
Aproveitando o ensejo das autorizações para concursos federais realizada na última sexta-feira, 16/9, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) solicitou à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a abertura de vagas para jornalistas em concurso público.
A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Mobilização dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa da entidade. A responsável pela pasta, Márcia Quintanilha, destaca que chamou atenção o fato de não constar em nenhuma das vagas autorizadas, oportunidades para jornalistas.
“Acompanhamos o anúncio feito na semana passada sobre o aval para novas vagas em concursos federais para diferentes órgãos e ministérios e o que nos chamou atenção é que em nenhum destes órgãos existem vagas para Jornalistas”, pontou.

Concurso público: jornalistas terceirizados
Ainda de acordo com a secretária, há atualmente um número significativo de jornalistas nos diversos ministérios e empresas federais, mas a maioria não é concursada. Segundo ela, muitos são contratados de maneiras que burlam a legislação trabalhista, como pessoas jurídicas (PJs).
A presidenta da FENAJ, Samira de Castro, aponta que, mais de 1/3 dos jornalistas brasileiros (34,9%) trabalham fora da mídia, executando atividades como assessoria de imprensa ou comunicação, produção de conteúdo para mídias digitais ou outras atividades que utilizam conhecimento jornalístico.
Ainda de acordo com a dirigente sindical, é necessário, além de abrir vagas em concurso público, criar a carreira de jornalista nas administrações públicas federal, estaduais e municipais. “As informações de governos são de interesse público e os jornalistas trabalham desde a formulação da política pública de Comunicação até a relação com a mídia”, acrescenta.
Veja a íntegra do pedido aqui.
Concursos federais autorizados
No último dia 16 de junho, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou a autorização de 4.436 vagas para 20 órgãos e Ministérios! Veja a lista:
- MAPA: 440 vagas para Técnico, Agente e Auditor-Fiscal;
- INMET: 80 vagas para Analista e Tecnologista;
- INCRA: 742 vagas para Analista e Engenheiro;
- MEC: 220 vagas para Técnico;
- INEP: 50 vagas para Pesquisador;
- CAPES: 50 vagas para Analista;
- FNDE: 100 vagas para Especialista;
- ICMBio: 160 vagas para Técnico e Analista (provimento adicional);
- MRE: 50 vagas + 50 CR para Oficial de Chancelaria;
- INPI: 120 vagas Analista de Planejamento, Pesquisador e Tecnologista;
- INMETRO: 100 vagas para Analista Executivo e Pesquisador;
- DNIT: 100 vagas para Analista;
- ANM: 24 vagas para Especialista;
- MME: 30 vagas para Administrador;
- Carreiras transversais – Infraestrutura (diversos órgãos): 300 vagas para Analista;
- Carreiras transversais – Tecnologia da Informação (diversos órgãos): 300 vagas para Analista;
- AFT: 900 vagas para Auditor-Fiscal do Trabalho;
- CNPQ: 50 vagas para Analista;
- CENSIPAM: 50 vagas para Analista;
- MS: 200 vagas para Tecnologista;
- FIOCRUZ: 300 vagas para Analista de Planejamento, Pesquisador e Tecnologista.
É importante mencionar que os certames federais autorizados até o mês de junho terão, necessariamente, seus editais publicados ainda em 2023, já que a legislação prevê o prazo máximo de 180 dias entre a autorização e a abertura do certame.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
