Torgan Magalhães • 29/11/2023
Durante o Seminário ”Concursos Públicos – Fazer Diferente para Fazer a Diferença”, o Diretor de Articulação e Mobilização na Fundação Lemann, Weber Sutti comentou sobre cotas no concurso público!
De acordo com o diretor, as cotas deveriam atender a realidade da população, exigindo assim um número maior do que o aplicado atualmente, de 20%.
As cotas deveriam atender a realidade. Cotas de 30% em uma carreira ocupada por 90% de pessoas brancas. Tem que ser de 50%, 60% ou até 70%. Se forem poucas vagas, que todas sejam para candidatos negros
Diretor de Articulação e Mobilização na Fundação Lemann, Weber Sutti.
Além disso, Weber reitera que a necessidade do Estado em se fazer representativo não pode se perder ao longo do tempo.
De acordo com a Lei 12.990/2014, estão reservadas aos negros 20% das vagas ofertadas em concurso público para provimento de cargos efetivos e empregos público da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.
Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!
Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:
QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!
De acordo o secretário do Ministério da Gestão e Inovação, José Celso Pereira Cardoso Júnior informou que o Decreto 9.739, voltado para regulamentação em concurso público, passará por alterações.
Durante sua fala no Seminário, o gestor informou diversas falhas no documento.
“Ele é um decreto autorreferenciado; é burocraticamente disfuncional e tem muitas lacunas em termos de organização dos processos administrativos, para se produzir os concursos, além de estabelecer privilégios para órgãos específicos da Administração”, pontuou José Celso.
Em relação as mudanças, o secretário informou que a minuta já está finalizada e traz uma versão mais otimizada e abrangente, garantindo a redução da burocracia nas etapas de organização do certame.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.