Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso PRF: conheça Elton Carlos, primeiro colocado e aluno do Direção Concursos

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
28/05/2021, às 20:40 • 2 semanas atrás

Estudando nas horas que tinha antes de trabalhar, quando chegava em casa e dividindo o tempo com o filho e a esposa. Esta era a rotina de Elton Carlos, primeiro colocado no concurso PRF e aluno do Direção Concursos.

Morador de Sorriso (MT) e com 32 anos, o propósito de se tornar um PRF veio desde o último concurso PRF, cujo edital foi publicado em 2018.

Naquele ano, Elton não foi aprovado, mas o sonho de se tornar um Policial Rodoviário Federal permaneceu. Desde aquele edital, ele dedicava ao menos 2 horas do dia para as matérias cobradas.

Assim que as notícias de um próximo concurso público começaram a surgir, ele aumentou as horas estudadas, adquiriu a Assinatura Ilimitada com o PDF 2.0 e se dedicou com mais afinco aos estudos.

A rotina era de duas horas pela manhã, antes de ir trabalhar. Para isso, acordava às cinco da manhã, ia trabalhar e, quando chegava, estudava por mais três horas.

Como incentivo, a esposa até o desenhou vestido com a farda da PRF para que ele se motivasse sempre que estudasse.

O material o ajudou de diversas formas. “[O material] ajuda, porque você não precisa ficar organizando tudo, qual material preciso ver. Quando tudo está no mesmo lugar, facilita”, explicou.

Estudando com o PDF 2.0, Elton usou os resumos dos PDFs como revisão e respondia muitas questões, com uma meta diária por volta de 200 questões. Além disso, o tamanho razoável do material trazia tudo que era necessário.

“Eu gostei do material, por conta disso. Acho que ele é no ponto” , elogiou.

Com toda a preparação que teve, o esperado era que Elton se sentisse confiante no dia na prova do concurso PRF, mas o que aconteceu foi bem diferente. “Eu voltando da prova, já falava: ‘Cara, não deu, não foi nessa”.

A preocupação com o tema da redação foi um dos pontos que o fez não ter tanta confiança assim. Elton achava que havia fugido do tema, o que podia penalizar a nota. Mesmo tendo realizado dez redações anteriormente, a redação tirou boa parte do seu sono.

Sem contar as questões em branco. Na primeira revisão da prova, Elton contabilizou 20 questões em branco. Conseguiu diminuir para oito questões em branco, mas ainda não se sentia tão confiante.

Por isso, quando chegou o ranking com os colocados, ele mal podia acreditar. “A gente se prepara, mas quando vê o nome ali, vem até o choque“, comentou. “Foi um choque para a gente, porque não estava tão confiante assim não”.

O esforço foi recompensado e Elton ficou em primeiro lugar. A preparação, porém, não parou. Todo final de semana, Elton faz os exercícios do Teste de Aptidão Física para simular como seria no dia da prova.

A jornada foi longe – iniciada desde o último edital – e teve uma preparação que ia além do conteúdo da PRF. Elton logo percebeu que, ao ver o conteúdo de matemática, tinha uma necessidade de rever os conteúdos básicos.

Por isso, revisou a matemática básica com o curso para Matemática Básica do professor Arthur Lima e conseguiu ficar no nível suficiente para entender o conteúdo cobrado no edital da PRF.

Agora, aprovado, espera pela formatura e por não só estar vestido com a farda da PRF, mas para também colocar o casaco no filho, Pedro, que sentava em seu colo diversas vezes enquanto estudava.

Dividindo o tempo com o filho, trabalho e família, Elton conseguiu a primeira colocação do concurso PRF, com anos de preparação depois da prova de 2018, em que que havia alcançado somente 50 pontos líquidos.

O propósito permanecia o mesmo: ser PRF e Elton conseguiu.

Confira mais detalhes na entrevista abaixo:

Cronograma das demais etapas

As próximas datas do cronograma do concurso da PRF são as seguintes:

  • Divulgação do edital de resultado final na prova discursiva e de convocação para o exame de aptidão física, para o preenchimento da FIP, para o envio de documentos para matrícula no curso de formação e para a avaliação psicológica: 14/6/2021
  • Período para o envio de documentos necessários à matrícula no Curso de Formação Policial (CFP): 15 a 21/6/2021
  • Período para o preenchimento da FIP: 15 a 21/6/2021
  • Realização do exame de aptidão física: 19 e 20/6/2021
  • Realização da avaliação psicológica: 27/6/2021
  • Período para envio da documentação para a avaliação de títulos: 22 e 23/7/2021
  • Realização da avaliação biopsicossocial: 8/8/2021
  • Realização da avaliação médica: 31/7 e 1º/8/2021
  • Matrícula – 1ª convocação: 15 e 16/9/2021
  • Matrícula – 2ª convocação: 21 e 22/9/2021
  • Apresentação na UniPRF para o curso de formação: 24/9/2021
CURSOS CONCURSOS POLICIAIS

Resumo do concurso PRF

  • Situação: concurso PRF vigente
  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 1.500 (+ 500 excedentes em 2022)
  • Cargos: Policial Rodoviário Federal
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários: iniciais de R$ 9.899,88
  • Link do edital

Assinatura Ilimitada

Quer garantir centenas de cursos para os principais concursos públicos do país? Basta adquirir a Assinatura Ilimitada do Direção Concursos, em parceria com o QC, para ter acesso ao PDF 2.0: a plataforma que vem mudando a sua forma de estudar. Confira:

concursos publicos
concurso prf concurso prf 2021 edital prf edital prf 2021 prf prf 2021

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.