
Um sonho que começou na infância e se tornou realidade na vida adulta. Leandro Cezar, aprovado no concurso PRF, quase pensou em desistir de seguir uma carreira policial, mas o coração falou mais alto.
Tudo começou quando Leandro tinha por volta de catorze a quinze anos, quando viu um panfleto de cursos para as Forças Armadas e aquilo “mexeu” com ele.
O recém-aprovado até foi atrás da Escola de Cadetes, mas largou depois. Anos depois, Leandro foi aprovado em um concurso na área administrativo e ficou por lá por muitos anos.
Mas foi em 2019 que o sonho retornou, quando o edital do concurso PRF foi publicado. Na época, Leandro pensou: “. “É minha oportunidade de voltar para a área que meu coração arde mais”.
Infelizmente, não conseguiu ser aprovado naquele ano, mas ele não desistiu e decidiu investigar onde havia errado. Quando surgiu o edital de 2020, ele mudou de tática.
“Eu fui num método mais simples. Para mim, estava faltando a prática. Eu pratiquei muito pouco no concurso de 2019”, avaliou.
Leandro nunca se considerou uma pessoa extremamente inteligente, sempre foi mediano. No entanto, tem outras qualidades. “Sempre fui disciplinado e esforçado”, declarou.
Além disso, trazia um pouco da bagagem de concursos anteriores, o que o ajudou na rotina de estudos, mas tudo tinha a base de muito esforço e estudos.
A rotina, porém, mudou. Teve que se privar de prazeres, deixar de lado reuniões com amigos, família e esposa. “Todos entenderam, porque sabiam do meu desejo e da minha vontade”, revelou.
Com o novo método de estudo e usando a Assinatura Ilimitada do Direção Concursos para estudar para o concurso PRF, Leandro começou a praticar mais e não me importava de errar. Ele criou um caderno de erros, o qual aprendia mais a cada ponto fraco.
“Foi uma das ferramentas úteis que eu vi. Eu separava por matérias e eu anotava a literalidade da questão onde eu errei e depois justificava com minhas palavras, qual lei, qual legislação, o que eu estava errado”, explicou o método.
Agora, Leandro espera pelo dia de segurar a Glock. “Esse sonho de trabalhar na Segurança Pública, de ser policial, a gente vai vencendo todas as etapas”, refletiu. “Depois de oito anos trabalhando na área administrativa, eu quero a estrada, o patrulhamento”.
Com o sonho realizado, a sensação do dia que viu o nome da lista dos aprovados do concurso PRF ainda está no peito. “Foi uma sensação de alívio, de conforto”, lembrou. “Quando eu vi, foi uma sensação de alegria que, olha, é imperdível”.
Confira o restante da entrevista abaixo:
Resumo concurso PRF
- Banca do concurso PRF: Cebraspe
- Vagas: 1.500 (+ 500 excedentes em 2022)
- Cargos: Policial Rodoviário Federal
- Escolaridade: nível superior
- Salários: iniciais de R$ 9.899,88
- Link do edital

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
