • Vagas: 50
  • Escolaridade: nível médio
  • Taxa de inscrição: R$ 67,90
  • Salário: até R$ 2.621
  • Inscrições: 27/2 a 5/4
  • Provas: 7/5
  • Edital

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Cargos e vagas do concurso Prefeitura de Piracicaba

Como falado acima, serão oferecidas 50 vagas para o cargo de Escriturário, que exige nível médio de formação, veja a distribuição:

  • Escriturário: AC 37 // PCD 3 // AFRO 10

Foi descrito no edital que os aprovados do concurso farão jus a salários iniciais no valor de R$ 2.621,19 e cumprirão carga horária de 200 horas mensais.

Inscrições do concurso Prefeitura de Piracicaba

O prazo para se inscrever começa às 10h do dia 27 de fevereiro até o dia 5 de abril no site da Vunesp, banca organizadora. A taxa de inscrição é de R$ 67,90.

Para homologar a participação, o boleto bancário deve ser pago até o dia 6 de abril.

Caso seja do interesse do candidato, a solicitação da isenção de taxa deve ser feita entre os dias 27 de fevereiro e 7 de abril.

Provas do concurso Prefeitura de Piracicaba

As avaliações do processo seletivo estão previstas para o dia 7 de maio no município de Piracicaba/SP. A prova terá três horas de duração e será no período da manhã.

Segundo o edital, a prova será composta por 50 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada. Confira na tabela a relação de matéria e questões:

Será considerado habilitado, na prova objetiva, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos (100 pontos valor total) e não zerar na prova de Noções de Informática.

Confira a baixo o conteúdo programático:

CONHECIMENTOS GERAIS

  • Língua Portuguesa:
    • Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
    • Sinônimos e antônimos.
    • Sentido próprio e figurado das palavras.
    • Pontuação.
    • Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
    • Concordância verbal e nominal.
    • Regência verbal e nominal.
    • Colocação pronominal.
    • Crase.
  • Matemática:
    • Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal;
    • Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum;
    • Porcentagem;
    • Razão e proporção;
    • Regra de três simples ou composta;
    • Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau;
    • Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa;
    • Relação entre grandezas – tabela ou gráfico;
    • Tratamento da informação – média aritmética simples;
    • Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
  • Noções de Informática:
    • MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016.
    • MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.
    • MS-Excel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas e funções, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.
    • MS-PowerPoint 2016: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.
    • Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos.
    • Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

  • Rotina administrativa: Conhecimentos básicos de Administração Pública: princípios constitucionais da Administração Pública; princípios explícitos e implícitos; ética na Administração Pública; organização administrativa.
  • Organização de arquivos: conceitos fundamentais da arquivologia. Gestão de documentos. Protocolo. Tipos de arquivo.
  • Organização do trabalho na repartição pública: utilização da agenda, uso e manutenção
  • preventiva de equipamentos, economia de suprimentos.
  • Comunicação interpessoal e solução de conflitos.
  • Relações pessoais no ambiente de trabalho: hierarquia. Excelência no atendimento ao cidadão; o enfoque na qualidade; o atendimento presencial e por telefone.
  • Redação oficial: Documentos oficiais, tipos, composição e estrutura. Aspectos gerais da redação oficial.
  • Correspondência oficial: definição, formalidade e padronização; impessoalidade, linguagem dos atos e comunicações oficiais (ofício, e-mail, mensagem), concisão e clareza, editoração de textos (Manual de Redação da Presidência da República – 3ª edição, revista, atualizada e ampliada)

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Maria Eduarda Prado

Maria Eduarda Prado

Estagiária de Jornalismo no Direção Concursos.

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