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Juliane Freitas • 14/10/2022
A prefeitura de Luziânia (GO) publicou edital de concurso público, ofertando 321 vagas imediatas, além de 1.605 oportunidades em cadastro reserva, para a área da Educação do município.
Em síntese, as principais informações são:
Acompanhe também em vídeo a análise completa do edital:
Confira, a seguir, mais detalhes desta oportunidade:
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De acordo com o edita, são ofertadas 321 vagas imediatas, além de 1.605 oportunidades em cadastro reserva, para o cargo de Professor I.
Em relação à remuneração, os aprovados no certame farão jus ao salário inicial de R$ 3.845,63.
Veja, detalhadamente, no quadro abaixo:
Os interessados poderão realizar as inscrições no período entre 18 de novembro e 07 de dezembro de 2022. A taxa de participação é de R$ 120,00.
No ato da convocação, os aprovados deverão comprovar os seguintes requisitos:
O concurso público será realizado em três etapas:
A Primeira Etapa consistirá na realização de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com pontuação máxima de 70 (setenta) pontos.
Será aprovado na Primeira Etapa o candidato que obtiver nota igual ou superior a 35 (trinta e cinco) pontos na Prova Objetiva.
A Segunda Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na Prova Discursiva, a ser realizada na mesma data da Prova Objetiva e cuja pontuação máxima é de 20 (setenta) pontos. Será aprovado na Segunda Etapa o candidato que obtiver a nota mínima de 10 (dez) pontos.
A Terceira Etapa, de caráter classificatório, apenas, consistirá na Prova de Títulos.
As provas objetivas e discursiva serão realizadas na provável data de 18 de dezembro de 2022.
A prova objetiva será de múltipla escolha e cada questão conterá 04 (quatro) alternativas para resposta, sendo que apenas 01 (uma) deverá ser assinalada como correta.
Confira, a seguir, como será a estrutura das provas:
Veja qual será o conteúdo cobrado nas provas objetivas:
LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão e interpretação de textos. Características dos diversos gêneros textuais. Tipologia textual. Sequências narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva, injuntiva e dialogal. Elementos de coesão e coerência textual. Funções da linguagem. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Crase. Emprego e descrição das classes de palavras. Sintaxe da oração e do período. Ênfase em concordância e regência. Significação das palavras e inferência lexical através do contexto. Paráfrase.
MATEMÁTICA
Números naturais e operações fracionárias e decimais. Expressão numérica e algébrica. Conjuntos. MMC e MDC. Razão. Proporção. Regra de três. Porcentagem. Juros Simples e Juros Compostos. Equação do 1o. e 2o. graus. Progressões. Estatística básica. Análise Combinatória: Permutação, Arranjos, Combinação. Probabilidade. Medidas de Comprimento e Superfície. Medidas de volume e Capacidade. Medida de Massa. Noções de lógica.
CONHECIMENTOS GERAIS
História e Geografia do Estado de Goiás. Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Estado de Goiás. Formação econômica de Goiás: mineração e pecuária. Modernização da agricultura: impactos na economia goiana. Urbanização e mudanças sociais em Goiás. A construção de Goiânia e a nova dinâmica econômica de Goiás. Partidos políticos e democracia: o fim do regime militar e a ordem política em Goiás. A cultura goiana. Diferenças regionais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Processo de ensinar e aprender. Pedagogia da Infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da infância, Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil. Alfabetização e letramento. Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A formação do pensamento lógico da criança. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. A função social da alfabetização. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização. A função social da escola pública contemporânea. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança. A brincadeira e o desenvolvimento infantil. Fundamentos da Educação. Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas. Relações socioeconômicas e político-culturais da educação. Educação em direitos humanos, democracia e cidadania. A função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Didática e organização do ensino. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. Novas tecnologias da informação e comunicação, e sua contribuição com a prática pedagógica. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. O Sistema Nacional de Ensino: Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069/90. Lei nº 10.639/03 – História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): orientações didáticas, natureza, objetivos e conteúdos propostos. Base Nacional Curricular Comum – BNCC. Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação. Lei no 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Políticas Públicas para a Educação Básica. Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Clique aqui para conferir o cronograma previsto para o certame!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
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