Maurício Miranda Sá • 12/05/2021
Às 10h da manhã deste dia 12/5, começa mais uma guerra para aqueles que fizeram o concurso PRF. A hora é de correr atrás daquele ponto a mais que poderá fazer toda diferença no resultado final. Os recursos vão até 13/5.
Mas você sabe como entrar com um recurso? Conhece as técnicas? Bem, é isto que esta matéria irá apresentar para vocês. Confira OITO (8) DICAS para quem pretende recorrer do gabarito oficial preliminar.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Você fez o concurso PRF e precisa elaborar recursos para a prova, pois discorda de algum gabarito? Abaixo, o jornalismo do Direção reproduz artigo publicado pelo professor Victor Dalton, que traz OITO (8) DICAS para isso.
Antes, entenda que as bancas não são donas da verdade. Pode acontecer de o examinador cometer um erro formal na hora da elaboração do gabarito (a alternativa ser CORRETA, mas, por engano, o gabarito estar como ERRADO).
Também pode ser o caso de uma questão estar mal formulada ter interpretação ambígua. É importante entender que a questão pode ter gabarito reformulado ou mesmo ser anulada, por não ter resposta.
Porém, muitos que fazem recursos pela primeira vez, sentem-se inseguros. Afinal, todo mundo quer fazer aquele recurso “matador”, que o examinador lê e acata, não é mesmo? Então aqui vão boas dicas para que isso aconteça.
Nada de escrever “E aí, professor? Acho que a questão tá errada”. Utilize expressões como “Prezado examinador, entendo que há equívoco no gabarito da questão x em virtude de…” Se você pretende mostrar que o examinador errou, utilize uma linguagem compatível. Você não precisa escrever como se fosse um TCC, mas evite ser informal demais.
É comum que professores e outras pessoas proponham modelos de recursos, já apresentando embasamentos e utilizando uma linguagem mais apropriada aos seus olhos. Porém, não se esqueça que recursos iguais são IGNORADOS pelos examinadores das bancas e no concurso PRF não será diferente. Logo, se todo mundo pegar um recurso sugerido pelo professor e copiar e colar no site da banca, a banca irá IGNORAR e você perderá a sua oportunidade.
Recursos para a prova objetiva costumam ou pedir a ANULAÇÃO da questão, ou a MUDANÇA do gabarito. Sempre saiba o que pedir, não fique em cima do muro. Se a redação do item está ruim, explique os motivos para anular o item; se o objetivo é inverter o gabarito de certo para errado, ou vice-versa, ou modificar a letra de um gabarito, explique claramente o que você quer ou por que você quer. Nada de “gostaria de mudar o gabarito, mas se não der para mudar eu quero que anule…” Se você escrever algo assim provavelmente seu recurso está mal formulado e será indeferido.
O recurso contra o gabarito preliminar do concurso PRF ficará melhor se você escrever algo como “Segundo fulano, na página tal do seu livro, afirma que….”. Caso o embasamento esteja disponível na Internet, é ainda melhor! Copie e cole a URL do site que embasa o seu recurso no corpo do seu texto.
Algumas bancas podem colocar, em suas páginas, limite de caracteres para a elaboração dos recursos (1000 caracteres, 2 mil caracteres). Você não é obrigado a esgotar o limite de caracteres (se o seu recurso estiver claro, você não vai precisar “encher linguiça”), porém, se você extrapolar o limite, vai precisar condensar suas ideias para que elas caibam no limite estipulado. Leia o edital do concurso PRF disponível no site da banca Cebraspe antes de realizar o recurso.
Normalmente, o prazo para interpolar o recurso costuma ser de 48 horas após a divulgação do gabarito preliminar e, no caso do concurso PRF, está definido como os dias 12 e 13 de maio. Evite ter que entrar na Internet e acessar a página de recursos nos últimos minutos, pois um pico de acessos pode tirar a página do ar e você ficar sem fazer o seu recurso.
É normal que você esteja chateado, até mesmo revoltado, com o gabarito que a banca deu para alguma questão. Mas nada de ser desrespeitoso com o examinador. Vários editais preveem que, em caso de desrespeito, o recurso será indeferido sumariamente. Além disso, não gaste tempo tentando mexer com as emoções do examinador, contando da sua vida, dizendo da dificuldade que foi se preparar para o concurso, falando que é um absurdo a banca cometer determinado erro etc.
Além de cursos preparatórios completos para concursos, os professores do Direção Concursos também podem propor recursos para a prova objetiva. Esses recursos costumam ser escritos aqui no nosso blog ou também podem estar em vídeo no nosso canal do Youtube. Se você acompanhar o Direção Concursos, certamente poderemos te ajudar nesta etapa que pode ser DECISIVA para a sua aprovação.
No próprio site da banca Cebraspe, quando você tem acesso ao gabarito preliminar, estarão as orientações para a interposição do recurso. Como já dito anteriormente, o prazo para a interposição de recursos será os dias 12 e 13 de maio. Não perca esta data.
Se caso você entenda que foi prejudicado no concurso PRF e, mesmo entrando com recurso, esse não foi aceito, você ainda pode recorrer à via judicial.
Ressalta-se, no entanto, que há grande controvérsia sobre o cabimento ou não da intervenção judicial no mérito da decisão do examinador do certame.
Já houve decisão entendendo que é possível o controle de LEGALIDADE. Isto é, se o juiz entender que o tema da questão não encontra respaldo no edital, em caso de evidente erro material, seria possível uma intervenção assim.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.